TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito comercial ou de negócios

Tese: Direito comercial ou de negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  Tese  •  2.366 Palavras (10 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA

CIÊNCIAS CONTÁBEIS – 4°SEMESTRE

ALUNOS / RA

ANTONIO MARCOS B. MONTEIRO......334805

ROBERTO DAMIANI................................ 299436

JARDEL DE SOUZA SILVA.....................299413

LUCYANA MACHADO DA SILVA..........336589

KAIQUE PABLO VIEIRA SANTOS.........334214

ATPS

DIREITO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO

Tutor presencial: Ana Cristina Gonçalves

Professor à distancia: Juliana Leite Kirchner

Cuiabá

Novembro/2012

Etapa 01

Direito comercial ou Empresarial

Conceito

A origem para o comercio está no sentido econômico, é a atividade humana, de caráter especulativo, que consiste em pôr em circulação a riqueza produzida, tornando disponíveis bens e serviços; no sentido jurídico, é o complexo de operações efetuadas entre produtor e consumidor, exercidas de forma habitual, visando o lucro, com o propósito de realizar, promover ou facilitar a circulação de produtos da natureza e da indústria.

Então se fez necessária a criação do Direito comercial antigamente ou Empresarial atualmente, onde é uma subdivisão do Direto privado que cuida e dá suporte a atividade econômica de fornecimento de bens ou serviços a que podemos denominar de empresa, por meio da Lei, doutrina e Jurisprudência. O principal documento do direito empresarial no Brasil é o Código Civil, que prevê as disposições importantes para empresários e empresas, em uma parte dedicada especialmente à matéria o Livro II, “do Direito de Empresa” que se estende do artigo 966 aos 1195.

Empresa

O conceito de empresa um fenômeno econômico poliédrico, o qual tem sob o aspecto jurídico, não um, mas diversos perfis em relação aos diversos elementos que o integram cita-se exemplos destes perfis: subjetivo, funcional, patrimonial ou objetivo e corporativo.

Pode ser considerada empresa atualmente, quando tem seus instrumentos de constituições e alterações registrados na junta comercial fazendo assim esta abertura com auxilio de um contador.

Modelo de empresa patrimonial, abaixo descrita:

INSTITUIÇÃO E PORTE

A Expresso Torres é uma empresa privada, tendo como principal atividade transporte automobilística, para o Brasil.

Sua abertura deu-se no dia 22/01/2005, o Srº. Fabio dos Santos iniciou suas atividades com o transporte pequeno de produtos alimentícios do Rio de Janeiro para São Paulo e passado alguns anos este foi o foco principal da Empresa. Mas com a instalação da fábrica de amortecedores próximo da empresa, iniciou-se um novo ciclo da Empresa, transportando autopeças para as montadoras do país em veículos escala dando um novo e definitivo rumo às atividades da Empresa.

Caracterizada como uma empresa de grande porte. Possui uma moderna estrutura de transporte de todos os segmentos Atualmente o grupo possui 10 filiais espalhadas por nove estados da federação, uma carteira de aproximadamente 900 clientes, aproximadamente 1500 colaboradores e uma aparelhagem técnica com mais de 100 e entre veículos (caminhões), máquinas (escavadeiras). Nosso trabalho foi direcionado a filial de Mato Grosso que possui 30 funcionários e 9 caminhões, é responsável pela logística em Cuiabá da maior empresa de produtos agropecuários Agronomia, essa filial é considerada uma das melhores empresas de transporte de bebidas do Mato Grosso.

A MISSÃO, VISÃO E VALORES.

Missão Torres

Oferecer soluções em Logística de Transporte pela Gestão da Qualidade, desenvolvendo pessoas e processos com constância em segurança, saúde e responsabilidade social.

Visão Torres

Busca contínua pelo aprendizado e reconhecimento em excelência nas atividades logísticas, das nossas relações com clientes, parceiros e colaboradores.

Valores Torres:

• Ética

• Profissionalismo

• Qualidade

• Excelência

• Aprendizado

• Credibilidade

• Simplicidade

• Comprometimento social

ORGANOGRAMA DA EMPRESA

“Estrutura Organizacional é a maneira como as atividades da organização são divididas, organizadas. Constitui a arquitetura ou o formato organizacional que assegura a divisão e coordenação das atividades dos membros da organização. Na verdade a estrutura organizacional funciona como uma espinha dorsal da organização, o esqueleto que sustenta e articula todas as partes integrantes. Nesse sentido a estrutura organizacional costuma apresentar uma natureza predominante estática. Ela se refere à configuração dos órgãos e equipes da organização.” (CHIAVENATO, 1999)

Cada colaborador faz com que sua função seja exercida da melhor forma possível, para que o barco possa ser tocado (pode se dizer assim) no rumo certo fazendo com que a empresa obtenha melhorias e resultados, pois cada um tem o seu papel fundamental e importante nessa maquina gigantesca e cheias de estrutura que se chama empresa, como por exemplo, o administrador tem o seu papel importante em relação as cotas, aos débitos e aos andamentos da empresa, sobre ao faturamento e sobre algum desfalque (se houver), mas falando somente sobre o fato de empresa e do papel principal de um colaborador.

Pode se dizer que as grandes organizações econômicas são uma das coisas essências para os seres humanos,pois são nelas que são produzidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com