TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determine a energia

Projeto de pesquisa: Determine a energia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.210 Palavras (9 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 9

1. INTRODUÇÃO

Definir energia é algo bem complexo, alguns autores chegam a argumentar que “á ciência não é capaz de definir energia, ao menos com um conceito independente”. Contudo, é bem difundido que a energia associa-se geralmente à capacidade de produzir um trabalho ou realizar uma ação.

O termo energia também pode ser atribuído as reações de uma determinada condição de trabalho, como por exemplo, o calor dissipado de uma resistência elétrica, o trabalho mecânico realizado por um ventilador e até mesmo o trabalho realizado pelos músculos do nosso corpo a partir da energia biológica.

No mundo moderno, a energia elétrica se tornou fundamental como principal fonte de luz, calor e força. Sem ele atividades simples como assistir televisão, condicionar os produtos na geladeira e ligar uma lâmpada não seriam possíveis.

1.1 Importância do Tema

A energia elétrica está tão presente em nosso cotidiano, que às vezes não nos damos conta de sua real importância. Sem ela não conseguiríamos realizar a maioria das nossas atividades, desde atividades bem simples como um banho morno ao funcionamento de grandes empresas.

A energia elétrica esta diretamente ligada ao crescimento econômico de um país. Não há crescimento econômico sem a existência de uma infraestrutura eficiente na geração de energia. A oferta de energia dá condição para o crescimento econômico e este por sua vez impulsiona o processo produtivo.

De acordo com a ANEEL: “O consumo de energia é um dos principais indicadores do desenvolvimento econômico e do nível de qualidade de vida de uma sociedade. Ele reflete tanto o ritmo de atividade dos setores industrial, comercial e de serviços, quanto a capacidade da população para adquirir bens e serviços tecnologicamente mais avançados, como automóveis (que demandam combustíveis), eletrodomésticos e eletroeletrônicos (que exigem acesso à rede elétrica e pressionam o consumo de energia elétrica).” O que pode ser visualizado melhor através da planilha abaixo do IBGE e EPE.

O Brasil é um país rico em fonte de recursos naturais para produção de energia, mas deve ser explorado com cautela, a fim de que os recursos não se esgotem, para que as próximas gerações também possam usufruir desta disponibilidade. E de maneira consciente para não prejudicar e agredir o meio ambiente em que vivemos.

1.2 Sustentabilidade

A utilização recursos ambientais para gerarmos energia, deve ser realizada de maneira consciente para suprirmos nossas necessidades, mas visando afetar o ecossistema da menor formal possível. A exploração sustentada destes recursos torna-se crucial para assegurar o desenvolvimento de todas as sociedades e permitir a satisfação das necessidades das gerações presentes e futuras.

Existem diversos tipos de fontes energéticas, mas todas são classificadas de duas formas: Renováveis e Não Renováveis.

1.2.1 Renováveis:

As energias renováveis são provenientes de recursos naturais que são naturalmente reabastecidos, ou seja, não é possível estabelecer um fim temporal para a sua utilização. Mesmo as energias renováveis sendo virtualmente inesgotáveis, ela são limitadas em termos da quantidade de energia que é possível extrair a cada momento.

Dentre as vantagens da energia renovável, destacam-se: Ser consideradas inesgotáveis à escala humana comparando aos combustíveis fósseis, o seu impacto ambiental é menor do que o provocado pelas fontes de energia com origem nos combustíveis fósseis, uma vez que não produzem dióxido de carbono ou outros gases do “efeito de estufa”, permitem a criação de novos postos de emprego (investimentos em zonas desfavorecidas), etc.

As desvantagens das fontes de energia renováveis são: Custos elevados de investimento e infra-estruturas apropriadas, causam erosão de solos que pode ter impacto na vegetação do local no caso das hidrelétricas, muitos ruídos e conseqüentemente impactos a vizinhança no caso da energia eólica, etc. Exemplos: Energia Solar, Energia Hidroelétrica, Energia Eólica, Energia Maremotriz, Energia Geotérmica.

1.2.2 Não Renováveis:

As energias não renováveis recebem este nome pelo fato de serem esgotáveis, elas são em maior parte originadas dos combustíveis fosseis, mas também podemos citar o urânio. Geralmente este tipo de energia primaria precisa ser transformada em secundária, ou seja, passar por um processo de qualificação antes de ser utilizada.

As principais vantagens das fontes de energias não renováveis são: Elevado rendimento energético, fáceis de transportar, grande variedade de utilização.

Como desvantagens dessas fontes de energia, podemos citar: Esgotam-se à escala da vida humana, são muito poluentes, podem causar desastres ambientais muito graves, são limitadas no espaço, os custos de exploração e refinação são muito elevados, etc. Exemplos: Energia Nuclear, Petróleo, Gás Natural, Carvão Mineral.

1.2.3 Fontes Energéticas:

• Solar: o sol emite uma alta quantidade de energia, ela pode ser aproveitada por meio de painéis com células fotovoltaicas. Essa energia captada pode ser usada diretamente em residências, para aquecer a água do chuveiro ou aquecer ambientes, e pode também ser usada indiretamente para a geração de energia elétrica. As principais vantagens: não geram poluição alguma, baixo impacto ambiental e sua manutenção é bem barata. As principais desvantagens: os paíneis são feitos de silício, o que gera poluição para extraí-los; baixo rendimento, devido ao sistema de armazenamento de energia ser pouco eficiente e a produção oscila conforme o clima e à noite não existe produção.

• Eólica: a matéria-prima é o vento, que é captado por uma turbina. Seu rendimento depende da rapidez e constância dos ventos na região. As principais vantagens: baixo impacto ambiental e baixo custo. As principais desvantagens: há impactos ambientais na instalação das usinas, causando alteração na paisagem local; ameaça para os pássaros se forem instaladas em rotas de migração, poluição sonora e interferência em transmissões de rádio e TV.

• Geotérmica: através da elevada temperatura do magma, que a ferve a água dos reservatórios subterrâneos. Assim, este recurso baseia-se na captação do vapor gerado nesses reservatórios.

• Maremotriz: produzida por meio da instalação de turbinas perto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com