TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Destilação Fracionada

Trabalho Universitário: Destilação Fracionada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 2

Destilação Fracionada (ou Destilação Multiestágios)

A destilação fracionada é um processo de separação que utiliza uma coluna de fracionamento com dois ou mais estágios, podendo ser considerado uma evolução da destilação em batelada simples. Elas possibilita a separação de misturas constituídas por mais de dois líquidos, obtendo produtos mais ricos em determinados componentes.

O procedimento compreende o aquecimento de uma mistura líquida, cujos constituintes possuem pontos de ebulição não muito próximos, até que a mesma seja evaporada. O vapor produzido é enviado para a coluna de destilação, que consiste em um tubo vertical formado com bandejas dispostas uma sobre as outras, com temperaturas diferentes. No topo da coluna existe, geralmente, um condensador que arrefece e condensa o vapor proveniente da coluna, podendo ser reenviado para a coluna. Na base da coluna encontra-se um revaporizador que vaporiza parte da corrente de líquido da base, para o estágio inferior, onde entra sob a forma de vapor. A zona da coluna acima da alimentação é denominada seção de retificação, enquanto que a zona abaixo da alimentação designa-se como seção de esgotamento.

Dentro da coluna, as temperaturas das bandejas inferiores são mais elevadas que as das bandejas superiores. Ao subirem pela coluna, os vapores são resfriados. Quando uma fração desses vapores atinge uma bandeja com com temperatura menor do que a sua temperatura de ebulição, ocorre a condesação, e o líquido resultante é retirado da coluna. Os vapores restantes, que tem pontos de ebulição mais baixos que a temperatura da bandeja, borbulham no líquido e passam para a bandeja superior, onde o mesmo processo se repete e outra fração é condensada e retirada. Isso ocorre continuamente ao longo de toda a coluna.

A destilação fracionada constitui um processo fundamental do refino de petróleo para obtenção de seus derivados. As principais frações obtidas na destilação do petróleo são: fração gasosa, na qual se encontra o gás de cozinha; fração da gasolina e da benzina; fração do óleo diesel e óleos lubrificantes, e resíduos como a vaselina, asfalto e pixe.

Uma das vantagens de se utilizar destilação fracionada é a obtenção de produtos mais puros, pois a medida que o vapor percorre o equipamento, se enriquece em componentes voláteis, enquanto que os componentes menos voláteis se encaminham para o líquido. Outra vantagem é tratar-se de um processo contínuo que permite a separação da mistura em várias frações que podem ser retiradas pela lateral, topo e fundo da coluna de acordo coma temperatura de ebulição dos componentes.

A destilação fracionada permite uma separação eficaz de inúmeros tipos de mistura, no entanto, ela apresenta certas limitações. Do ponto de vista econômico, por atuar sobre pressão atmosférica, a vaporização de componentes com pontos de ebulição muito altos pode implicar um grande gasto de energia. Além disso, algumas substâncias podem se decompor antes de atingir a temperatura necessária para evaporar em pressão atmosférica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com