TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Economico Da Russia

Ensaios: Desenvolvimento Economico Da Russia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  934 Palavras (4 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 4

Desenvolvimento Econômico Da Rússia

Introdução

Federação Russa, país localizado parte no leste da Europa e parte no norte da Ásia, é o maior país do mundo em extensão territorial e vem se destacando em um crescimento econômico acelerado, indicando tornar-se em breve uma das maiores economias mundial.

O Seu desenvolvimento tornou-se mais evidente, após a mudança em seu sistema de governo, com a dissolução da URSS, deixando de ser socialista e tornando-se capitalista, possibilitando laços econômicos com outros países, através do BRIC, fortalecendo a sua economia através da exportação de petróleo e seus derivados para diversas partes do mundo, principalmente para a União Européia, que importa hoje 25% de sua energia.

A Rússia é destaque também em educação, pois herdou do socialismo um sistema educacional sólido e acessível, com uma das taxas de analfabetismo mais baixas do mundo, de apenas 06%.

Mas nem tudo é exemplo na Rússia, o país passa por um sério déficit na saúde pública. Ao contrário da época do comunismo, a saúde pública hoje possui um atendimento precário e ineficiente, com profissionais insuficientes para atender a população que em sua maioria são idosos e necessitam de mais cuidados de saúde, especialmente em um país onde as flutuações climáticas são severas e onde os casos de doenças relacionadas ao frio e calor se tornam mais prevalente.

Economicamente falando, na Rússia, como na maioria dos países em desenvolvimento, existe uma grande desigualdade no desenvolvimento em diferentes regiões do país, ainda existem pessoas que vivem como na Idade Média, enquanto que em outras regiões setores de tecnologia de ponta e renda per capita próxima à das economias mais fortes da eurozona.

Parte 2 para consulta

O termo BRIC foi criado pelo economista Jim O’Nill, em 2001, para referir-se aos quatro países que apresentarão maiores taxas de crescimento econômico até 2050. BRIC são as inicias de Brasil, Rússia, Índia e China, países em desenvolvimento, que, conforme projeções, serão maiores economicamente que o G6 (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França e Itália).

O BRIC não é um bloco econômico, e sim uma associação comercial, onde os países integrantes apresentam situações econômicas e índices de desenvolvimento parecidos, cuja união visa à cooperação para alavancar suas economias em escala global.

Brasil, Rússia, Índia e China apresentam vários fatores em comum, entre eles podem ser citados: grande extensão territorial; estabilidade econômica recente; Produto Interno Bruto (PIB) em ascensão; disponibilidade de mão de obra; mercado consumidor em alta; grande disponibilidade de recursos naturais; aumento nas taxas de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH); valorização nos mercados de capitais; investimentos de empresas nos diversos setores da economia.

Características particulares para o desenvolvimento econômico de cada país:

O Brasil é o país mais atraente entre as nações do grupo quanto à possibilidade de receber investimentos estrangeiros, pois foi elevado à posição de grau de investimento, pelas agências de classificação de risco Standad e Poor´s. Aspectos que contribuem para o crescimento econômico do país:

- grande produtor agrícola;

- parque industrial diversificado;

- grandes reservas minerais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com