TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diálise

Trabalho Universitário: Diálise. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 3

A diálise é um processo utilizado para separar moléculas grandes e pequenas com o auxílio de uma membrana semi-permeável, que permita que as pequenas moléculas passem através dela mas que impeça a passagem de grandes moléculas. Na prática, uma mistura, de moléculas grandes e pequenas, é colocada numa manga de diálise imersa num grande volume de um solvente aquoso. As pequenas moléculas passam através da membrana para o fluido externo até que o equilíbrio seja atingido.

Figura 1: Processo de Diálise

A experiência efetuada tem como objectivo demonstrar a passagem de moléculas através de uma membrana de diálise. Nesta experiência uma mistura de uma proteína, a albumina, um aminoácido e cloreto de sódio será submetida a diálise. O aminoácido e o cloreto de sódio atravessarão facilmente a membrana, o mesmo não acontecendo à proteína.

São três as reações utilizadas no trabalho experimental para a deteção da albumina, do aminoácido e dos iões cloreto:

Teste do biureto: Este teste permite detetar a presença de ligações peptídicas, podendo ser utilizado na determinação da concentração de proteínas em solução. O sulfato de cobre alcalino reage com compostos com ligações peptídicas originando um complexo violeta.

Teste da ninidrina: É uma reação característica da função amina primária e é usada na deteção de aminoácidos. A ninidrina é um reagente oxidante que reage com todos os α-aminoácidos entre pH 4 e 8, originando um composto de cor púrpura.

Teste do nitrato de prata: Quando a uma solução de cloreto de sódio se adiciona uma solução de nitrato de prata, observa-se a formação de um precipitado branco de cloreto de prata. 

Resultados

Foram feitos testes exemplificativos, de modo a se prever o que se iria obter, quando fossem realizados os testes às extrações realizadas.

Foi adicionado a tubos de ensaio com água, um dos três compostos de teste, ninidrina, biureto e nitrato de prata. Como de prever, em nenhuma das reações, houve alteração macroscópica.

A um tubo de ensaio com aminoácido (glicina), foi adicionado ninidrina, tendo este passado a ter uma cor púrpura. A um tubo de ensaio contendo cloreto de sódio, foi adicionado nitrato de prata, tendo este resultado num precipitado branco. Por fim, a um tubo de ensaio contendo proteína (albumina), adicionou-se biureto, tendo este passado a apresentar uma cor violeta.

Passados quinze minutos, retirou-se um pouco do solvente de cada saco e fez-se os testes experimentais, a seguinte tabela mostra os resultados obtidos:

Saco A Saco B

Teste da Ninidrina Ocorreu

Teste do Nitrato de Prata Ocorreu

Teste do Biureto Não Ocorreu Não Ocorreu

Tabela 1: Resultados obtidos passados 15 minutos

Passados trinta minutos, retirou-se um pouco do solvente de cada saco e foram repetidos os testes experimentais, a seguinte tabela mostra os resultados obtidos:

Saco A Saco B

Teste da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com