TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Natural

Dissertações: Direito Natural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 2

Direito Natural e Direito Positivo

Direito Natural, nada mas é do que o direito que nasce com cada um, ou seja, ele é intrínseco ele parte do pressuposto do que é correto ou justo.Ele é supranacional,pois é acima de qualquer Estado, ele é parte natural de cada ser humano.

Direito positivo nada mais é do que um ordenamento jurídico, ou seja, são as normas impostas pelo Estado, cujo não cumprimento delas levara a coerções, portanto o descumprimento dela acabará gerando sanções.

“Para Kelsen Direito é um conjunto de normas, uma ordem coativa. As normas, pela sua estrutura, estabelecem sanções. Quando uma norma prescreve uma sanção a um comportamento, este comportamento será considerado um delito. O seu oposto, o comportamento que evita a sanção, será um dever jurídico.”

A inobservância do direito positivo leva a sanções, pois ele é coercitivo, ou seja, ele é exige sua observância, caso não ocorra isto, o descumprimento levara a punição, portanto a inobservância levara a sanções.

““O direito vigente, garantido por sanções, coercitivamente aplicado” ou então “ O direito vigente aplicado coercitivamente pela autoridades do Estado e pelas organizações internacionais, quando inobservado”.

O direito positivo são normas vigentes em determinado tempo e espaço.O direito positivo pode ser tanto : códigos, leis, acumulo de costumes, tratados internacionais entre outros.

“O direito positivo tem ainda caráter formal, pois é instituído por meio de fonte formal (tratado, lei, decreto, costumes, precedente, judicial, regulamento etc.).Caracteriza-se, também, por autocontrolar sua própria criação, a sua modificação ou revogação, pois estabelece regras para a elaboração legislativa inovadora, modificadora ou revogadora de leis.”

Portanto direito positivo corresponde plenamente com a definição que o Paulo Gusmão deixa claro, que é um “sistema de normas vigentes, obrigatórias, aplicáveis coercitivamente por órgão institucionalizados, tendo forma de lei, de costumes ou de tratados”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com