TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Bolsa Família e o desenvolvimento urbano do Alto Tietê

Por:   •  13/5/2018  •  Artigo  •  3.252 Palavras (14 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 14

Marcio Luiz Fugivara Salomé

RA: 1152637

Sociologia e Ensino de Sociologia

O BOLSA FAMÍLIA: E A URBANIZAÇÃO DO ALTO TIETÊ.

Orientador: Professor Mestra. Flavia Do Carmo Ferreira.

Centro Universitário Claretiano.

Mogi das Cruzes – SP

2014


O BOLSA FAMÍLIA NO ALTO TIETÊ.

Resumo – Este trabalho quer mostrar onde programa de distribuição de renda do governo federal “O Bolsa Família” ajudou no desenvolvimento social e combate à pobreza de duas cidades da Região Metropolitana do Estado de São Paulo, situada na Região do Alto Tietê, as cidades de Ferraz de Vasconcelos e Suzano. Cidades tidas como cidades dormitório onde a população apenas mora na cidade durante a noite, pois tem dependência da capital para o trabalho. Sabendo das mudanças que o programa fez em algumas regiões, através de pesquisa bibliográfica e dados estatísticos, mostraremos o que mudou na vida dos moradores.

Palavras-chave: Bolsa Família; Pobreza; Renda; Beneficio; Urbano.

Introdução

A região do Alto Tietê, localizada após o extremo leste da cidade de São Paulo, é constituída por vários municípios que fazem parte da Região Metropolitana de São Paulo, constituído pelos seguintes municípios: Arujá, Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópoles, Santa Isabel e Suzano. Todas essas cidades, segundo o senso de 2010 do IBGE, somam 1.438.759 habitantes.

Quero mostrar quais foram os impactos do programa de distribuição direta de renda para famílias de baixa renda, que mantenham os seus filhos na escola, “O Bolsa Família”, causou na região, mais especificamente nas cidades de Ferraz de Vasconcelos e Suzano, na melhora das condições de desenvolvimento humano destas cidades, o que este programa trouxe de desenvolvimento para estas cidades. Cidades que têm suas condições sociais melhorando a cada ano, como mostra os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que o setor agrário tem aumentado sua renda e os setores da indústria e serviços têm se tornado também uma das principais fontes de arrecadação, aumentando assim as áreas urbanas dessas cidades e melhorando as condições das áreas rurais. A pesquisa buscará o que o projeto auxiliou para o crescimento da região.

Nessa região podemos observar que os habitantes, em sua grande maioria, não trabalham dentro de suas cidades, e isso é facilmente observado no transporte público, ônibus com sua capacidade completa e as estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), onde uma grande quantidade de trabalhadores transita nos horários de maior fluxo de funcionamento, também com a capacidade de transporte completa ou acima da sua lotação especifica.

Dados do IBGE também mostram que as cidades têm um crescimento do setor industrial, comércio e serviços. Assim as áreas rurais dessas cidades têm dado espaço para urbanização, com centros comerciais, pequenos pólos industriais, algumas cidades sedes de centros universitários e o aumento da frota de automóveis.

Vemos a mudança dessas cidades que se tornam mais independentes da metrópole São Paulo, na vivência da população, que antes tinha uma grande necessidade da capital para lazer, esporte, comércio e etc., hoje essa dependência mostra-se apenas na vida profissional, também vemos que as condições de vida destas pessoas melhoraram após o surgimento do programa.

        Segundo os dados do Atlas de Desenvolvimento Humano do IPEA, a cidade de Ferraz de Vasconcelos teve um crescimento no IDH, entre 2001 a 2010, que em 2001 era de 0, 638 e em 2010 passou a 0, 738 e na cidade de Suzano em 2001 era de 0, 662 e em 2010 era de 0, 765. Neste mesmo período é implantado o programa do Bolsa Família, mostra que o crescimento dos municípios foi notório principalmente nas áreas de renda e de educação, áreas que o programa atinge diretamente.

        E com essa melhora das condições de vida nestas cidades, vemos que a população vem buscando agora uma participação mais ativa nas cidades e buscando cada vez mais melhoras em suas vidas, pois com essas melhores condições possibilita que os cidadãos não se preocupem mais com apenas alimentação e melhoras de moradia, passem também a cobrar da administração de suas cidades por melhora em outros setores, não procurando um vereador ou prefeito para pedir um botijão de gás ou uma cesta básica.

        Assim desde o surgimento do programa há dez anos vemos varias discussões sobre o programa, com perguntas, se o programa ajuda ou não ajuda se cria pessoas não voltadas ao trabalho. Mas também pessoas que defende como que o programa ajudou as pessoas a terem o que comer algo que antes era a busca mais básica por muitas famílias. Sabendo que nas regiões Norte e Nordeste o programa Bolsa Família, fez com que muitos habitantes passassem a ter suas necessidades básicas atendidas. Queremos mostrar através de dados estatísticos, onde o programa ajudou a população das cidades de Ferraz de Vasconcelos e de Suzano, cidades da região metropolitana de São Paulo.

Metodologia

        Com os dados pesquisados, foi possível traçar uma linha de desenvolvimento nas cidades e a importância que este crescimento traz para as cidades de Ferraz de Vasconcelos e Suzano.

        Através de bibliografia e de dados estatísticos das instituições de pesquisas como IBGE, IPEA, os documentos regulamentadores do projeto do bolsa família, é possível mostrar o desenvolvimento das cidades, entenderem melhor o projeto do governo federal, e qual foi sua importância para o crescimento de desenvolvimento social da região.

        Mostrando o que acarreta o crescimento das áreas urbanas para os moradores das cidades, suas dependências com a capital, nas áreas do comercio do trabalho. Esse desenvolvimento faz surgir certa independência das cidades, em alguns setores, mas ainda assim a população fica dependente das metrópoles para o trabalho, pois ainda não é possível trabalhar nestas cidades e obter um salário que possa suprir as necessidades, dos trabalhadores e de seus familiares.

        Mostra também como funciona realmente o programa “Bolsa família”, quem tem direito, quais os limites de beneficio por família, respondendo essas perguntas que a muitos ainda pairam como duvida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (205.7 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com