TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Economico

Por:   •  25/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.505 Palavras (19 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 19

SERVIÇO SOCIAL - 5º SEMESTRE

Prof.ª – Tutora EAD:

Prof.ª – Tutora Presencial:

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

(Atividades de Práticas Integradas – ATPS)

TAGUATINGA – DF

JUNHO- 2014

Resumo

Estudos nos mostra que o crescimento econômico tem sido parte da atenção onde constitui aspecto de interesse nos chamados círculos político e em outras áreas de pesquisa, como redução de pobreza e desenvolvimento econômico. O crescimento econômico constitui um processo através do qual a renda per capita de uma dada sociedade se eleva persistentemente.

O BRICS é um agrupamento econômico atualmente composto por cinco países Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Vimos que os quatro países tem semelhanças e diferenças importantes, quando se trata de analisar seu potencial no cenário internacional, nenhum deles possui moeda conversível, dois desses países Brasil e Rússia são grandes fornecedores de matérias-primas.

O texto mostra que há diferenças expressivas entre os quatro países em termos de dimensões demográficas, ritmo de crescimento da produção, participação na produção e no comércio mundial, no grau de abertura comercial das economias, do valor adicionado por setores, na geração de poupança e ritmo de investimento, assim como na política cambial.

Entre as variáveis para os modelos de crescimento do PIB real, algumas estão associadas aos modelos convencionais de crescimento, como é o caso da taxa de crescimento populacional e a renda per capita inicial em relação à renda.

Palavras-chave: Desenvolvimento econômico, BRICS.

Abstract

Studies show that economic growth has been part of attention where constitutes aspect of interest in so-called political circles and in other research areas, such as poverty reduction and economic development. Economic growth is a process through which the per capita income of a given society increases persistently.

The BRICS is an economic grouping currently comprising five countries Brazil, Russia, India, China and South Africa. We saw that the four countries have similarities and important differences, when it comes to analyzing their potential on the international stage, none of them has convertible currency, two of these countries Brazil and Russia are major suppliers of raw materials.

The text shows that there are significant differences between the four countries in terms of population size, rate of growth of production, participation in production and in world trade, in the degree of trade liberalization of economies, the value added by industries, generating savings and investment rate, as well as on foreign exchange policy.

Among the variables to the models of real GDP growth, some are associated with the conventional models of growth, as is the case with the population growth rate and the initial per capita income in relation to income.

Keyboards: Economic development, BRICS.

Introdução

O presente trabalho pretende investigar os principais níveis de crescimento econômico verificados pelos países que compõem o BRIC e a África do Sul ao longo dos últimos anos. A relevância da pesquisa está associada a importância que estas economias têm revelado no comércio mundial e na atração de fluxos de investimentos, e à posição relativa que as mesmas ocupam no conjunto das chamadas economias emergentes.

Além disso, devem-se destacar as diferenças significativas em termos de desempenho econômico entre tais países, sendo que China e Índia têm recebido atenção especial no período mais recente em função de suas excepcionais taxas de crescimento econômico, que diferem significativamente quando comparadas com Brasil, Rússia e África do Sul, ao se tomar como referência.

Neste artigo, procurou-se analisar as trajetórias de desenvolvimento desses países, enfatizando suas estratégias de inserção externa. As constatações suscitam a hipótese de que o menor dinamismo observado na economia brasileira esteja associado a uma inserção mais passiva no mercado global, enquanto os demais realizaram uma inserção mais ativa, pró-crescimento.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL

O desenvolvimento econômico é um fenômeno histórico que passa a ocorrer nos países ou estados-nação que realizam sua revolução capitalista, e se caracteriza pelo aumento sustentado da produtividade ou da renda por habitante, acompanhado por sistemático processo de acumulação de capital e incorporação de progresso técnico.

O processo de desenvolvimento econômico supõe que ajustes institucionais, fiscais e jurídicos são necessários, tais com incentivos para inovações, empreendedorismo e investimentos, e também fornecer condições para um sistema eficiente de produção, circulação e distribuição de bens e serviços à população.

O PIB Produto Interno Bruto é um indicador da atividade econômica de um determinado país na medida em que representa o valor total da produção de bens e serviços, dividindo o PIB pelo total da população obtém-se o PIB per capita, indicador que mede o grau de desenvolvimento econômico de um país.

Ou seja, o PIB é a soma de todos os serviços e bens produzidos num período de uma determinada região. Ele é expresso em valores monetários no caso do Brasil em Reais, e importante na atividade econômica de uma região para representar seu crescimento econômico, vale dizer que em seu cálculo não são considerados os insumos de produção matérias-primas, mão de obra, impostos e energia.

Índice de Gini, desenvolvido em 1912 pelo economista italiano Corrado Gini a fim de suprir uma necessidade de que tomasse como pressuposto a desigualdade distributiva da renda, criando então, uma escala comparável desses graus de desigualdade. Embora muito utilizado na análise da distribuição de renda, também possui a função de medir o grau de concentração de qualquer distribuição estatística. O índice de Gini é calculado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)   pdf (87.3 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com