TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descarte De Oleo

Exames: Descarte De Oleo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  1.151 Palavras (5 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 5

”.

Pelo conceito formado por Santos (2000), o objetivo geral de um projeto de pesquisa científica é sua “espinha dorsal”. Segundo ele, “deve expressar claramente aquilo que o pesquisador pretende conseguir com sua investigação”.

O objetivo geral da presente pesquisa é: Identificar como deve ser feito o descarte sustentável do óleo de cozinha em redes de restaurantes.

Objetivos específicos

Quanto aos objetivos específicos, Lakatos e Marconi (2008) explicam que estes possuem “caráter mais concreto. Têm função intermediária e instrumental, permitindo, de um lado, atingir o objetivo geral e, de outro, aplica-lo a situações particulares”.

Já de acordo com os estudos de Santos (2000), objetivos específicos são “uma parte distinta da futura redação (um capítulo, um segmento). Ou seja, os objetivos específicos indicam as partes do conteúdo do futuro texto, a ser produzido na fase da redação”.

Com base nisso, os objetivos específicos do presente estudo são:

a) Conceituar Sustentabilidade e danos ao meio ambiente;

b) Demonstrar a atual situação do descarte do óleo de cozinha em redes de restaurantes;

c) Apresentar os danos causados ao meio ambiente pelo descarte incorreto do óleo de cozinha;

d) Expor o correto descarte do óleo usado em redes de restaurantes e as empresas que oferecem este tipo de serviço.

e) Contextualizar a destinação, reciclagem e o reuso do óleo de cozinha usado.

Justificativa

De acordo com Lakatos e Marconi (2008), a justificativa é:

“A justificativa é difere da revisão da bibliografia e, por este motivo, não apresenta citações de outros autores. Difere, também, da teoria de base, que vai servir de elemento unificador entre o concreto da pesquisa e o conhecimento teórico da ciência na qual se insere. Portanto, quando se trata de analisar as razões de ordem teórica ou se referir ao estágio de desenvolvimento da teoria, não se pretende explicitar o referencial teórico que se irá adotar, mas apenas ressaltar a importância da pesquisa no campo da teoria.”

Portanto, para a redação da justificativa, soma-se boa parte da criatividade e capacidade de convencer ao conhecimento científico do pesquisador.

Já segundo Santos (2000), justificativa é:

“Justificar é oferecer razão suficiente para que algo tenha acontecido ou aconteça. A justificativa de um projeto consiste em apresentar motivos bons o bastante para o desenvolvimento de pesquisa a respeito do tema específico (ou do objetivo geral) escolhidos”.

“O conteúdo de uma justificativa deve contemplar dois aspectos: importância ou relevância do tema; abrangência do assunto, isto é, o relato do interesse da comunidade humana, especialmente no presente, em relação ao tema que se quer pesquisar”.

A mídia brasileira mostra que com o passar dos anos a sociedade se preocupa cada vez mais com a sustentabilidade e ações em prol do meio ambiente, mas sem dar atenção necessária ao descarte correto do óleo de cozinha usado. A partir destes dados será apresentado um estudo de caso com a finalidade de informar a sociedade quão grandemente o descarte incorreto do óleo de cozinha pode ser prejudicial. Desde a preservação do meio ambiente até a qualidade de vida da sociedade.

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE), o brasileiro consome cerca de dezenove litros per capita de óleo por ano, o que justifica a quantidade de água poluída e de canos entupidos no Estado de São Paulo. Considerando o uso de doze litros desse óleo não sejam absorvidos pelos alimentos (estimativa conservadora), cerca de sete litros de óleo, são jogados pelo ralo, indo pelo esgoto, impermeabilizando leitos de rios e contaminando lençóis freáticos e fontes de água, todo ano.

Demonstrando cada vez mais que o descarte de resíduos líquidos ou sólidos no meio ambiente causa danos em enfeito dominó, ou seja, no final de um ciclo os prejudicados serão grandes ecossistemas responsáveis pela sobrevivência de seres vivos.

Hipóteses

De acordo com Lakatos e Marconi (2008), hipótese é “o ponto básico do tema, individualizado e especificado na formulação do problema, sendo uma dificuldade sentida, compreendida e definida, necessária de resposta” provável, suposta e provisória “, isto é, uma hipótese”. Assim sendo, foram elaboradas as seguintes hipóteses:

a) Por falta de conhecimento e fiscalização os restaurantes não destinam corretamente o óleo de cozinha usado.

b) Os restaurantes estão preocupados em descartar corretamente o óleo de cozinha utilizado a fim de reduzir os impactos ambientais causados pelo descarte incorreto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com