TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Departamento Mpessoal

Trabalho Escolar: Departamento Mpessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2014  •  8.537 Palavras (35 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 35

DESENVOLVIMENTO

CAPITULO I: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

PARTE A: Estudo da Área de Administração de Recursos Humanos e suas Interfaces

1 A Área de Administração de Recursos Humanos.

1.1 Aspectos Gerais

Ao passo que a humanidade adentra rumo ao Século XXI com os seus grandes e inspiradores problemas e/ou oportunidades, o assunto Recursos Humanos atrai uma crescente atenção das empresas, das instituições.

A Administração de Recursos Humanos (ARH) é uma área de estudos relativamente nova. No Brasil, o profissional de Recursos Humanos ainda é um executivo encontrado somente nas grandes organizações e, excepcionalmente, nas médias organizações. Todavia, a ARH é perfeitamente aplicável a qualquer tipo ou tamanho de organização.

A função de Recursos Humanos nas empresas tem evoluído muito nestes últimos anos, principalmente no Brasil. A evolução mundial tem sido no sentido de enfatizar o gerenciamento da absorção e difusão do conhecimento nas empresas.

Alguns fatores como, a estabilidade da moeda e a abertura da economia trouxeram uma nova realidade no relacionamento capital-trabalho do país. A função de RH, que foi profundamente absorvida por este tema em toda a sua história, passa agora por profundas modificações, tendo que responder às necessidades das empresas de melhorar, de forma inusitada, seus resultados. Os desafios são imensos.

Os ganhos de produtividade da economia brasileira foram grandes na década de 90 por imposição da abertura do mercado e aparecimento de produtos de alta qualidade e baixo preço. No início do século XXI, foi especialmente importante na difusão do conhecimento gerencial na sociedade brasileira.

Inicialmente este tipo de conhecimento chegou entre nós no bem-sucedido Movimento pela Qualidade.

De acordo com Idalberto Chiavetto, a área de Administração de Recursos Humanos envolve necessariamente conceitos de Psicologia Industrial e Organizacional, de Engenharia Industrial, de Direito do Trabalho, de Engenharia de Segurança, de Medicina do Trabalho que identificam os pontos que precisam ser melhor trabalhado para aumentar a satisfação pessoal dos clientes internos objetivando ter um processo organizacional com qualidade, agilidade.

1.2 Conceitos da Administração de Recursos Humanos

A Administração de Recursos Humanos (ARH) é uma área extremamente sensível à mentalidade que prevalece nas organizações. Por esta razão, ela é contingencial, estratégica e situacional. Porém, depende muito da cultura que predomina em cada empresa e também da estrutura organizacional adotada. Mais ainda depende das características do ambiente, do negócio, das políticas internas e externas adotadas pela organização, das suas funções e processos e de variáveis importantes, que possam afetar a estrutura organizacional de cada empresa.

Porém, o que realmente nos anima e nos dá novos alentos, é que a Administração de Recursos Humanos está passando por grandes mudanças e por importantes inovações, de modo especial neste terceiro milênio, onde com a crescente globalização dos negócios e com a tão acirrada concorrência mundial, a ciência esta se estruturando com agilidade as necessidades do mercado principalmente no que se refere ao perfil do profissional atual.

As palavras de ordem para todas as empresas passaram a ser: produtividade, qualidade, eficiência e competitividade. Dentro deste novo contexto, as pessoas deixam de ser o problema das organizações e passam a ser vista como a solução de seus problemas. As pessoas deixam de ser o desafio para se tornar à vantagem, o diferencial para que as organizações possam ser realmente competitivas. Segundo Stewart, as pessoas deixam de ser o recurso organizacional mais importante para se tornar o parceiro principal do negócio da organização. A pessoa tem um valor diferenciado enquanto recursos para empresas atualizadas e que acompanham as tendências do mercado e quais as ferramentas utilizadas para que um negócio alcance seu objetivo.

Administração de Recursos Humanos é a interação entre pessoas e organizações e vice versa. As ferramentas de recursos humanos como, o recrutamento de pessoas e seleção de pessoal, desenho de cargos, descrição e análise de cargos, avaliação de desempenho, compensação (administração de salários), plano de benefícios sociais, qualidade de vida no trabalho, relações interpessoais, treinamento e desenvolvimento de pessoal, desenvolvimento organizacional, sistema de informação em recursos humanos, ética e responsabilidade social auxiliam esse processo.

A área de ARH leva em consideração a necessidade da realização do trabalho em grupos ou em equipes. As organizações são responsáveis sobre as vidas e sobre a qualidade de vida das pessoas que nelas trabalham. As pessoas nascem, crescem, são educadas, trabalham e se divertem dentro das organizações. Sejam quais forem os seus objetivos – lucrativos, educacionais, religiosos, políticos, sociais, filantrópicos, econômicos etc -, as organizações envolvem umbilicalmente as pessoas que cada vez mais e mais se tornam dependentes da atividade organizacional.

1.3 Importância da Administração de Recursos Humanos

A Administração de Recursos Humanos esta unida aos diversos setores que compõem as empresa atuais, em busca de alta produtividade o que se percebe atualmente. É que a variável humana tem sido o ponto crítico das empresas em todo programa de expansão de melhoria de qualidade, de incremento de produtividade, de focalização do cliente, de competitividade.

Os assuntos normalmente tratados em ARH referem-se a uma multiplicidade enorme de campos de conhecimentos: fala-se em aplicação e interpretação de testes, psicológicos e entrevistas, de tecnologia de aprendizagem individual e de mudança organizacional. Os temas relacionados na área de Recursos Humanos tratam tanto dos aspectos internos da organização, como dos aspectos externos ou ambientais.

A empresa pode empregar essa potente ferramenta para administração o que significa criar condições estimulantes para que seus profissionais agreguem valor aos resultados organizacionais.

1.4 Objetivos da Administração de Recursos Humanos

Os objetivos da ARH derivam dos objetivos da organização inteira. Toda organização tem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.7 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com