TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnóstico Social do Município de Caruaru-PE

Por:   •  27/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  16.412 Palavras (66 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 66

PROJETO DE EXTENSÃO 2015/1

5º SEMESTRE – ESTÁGIO I

Resolução Consepe nº 121/2009

Diagnóstico Social do Município de Caruaru-PE

Estudo da Realidade Territorial do Loteamento Juiz Demóstenes Batista Veras

Período de realização: De 24 de Abril a 29 de Maio de 2015.

        Diagnóstico Social do Município de Caruaru-PE

Estudo da Realidade Territorial do Loteamento Juiz Demóstenes Batista Veras

        Maria Rosilene da Silva

2015/1

SUMÁRIO

Introdução........................................................................................................04

Desenvolvimento.............................................................................................05

Considerações Finais......................................................................................21

Referências.......................................................................................................22

Anexos..............................................................................................................23

Gráficos............................................................................................................34

INTRODUÇÃO

Este projeto tem o intuito de proporcionar aos alunos do curso de Serviço Social da Faculdade Unopar, (Universidade Norte do Paraná), conteúdos inerentes ao curso tendo em vista a capacitação e atualização frente aos novos desafios enquanto futuros profissionais, a participação efetiva no que confere a função social, bem como unir a prática ao aprendizado, tendo a oportunidade, de forma efetiva, de adquirir um enriquecedor contato diário com a população que mora na periferia de Caruaru-PE, mais precisamente em um dos mais recentes bairros de nossa cidade, “Juiz Demóstenes Batista Veras”. Uma localidade que a princípio, os nossos olhos só puderam enxergar suas problemáticas, mas que ao passarmos pelo processo de desmistificação pudemos ver suas potencialidades conforme veremos no decorrer desta pesquisa.

Ao passo em que somos inseridos nesta comunidade munidos da proposta didático pedagógica e de valores éticos bem como conhecimento sócio jurídico científico, vamos aperfeiçoando nosso aprendizado, como também analisando e entendendo a forma como é organizada a dinâmica das atividades do local.

Esse Projeto de Extensão nos mostra a sua importância no contexto social, de acordo com as redes socioassistenciais, como por exemplo: educação, saúde, segurança pública e habitação, entre outros setores socioeconômicos, intencionando cumprir com os princípios éticos, com respaldo na legislação do sistema de garantia de direitos em relação ao exercício da cidadania. Baseia-se no interesse de percorrer o cenário das políticas públicas, objetivando interromper com alguns conceitos estáticos.                 

DESENVOLVIMENTO

                     História da Cidade - Caruaru começou a se formar em 1681, quando o governador Aires de Souza de Castro concedeu à família Rodrigues de Sá uma sesmaria (concessão de terras com o intuito de desenvolver a agricultura e a criação de gado) com 30 léguas de extensão (aproximadamente 12 hectares), denominada Fazenda Caruru. Mas, apenas em 1776, José Rodrigues de Jesus decidiu voltar para a fazenda do pai, que havia passado alguns anos abandonada. Pouco tempo após a morte do patriarca, a fazenda ganhava uma capela, dedicada a Nossa Senhora da Conceição.

                Caruaru tornou-se cidade, uma das primeiras do Agreste pernambucano, pelo projeto nº 20, do deputado provincial Francisco de Paula Baptista, defendido em primeira discussão em 03 de Abril de 1857, depois de aprovação sem debate, em 18 de Maio do mesmo ano, com a assinatura da lei provincial nº 416, pelo vice-presidente da província de Pernambuco Joaquim Pires Machado Portela.

Formação Administrativa – Distrito criado com denominação de Caruaru, pela lei Municipal nº 03, de 02/12/1892, subordinação ao município de Bonito. Elevado à categoria de vila com a denominação de Caruaru.

Pela lei estadual nº 1.818, de 30/12/1953, desmembra o município de Caruaru, o distrito de Riacho das almas. Elevado à categoria de município. Em divisão territorial datada de 01/07/1960, o município é constituído de 04 distritos: Caruaru, Carapotós, Gonçalves Ferreira e Lajedo do Cedro. Assim permanecendo em divisão territorial datada em 2007.

HABITAÇÃO

                A cidade de Caruaru - PE está em processo de crescimento, principalmente na área econômica e habitacional. A oferta de emprego e renda atrai pessoas advindas de cidades circunvizinhas ou, até mesmo de outras mais distantes, promovendo o aumento populacional que é cada vez maior entre os já firmados e fixados por aqui e os flutuantes, ou seja, que vêm, trabalham durante o dia, e anoite voltam para suas cidades já que por aqui temos um número considerável de oferta de emprego, visto que a cidade é uma das três que compõem o polo de confecções do Agreste Pernambucano. O crescimento habitacional desordenado tem sido sem dúvida um problema que assola a realidade do nosso país e com relação a Caruaru, não tem sido diferente. Novos bairros estão surgindo um após o outro, assim como prédios e algumas praças. Apesar da crise que já estamos vivenciando em nosso país, o crescimento habitacional e consequentemente populacional em Caruaru é notório. Construtores em parceria com órgãos governamentais desenvolvem e executam projetos para conjuntos habitacionais. Sendo assim, em Caruaru podemos observar algumas tipologias desses conjuntos, porém, estas seguem padrões que se repetem em outras cidades e regiões do país, reproduzem aqui com pouca ou nenhuma adaptação.

                Caruaru, que se localiza na região agreste de Pernambuco e é uma das mais importantes cidades do Estado, é a maior fora da região metropolitana do Recife (RMR) e vem crescendo significativamente.

ECONOMIA

 

No agreste pernambucano predomina-se o comércio, tendo como foco principal a Feira da Sulanca de Caruaru, a maior feira ao ar livre do mundo, que é conhecida internacionalmente. É a maior e famosa pela variedade, a qual é considerada um dos principais meios de economia, pois turistas e comerciantes vêm até a cidade desfrutar dos produtos da nossa feira, que atraem principalmente pelo baixo custo e qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (74.1 Kb)   pdf (741.8 Kb)   docx (400.8 Kb)  
Continuar por mais 65 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com