TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ED Fisico Quimica

Trabalho Universitário: ED Fisico Quimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  4.506 Palavras (19 Páginas)  •  5.196 Visualizações

Página 1 de 19

Conteúdo: Equilíbrio Iônico

Uma aplicação da potenciometria é determinar características de ácido e base. Um analista preparou uma solução 0,1 mol/L de hidróxido de amônio (NH4OH) e determinou potenciométricamente o pH desta solução tendo o resultado de 12,9. Para esta situação hipotética, foram efetuadas as seguintes afirmações:

I. A concentração do OH- é 7,94X10-2mol/L. Dado: pOH = -Log OH-

II. Sabendo-se que o Kb do hidróxido de amônio é 1,85x10-5, ao calcularmos o valor da constante pKb teremos o valor 6,8.

Dado: pKb = - Log Kb

III. Levando-se em consideração o valor de Kb do hidróxido de amônio (1,85x10-5) é possível dizer que seu grau de dissociação em solução será de 0,014%.

Dado: Kb = M x α2

IV. Levando-se em consideração o valor do grau de dissociação do hidróxido de amônio é possível concluir que se trata de uma base forte.

Alternativas:

A: apenas a I está correta.

B: apenas a II está correta.

C: I e III estão corretas.

D: I e IV estão corretas.

E: II e III estão corretas.

Resposta do aluno: C

Justificativa(s) do aluno:

1: pOH = -Log OH-

pOH = -Log 7,94 exp -2 = 1,1

pH + pOH = 14

12,9 + 1,1 = 14

Grau de dissociação: 0,014%

Conteúdo: Equilíbrio Químico (Princípio de Le Chatelier)

”Quando um equilíbrio sofre uma ação externa, ele se desloca no sentido de anular essa ação externa” (Princípio de Le Chatelier). Analise as questões abaixo para o seguinte equilíbrio e responda:

2NO(g) + O2(g) ⇔ 2NO2(g) + calor

I- com o aumento da concentração de NO, o equilíbrio se desloca no sentido da reação inversa.

II- com o aumento da temperatura, equilíbrio se desloca no sentido da reação inversa

III- introduzindo-se O2 no sistema; equilíbrio se desloca no sentido da reação direta.

IV- retirando-se NO2 do sistema; equilíbrio se desloca no sentido da reação inversa

Alternativas:

A: apenas a I está correta.

B: apenas a II está correta.

C: I e II estão corretas.

D: II e III estão corretas.

E: IV e V estão corretas.

Resposta do aluno: D

Justificativa(s) do aluno:

• 1: II. Com o aumento da temperatura o equilíbrio será deslocado no sentido da reação endotérmica,ou seja, inversa (reação que absorve calor).

• III. Se, em uma reação em equilíbrio, com temperatura constante, aumentarmos a concentração de um, ou de todos os reagentes, a reação será deslocada no sentido direto, pois para entrar em um novo equilíbrio o sistema terá que gerar mais produtos.

Conteúdo: Cinética e Termoquímica.

Em tarefas cotidianas em nossa casa, a Físico-Química estará presente para explicar a maioria dos fenômenos. Assim se dá, por exemplo, com o simples ato de se fazer um pão caseiro. Sabemos que o processo fermentativo envolve o uso de leveduras que, em contato com a sacarose da massa, promovem o "crescimento" do pão.

Uma equação simplificada que explica o processo fermentativo no pão é:

É comum que coloquemos a massa do pão em um lugar mais aquecido, por vezes cobrindo com um pano, para que a massa cresça. Por vezes, os padeiros colocam uma bolinha da massa mergulhada em um copo com água ao lado desta massa coberta, pois, assim que a massa no copo subir o mesmo indicará que o crescimento da massa já foi suficiente. Com base em seus conhecimentos sobre cinética químicas, esses dois procedimentos podem ser interpretados corretamente da seguinte forma:

Alternativas:

A:

Não existe embasamento científico neste procedimento executado pelos padeiros.

B: na massa coberta, o aquecimento aumenta a velocidade de reação dos componentes, e a bolinha sobe porque a expansão pelo CO2 (g) produzido na fermentação abaixa a sua densidade (massa mais "leve").

C: na massa coberta, o aquecimento diminui a velocidade de reação dos componentes, e gerando menos CO2 (g) a bolinha fica mais leve, podendo flutuar.

D: cobrindo-se a massa, evita-se que ela estrague por oxidação com o ar, e a bolinha sobe porque expele CO2 (g) continuamente na forma de micro-bolhas, ganhando empuxo contrário extra.

E: cobrindo-se a massa, impede-se ação indesejável da luz, que poderia oxidar os componentes, e a bolinha sobe porque sua temperatura iguala a da água.

Resposta do aluno: B

Justificativa(s) do aluno:

• 1: Com o aquecimento há o aumento da velocidade de reação, pois a expansão de c02 abaixa a densidade fazendo a bolinha de massa flutuar.

Conteúdo: Cinética e Equilíbrio Químico.

A hidroxiapatita é o mineral constituinte dos dentes, e sua fórmula é Ca5(PO4)3OH. Este composto duro e resistente é insolúvel em água. Sabe-se também que mesmo com escovação regular, formam-se placas sobre a superfície dos dentes, que não sendo removidas fermentam. O processo de erosão, que propicia condições favoráveis ao desenvolvimento de cáries, é representado pelo seguinte equilíbrio químico:

Ca5(PO4)3OH(s) + 4 H+ (aq) ç===è 5 Ca2+ (aq) + 3 HPO2–4 (aq) + H2O (l)

Lembrando-se que meio ácido é o que contém maior concentração de H+ e meio básico apresenta maior concentração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com