TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demostraoes Finaceira

Exames: Demostraoes Finaceira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 3

Globalização e o Brasil: riscos, oportunidades e desafios

Antônio Corrêa de Lacerda(*)

Resumo: O artigo discute as causas e implicações da vulnerabilidade externa da economia brasileira, a partir do contexto da globalização e os principais desafios e riscos que apresenta para os países, especialmente no que se refere ao financiamento externo e a viabilidade do desenvolvimento.

A abordagem parte da análise do processo de “financeirização”, que é caracterizado como uma nova fase do capitalismo e que representa significativas transformações na economia mundial, fator que é associado aos riscos da globalização.

Nesse contexto, a inserção externa da economia brasileira ao longo dos anos noventa implicou o aumento da vulnerabilidade externa, que exige ações e alternativas de política econômica para minimizar o problema e recriar as condições para a retomada do desenvolvimento em bases sustentadas.

Palavras-chave: Brazil: globalização, vulnerabilidade externa, “financeirização”, alternativas.

Este artigo discute a questão da globalização e os principais desafios e riscos que apresenta para os países, especialmente no que se refere à inserção externa da economia brasileira dos anos noventa. 

A primeira seção trata da “financeirização” caracterizando-a como uma nova fase do capitalismo representando profundas mudanças no modo de acumulação. As questões da globalização, sua conceituação e principais efeitos sobre a economia mundial, são abordadas na segunda seção que também traz uma breve reflexão sobre as contradições e divergências quanto à caracterização do fenômeno. A terceira seção analisa a inserção externa da economia brasileira tendo como pano de fundo o novo quadro internacional. O caminho adotado é de analisar as causas e implicações do aumento da vulnerabilidade externa dado por um processo de inserção passiva do Brasil na globalização. Finalmente, na conclusão são apresentadas algumas alternativas para minimizar o problema da vulnerabilidade externa da economia brasileira e reverter o quadro de excessiva dependência de recursos externos para financiar o desenvolvimento brasileiro. 

1. “Financeirização”, a nova fase do capitalismo

Um dos fatos marcantes da década de noventa é a percepção de que os ativos financeiros adquiriram uma expressão sem precedentes na história do capitalismo mundial. Observou-se um crescimento significativo da participação dos haveres financeiros na composição da riqueza privada.

Essa maior participação dos haveres financeiros, tanto nos ativos das famílias, quanto nos das empresas fez com que a taxa de juros passasse a ser uma variável determinante nas decisões de consumo e investimento. Esse movimento caracteriza-se como o fenômeno da “financeirização” das economias capitalistas.1

O processo de “financeirização” e rentismo das economias capitalistas extrapolou as fronteiras nacionais, configurando-se em um fenômeno internacional, aumentado pela liberalização dos mercados cambiais e desregulamentação dos fluxos de capitais.

Como bem destacam Coutinho & Belluzzo, este processo não se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com