TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Departamento Fincanceiro

Monografias: Departamento Fincanceiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 3

O departamento financeiro é um dos mais importantes dentro de uma empresa, pois cabe a este administrar o dinheiro, os investimentos, riscos financeiros e o relacionamento com investidores. Além desses atributos, o departamento também realiza trabalhos com áreas financeiras mais complexas, por exemplo, taxa de câmbio, alterações de caixa de juro, divisas estrangeiras, alterações das taxas de juros e dentre outras.

É o setor que executa atividades delicadas e que trabalha diretamente com cálculos, o que exige do profissional da área um grande nível de concentração e atenção. Outro fator que contribui para a presteza dessas atividades é ter raciocínio lógico, ter conhecimentos e habilidades com a matemática, caso contrário, fica difícil exercer essa função.

O setor financeiro de uma empresa deve ser organizado e funcionar de acordo com os padrões de qualidade estabelecidos do desenvolvimento do trabalho. Este setor também deve contar com pessoas de extrema confiança, que preze pela ética e o compromisso de suas atividades.

“Entidade é um organismo vivo que irá viver (operar) por um longo período (indeterminado) até que surjam fortes evidências em contrário”.

(IUDÌCIBUS; MARION, p. 46).

Os problemas financeiros enfrentados pelas empresas são muitas vezes antecedidos por um trabalho gerencial ou operacional insatisfatório, com dificuldades de andamento

As pequenas falhas cometidas nos procedimentos rotineiros na áreas de contas a pagar, contas a receber e cobranças do setor financeiro, são pequenos erros podem tornar-se grandes prejuízos.

Parece bastante óbvio e até redundante afirmar que o gerenciamento do Contas a Receber e do Contas a Pagar influencia relevantemente a saúde financeira da empresa. Contudo, tem sido muito comum nas empresas, principalmente nas de pequeno porte, a adoção de procedimentos amadores de gestão destas atividades em nome da “praticidade” e às vezes até da relação “custo x benefício” .

Segundo Hoji11 “as Contas a Receber são geradas pelas vendas a prazo, que são feitas após a concessão de crédito.

O Contas a Pagar é um departamento (ou setor) de fundamental importância neste ciclo. É nele que a empresa deposita todo o controle de seus desencaixes (saídas). O Contas a Pagar envolve, necessariamente, todos os departamentos da empresa: Vendas, Marketing, Recursos Humanos, Diretoria, Administrativo, Técnico, Financeiro e etc. Para que o Contas a Pagar seja eficaz é necessário que esteja vinculado a Controles Internos e políticas administrativas criteriosas.

O contas a receber com a missão de fazer o dinheiro entrar mais rápido na empresa e, por outro lado o Contas a Pagar buscando minimizar ao máximo as saídas de dinheiro e custo com encargos financeiros.

A falta de comunicação e o excesso desnecessário de pessoas na área de cobranças podem acarretar perca de clientes. Quando não há comunicação entre responsáveis pelo setor de cobranças, pode haver cobranças redundantes, na qual é cobrado o mesmo cliente duas vezes pela mesma dívida, o que pode passar a impressão da má organização da empresa, pequeno detalhe que pode fazer com que o cliente opte por uma empresa concorrente, pois se um administrador não consegue

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com