TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura E Arte Da China E índia

Dissertações: Cultura E Arte Da China E índia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  3.170 Palavras (13 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 13

China

Cultura da China

-Horóscopo Chinês

Uma lenda atribui a ordem dos signos a uma competição ordenada pelo Imperador Jade entre todos os animais. Os animais mais rápidos estão em uma posição mais alta no calendário. O rato venceu a competição ao pegar uma carona no lombo do boi, e o porco preguiçoso chegou por último.

O horóscopo chinês também é associado aos elementos madeira, fogo, terra, metal e água. O horóscopo de uma pessoa, portanto, possui tanto um signo animal como um elemento. A Tradição Chinesa valoriza os horóscopos, e os casamentos às vezes são arranjados de acordo com signos compatíveis.

O horóscopo chinês segue o calendário lunar chinês, e o signo muda para o seguinte durante o Ano Novo Chinês, em vez do 1 de janeiro do calendário gregoriano.

-Calendário Chinês

O calendário chinês é uma combinação dos calendários solares e lunares, e cada ano segue a ordem do horóscopo chinês em um ciclo de doze anos.

Apesar de lendas afirmarem que o calendário teria sido inventado pelo Imperador Shi em 2637 a.C., evidências demonstram que os calendários foram usados mais tarde na China, durante a Dinastia Shang.

Eles consistiam em um ciclo anual de doze meses, e alguns deles apresentavam um décimo-terceiro e até um décimo-quarto mês. O calendário em sua forma atual foi introduzido pelo Imperador Wu da Dinastia Han Ocidental.

O calendário chinês é usado principalmente para datar eventos importantes como feriados – o Ano Novo Chinês ou o Festival do Meio-Outono – e também para adivinhação. O Calendário Gregoriano foi oficialmente adotado pela China em 1912 para questões civis e administrativas, apesar do calendário chinês ainda ser amplamente utilizado.

-Marionetes

As marionetes chinesas vêm em duas formas: o teatro de marionetes e o teatro das sombras. O teatro de marionetes tem se propagado mais. Desde os tempos antigos as marionetes têm sido uma forma comum e primária de apresentação da música elegante e da música recreacional da China. Já na dinastia Sung no século X d.C., quando outras formas de teatro chinês ainda estavam no seu início.Hoje, o teatro com marionetes e o teatro com humanos continuam a influenciar um ao outro, têm se posicionado com os dois principais ramos das artes de apresentação mais de um imenso apelo visual e de audição do que uma diversão casual, uma produção de variedades ou jogo infantil.

As marionetes tradicionais em Taiwan na realidade existem em três formas: o teatro de marionetes, o teatro de fantoches de luvas e o teatro de sombras. Estas três formas dramáticas foram introduzidas em Taiwan no início do século XIX por imigrantes da costa austral do continente chinês. O teatro de marionetes e o teatro de fantoches de luvas vieram da Província de Fukien do sul inde eram muito populares, enquanto que o teatro de sombras se originou em Haifeng e Lufeng na Província de Kwangtung oriental.

Todo teatro de marionetes em Taiwan é atualmente apresentado por titereiros em meio expediente, mais para finalidades religiosas do que para puro entretenimento. As apresentações podem ser realizadas para afastar o mal ou para agradecer aos deuses. As principais ocasiões para apresentações de marionetes incluem o aniversário do Imperador Jade (9º dia do primeiro mês lunar) e o dos Três Grandes Imperadores (15º dia do primeiro mês lunar). As marionetes frequentemente enfatizam a cerimônia de "agradecimento a terra" realizada ao inaugurar um templo ou ao mudar-se para uma casa nova.

Fantoches de sombras- Tradicionais romances históricos chineses foram exaustivamente adaptados para as apresentações de fantoches de luvas, mas o estilo teatral era basicamente modelado pelo talento criativo do titereiro e domínio das habilidades artísticas. A maioria das produções adotava o estilo dramático do teatro pei-kuan (uma forma de drama com origem na China continental que é cantado com acompanhamento da música pei-kuan) que era muito popular naquela época.

O teatro de fantoches de luvas de Taiwan foi fundado sobre os fantoches de luvas pei-kuan e porque as peças eram inicialmente adaptadas de tradicionais romances históricos chineses (e mais tarde de uma grande seleção de romances), o alcance dramático dos fantoches de luvas em Taiwan veio a cobrir uma enorme variedade de temas.

Arte da China

-Cerâmica

Os ceramistas chineses começaram a fabricar porcelana, uma forma altamente refinada de cerâmica, durante as Dinastias Yin e Shang. Enquanto os métodos anteriores eram primitivos, a fabricação avançada de porcelana se tornou possível com o desenvolvimento de fornos especiais, capazes de queimar o caulim, um tipo de argila branca, a temperaturas muito altas, por volta de 1.200 graus centígrados, para obter um material duro e não poroso.

A primeira porcelana verdadeira foi produzida durante a Dinastia Tang, quando os ceramistas chineses aprenderam a controlar a quantidade de ferro, o que reduzia a interferência de cor e garantia a alvura das peças. A técnica atingiu seu auge durante a Dinastia Ming, e a porcelana de alta qualidade, a famosa porcelana chinesa, foi exportada para o Japão ea Europa.

Nessa época, os ceramistas chineses produziam porcelana a partir do caulim, e usavam uma pedra de feldspato chamada petuntse, em um processo que conferia às peças uma aparência translúcida, parecida com o vidro.

-Arte Folclórica

Os chineses reverenciam o dragão, que simboliza o poder, a dignidade e a prosperidade. A dança do dragão já era popular na dinastia Sung (960-1279 a.C.) e continua sendo até agora. A máscara e o corpo do dragão usadas na dança podem ser dourados, verdes, multicoloridos, e avermelhados (vermelho-fogo). A dança pode ser representada durante o dia ou à noite.

A dança de um leão também tem uma longa história entre as pessoas. Devido ao pequeno número de pessoas necessário à dança, e da cabeça e corpo do leão serem de fácil confecção e exigir apenas um pequeno espaço na dança, a apresentação da dança do leão pode ser vista em qualquer lugar no Ano Novo Chinês e outras atividades festivas. O leão é geralmente controlado por duas pessoas: uma para manipular a cabeça e a outra para cuidar do rabo.

Entre outras tradições folclóricas...

-Arte do Vestuário Chinês

Os três tipos principais do vestuário chinês são o pien-fu, o ch'ang-p'ao, ou robe comprido, e o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com