TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Ponta Porã/MS 2013 Introdução Este Trabalho Tem Como Objetivos Conceituar Comportamento Organizacional, Apresentar As Principais Di

Trabalho Universitário: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Ponta Porã/MS 2013 Introdução Este Trabalho Tem Como Objetivos Conceituar Comportamento Organizacional, Apresentar As Principais Di. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  2.636 Palavras (11 Páginas)  •  715 Visualizações

Página 1 de 11

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Ponta Porã/MS

2013

Introdução

Este trabalho tem como objetivos conceituar Comportamento Organizacional, apresentar as principais diferenças entre Sistemas Abertos e Sistemas fechados, apresentar os efeitos das inovações sobre as organizações, bem como falar da importância da comunicação e da percepção para se atingir objetivos dentro uma empresa. Espera-se apresentar alguns elementos básicos necessários à compreensão das influências sob as quais estão sujeitas as organizações.

DEFINIÇÕES DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

O Comportamento Organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhos em um ambiente organizacional, o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos e objetivos e o efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade.

DEFINIÇÕES

Para estes Comportamentos Organizacionais as definições essenciais para alcançar os resultados finais são:

a) A pesquisa, pois o CO necessita tanto investigação quanto o aperfeiçoamento para manter viável e útil para não se tornar absoluto.

b) A interdisciplinaridade, já que CO não deve ser considerado uma disciplina, mais sim uma área de conhecimento onde múltiplas disciplinas das Ciências Comportamentais trazem sua contribuição.

Com caráter variado e complexo, uma vez processada e ordenadas, nos permitem estudar o funcionamento das pessoas nas organizações de uma forma sistemática e nos levar além da simples intuição, ainda que esta, como veremos, continue sendo de extrema relevância, preparar as pessoas e as organizações para os desafios do futuro, conhecer pessoas, processos de grupos, cultura organizacional e o modo como esses processos integram entre si passou a ser uma exigência essencial de qualquer gestor que almeje sucesso no mundo dos negócios e das organizações.

Toda empresa tem sua própria cultura e estrutura organizacional. Algumas influenciam o mundo inteiro por sua ousadia e inovação, criam tendências no modo de gerir pessoas, buscar resultados e se transformaram em referências. Toda essa influência tem diretamente seus impactos nos comportamentos do Capital Humano, que inserido numa sociedade, também é um influenciador dos comportamentos desta.

Segundo José Roberto Marques (IBC), Instituto Brasileiro de Coaching, o Comportamento Organizacional é o estudo dos comportamentos dos indivíduos e seus impactos no ambiente de uma empresa, possibilita também mapear os profissionais que necessitam de aprimoramento e desenvolvimento em alguns quesitos, como também identificar aqueles que se destacam em suas funções. Essa abordagem e visão sistematizada garantem tanto o amadurecimento, como o melhor aproveitamento das competências de ambos.

De acordo com este conceito de CHIAVENATO o Comportamento Organizacional, refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações. Preocupa-se com a influência das pessoas e grupos sobre as organizações e, vice-versa, com a influência das organizações sobre as pessoas e grupos.

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos. Ed. Compacta. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 1994.

SISTEMA ABERTO E SISTEMA FECHADO

SISTEMA ABERTO

O sistema aberto tem uma variedade enorme de entradas e de saídas com relação ao ambiente externo. Essas entradas e saídas não são bem conhecidas e suas relações de causa e efeito são indeterminadas. O melhor exemplo de sistemas abertos são as organizações em geral e as empresas em particular, todos os sistemas vivos e, principalmente, o homem.

SISTEMA FECHADO

São sistemas que não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circundam, pois são herméticos a qualquer influencia ambiental. Também o termo é utilizado para os sistemas totalmente estruturados, onde os elementos e relações combinam-se de uma maneira peculiar e rígida produzindo uma saída invariável. São os chamados “sistemas mecânicos como as máquinas”.

PRINCIPAIS DIFERENÇAS

SISTEMA ABERTO SISTEMA FECHADO

Sofrem influências do meio externo podendo ou não alterar suas entradas e saídas. Independem das atuações do meio que o circundam. Mantendo quase inalterável suas saídas ou resultados.

INOVAÇÃO

A inovação é a exploração de novas ideias, abrindo portas para o mercado. Significa o aumento do faturamento, margens de lucro e criar vantagens competitivas essenciais para sustentabilidade na empresa.

Esta sendo utilizado o conceito de inovação no setor que você atua?

- Jobson, 23 anos auxiliar administrativo:

Sim, através deste processo as empresas são capazes de converter ideias que servem como necessidades dos consumidores proporcionando lucros aos seus proprietários.

-Marília, 36 anos engenheira civil:

Esta sendo aplicado para desenvolver novos projetos, financiar a concepção e teste de novos métodos de produção e aceitar o fracasso de uma parte significativa das ideias apresentadas e isso garante resultados imediatos.

- Daniel, 42 anos funcionário público.

Não esta sendo aplicado como modelo esse conceito de inovação, mas que futuramente em longo prazo pode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com