TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO E CULTURA: ATIVIDADES ARTÍSTICAS E CULTURAIS NO PROCESSO PEDAGÓGICO. UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA, ATRAVÉS DO PROGRAMA LUAMIM: PEÇAS INTERVENTIVAS NA REALIDADE.

Por:   •  12/5/2017  •  Monografia  •  19.619 Palavras (79 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 79

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL

Paula Jaqueline Silva Rodrigues

EDUCAÇÃO E CULTURA: ATIVIDADES ARTÍSTICAS E CULTURAIS NO PROCESSO PEDAGÓGICO. UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA, ATRAVÉS DO PROGRAMA LUAMIM: PEÇAS INTERVENTIVAS NA REALIDADE.

Belém-PA

2014[pic 3]

Paula Jaqueline Silva Rodrigues[pic 4]

EDUCAÇÃO E CULTURA: ATIVIDADES ARTÍSTICAS E CULTURAIS NO PROCESSO PEDAGÓGICO. UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA, ATRAVÉS DO PROGRAMA LUAMIM: PEÇAS INTERVENTIVAS NA REALIDADE.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal do Pará, para obtenção parcial de grau de Bacharel em Serviço Social sob orientação da Profª Sandra Maria Fonseca Silva.

BELÉM-PA[pic 5]

2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ[pic 6]

FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL

RODRIGUES, Paula Jaqueline Silva. Educação e Cultura: atividades artísticas e culturais no processo pedagógico. Um estudo de caso na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (UFPA), através do programa LUAMIM: peças interventivas na realidade. Orientada pela Profª. Ms. Sandra Maria Fonseca Silva – Universidade Federal do Pará, Faculdade de Serviço Social.

Palavras-chaves: Educação, Cultura e processo pedagógico

Paula Jaqueline Silva Rodrigues[pic 7]

EDUCAÇÃO E CULTURA: ATIVIDADES ARTÍSTICAS E CULTURAIS NO PROCESSO PEDAGÓGICO. UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA), ATRAVÉS DO PROGRAMA LUAMIM: PEÇAS INTERVENTIVAS NA REALIDADE.

Conceito: _____________________________

Data de avaliação: ______________________

ORIENTADORA: _________________________________

                               Profª. Ms. Sandra Maria Fonseca Silva

MEMBRO: ______________________________________

                              Profª. Ms. Silvana de Moraes Brito

BELÉM-PA

2014

DEDICATÓRIA[pic 8][pic 9]

De Paula Jaqueline

Dedico este Trabalho de Conclusão de Curso primeiramente a Deus, por ser essencial em minha vida e minha fonte de conhecimento, e a toda minha família, em especial minha mãe, que com muito carinho e apoio, não mediu esforços para que eu chegasse até esta etapa de minha vida.

[pic 10]

AGRACECIMENTOS[pic 11]

Paula Jaqueline

  • Agradeço primeiramente a Deus, pois sempre foi e sempre será minha fonte de forças e alto refúgio nas horas difíceis, e por ter me concedido saúde, e sabedoria para conclusão deste trabalho.
  • À minha querida e amada mãe, Selma do Vale Silva Rodrigues, que sempre me aconselhou e me ajudou de todas as formas possíveis em minha vida acadêmica.
  • A meu pai, Vicente Paulo Correia Rodrigues, que me ajudou de forma significativa na minha vida acadêmica.
  • Ás minhas supervisoras de estágio, Selma Pina e Doralice Machado pela oportunidade, orientações e aprendizados.
  • À minha tia Hariete Sakuma, que me aconselhava e me apoiava como podia para me dá força para continuar.
  • Á minha família espiritual da Igreja Batista Regular Nova Filadélfia pelas orações e palavras positivas.
  • À Coordenadora de Estágio Supervisionado, Profª Drª Silvia Cristina da Costa Stockinger, pelas dicas para o TCC e pela supervisão de estágio e outras oportunidades e conhecimentos que contribuíram para este trabalho.
  • Á minha orientadora, Profª Ms. Sandra Maria Fonseca Silva, pela muita paciência e orientação, mesmo no seu período de férias, para a finalização deste trabalho.
  • À equipe da Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental II e Médio pela oportunidade de discussão e aprendizados de alguns temas da realidade escolar.
  • Às amizades que construir nessa caminhada, Odias Lima, Josiane Aquino, Izabela Pimentel dentre outros pelo apoio, amizade e palavras positivas.
  • Ao meu amigo André Braz pelas ajudas técnicas no meu computador.
  • Enfim, a todos meus familiares e amigos que contribuíram de forma direta e indireta, através de conversas, apoio, orientações e orações para o êxito deste trabalho.

[pic 12][pic 13]

“Se nada ficar destas páginas, algo, pelo menos esperamos que permaneça: nossa confiança no povo. Nossa fé nos homens e na criação de um mundo em que seja menos difícil amar”.

                   Paulo Freire

RESUMO[pic 14]

       

O presente trabalho cujo tema é “Educação e Cultura: atividades artísticas e culturais no processo pedagógico. Um estudo de caso na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (UFPA), através do programa LUAMIM: peças interventivas na realidade” é fruto de minha experiência no LUAMIM e na Escola de Aplicação da UFPA, onde a relação Serviço Social e cultura despertou meu interesse para este estudo. O objetivo desse, é destacar a herança da educação de elite de origem romana, nos processos pedagógicos brasileiro, e nesse contexto busca-se também abordar o conceito de educação e cultura popular, apresentando críticas à concepção elitizada do ensino. Conhecer as atividades de arte e cultura da Escola, através do Programa LUAMIM. Identificar os instrumentais teórico-operativos do assistente social. Identificar as dificuldades adquiridas na execução dessas atividades. O estudo conseguiu alcançar os objetivos, por meio de entrevista semi-estruturada com aplicação de questionário de múltipla escolha, aos assistentes sociais do LUAMIM, amostra simples de três assistentes sociais do Programa e análise e revisão de documentos da Escola, tais: Projeto Político Pedagógico (2011) e do LUAMIM: PROEXT 2014. Livros e artigos que abordam o conceito de educação e cultura popular. Verificamos que apesar das ações artísticas e culturais terem êxito na sociabilidade e outros fatores positivos no comportamento dos alunos, essas atividades não são valorizadas por pais ou responsáveis desses alunos, não temos política pública na educação que insira o profissional de Serviço Social na equipe pedagógica das instituições de ensino e nem as atividades artísticas e culturais no currículo escolar. Já que, “educação de qualidade oportuniza valores culturais, artísticos e históricos no contexto social do alunado”. (NOGUEIRA, 2005)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (131.5 Kb)   pdf (677.6 Kb)   docx (163.6 Kb)  
Continuar por mais 78 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com