TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Realidade com grandes Desafios e Possibilidades.

Por:   •  5/5/2015  •  Monografia  •  5.751 Palavras (24 Páginas)  •  692 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1]

CLAUDIA

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Realidade com grandes Desafios e Possibilidades.

Linhares

2014

CLAUDIA

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Grandes Desafios e Possibilidades.

Artigo apresentado à FVC - Faculdade Vale do Cricaré para conclusão do curso de Pós Graduação em Educação Inclusiva.

                                                               Orientadorª: Nilce Joviano dos Santos

Linhares

2014

SUMÁRIO

RESUMO

Este estudo apresenta uma análise das questões que permeiam a inclusão do portador de necessidades especiais nos contextos educacionais. Inclusão, numa sociedade de excluídos, passa a ser palavra-chave para se alcançar à verdadeira democracia. A cidadania se estabelece pela igualdade dos direitos e deveres, e pela oportunidade de poder exercê-los plenamente. Assim, discute-se a inclusão do ponto de vista educacional, embora este movimento seja muito mais amplo, norteando, também, todas as ações que emanam dos direitos sociais, políticos e civis. A preocupação é com relação aos portadores de deficiência, porque fazem parte das chamadas minorias excluídas que necessitam ser atendidos em atendimento à premente necessidade de uma “educação para todos”. Diante do paradigma da inclusão, necessita-se analisar a educação dos portadores de deficiência, desde a educação infantil até a superior. Uma das condições de funcionamento da escola é o professor, embora se reconheça que a própria instituição escolar terá de buscar novos posicionamentos diante dos processos de ensino e de aprendizagem, orientados por concepções e práticas pedagógicas que atendam à diversidade humana. É indispensável uma reforma na formação dos professores, que precisam aprender a identificar e atender às necessidades especiais de aprendizagem de todas as crianças, jovens e adultos portadores de deficiência.

Palavras-chave: Inclusão, PNEE, Igualdade de direito, Professor, Prática Pedagógica.

ABSTRACT

This study presents an analysis of the issues that permeate the inclusion of patients with special needs in educational contexts. Inclusion of the excluded in society, becomes keyword to achieve real democracy. Citizenship is established for equal rights and duties, and for the opportunity to exercise them fully. Thus, we discuss the inclusion of an educational standpoint, although this movement is much broader, also guiding all actions emanating from the social, political and civil rights. The concern is with regards to people with disabilities, because they are part of minorities excluded calls that need to be met in response to the pressing need for "education for all". Given the paradigm of inclusion needs to analyze the education of the disabled, from early childhood through higher education. One of the conditions of operation of the school is the teacher, although it is recognized that the school institution will have to find new positions on the teaching and learning processes, guided by pedagogical conceptions and practices that cater to human diversity. It is essential to reform teacher training, they must learn to identify and meet the special learning needs of all children, youth and adults with disabilities.

Keywords: Inclusion, PNEE, Equal rights, Teacher, Teaching Practice.

1 INTRODUÇÃO

O paradigma da inclusão se apresenta neste milênio como um dos grandes desafios a serem vencidos pelas sociedades. De um modelo calcado na produção em que os menos aptos eram excluídos, busca-se um novo em que todos possam estar inseridos, principalmente aqueles com necessidades especiais.

Com os avanços nas teorias sobre o desenvolvimento humano e nas pesquisas sobre as deficiências, acredita-se que, na atualidade, a exclusão dos deficientes dos sistemas educacionais e dos meios de produção é muito mais uma questão social do que legal.

Neste contexto, aborda-se neste estudo a inclusão dos portadores de necessidades especiais, em virtude desta temática se mostrar relevante mediante a instalação de uma perspectiva holística em que para se alcançar o equilíbrio é preciso que todas as partes se inter-relacionam continuamente de maneira harmônica. Reconhece-se, contudo, que a harmonia é algo quase utópico, mas não impossível, se os preconceitos sobre os deficientes deixarem de se apresentar como verdade irrefutável.

A partir do objetivo proposto serão apresentados em três capítulos aspectos da inserção dos portadores de necessidades especiais no mercado de trabalho. Sendo que inicialmente a abordagem será histórica relatando políticas públicas voltadas para os deficientes a partir da Declaração de Salamanca até as legislações atuais. O segundo capítulo enfoca aspectos dos sistemas de educação e o trabalho de qualificação profissional.

Neste estudo, utiliza-se o termo inclusão embora se reconheça tratar-se de um termo bastante amplo e que exige uma reformulação tanto de políticas como de posicionamentos sociais e educacionais para se efetivar de fato e de direito.

A inserção, nesta análise, se apresenta como uma possibilidade real para os deficientes, pois se acredita possa ser efetivada por meio de convênios de escolas ou instituições de educação especial com empresas que tenham a real intenção de fazer figurar em seus quadros de funcionários pessoas portadora de necessidades especiais.

Para realização deste estudo utilizou-se uma pesquisa teórica e uma pesquisa com membros da equipe que acompanha as crianças portadoras de necessidades educacionais especiais e encontram-se incluídas em escolas comuns do município de Linhares, ou seja, profissionais. A pesquisa bibliográfica foi realizada através da revisão bibliográfica fundamentada em diversos autores.

2DESENVOLVIMENTO

2.1 CONCEITO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

Segundo a Política Nacional de Educação Especial (1994: 17) a Educação Especial. É um processo que objetiva levar o desenvolvimento das potencialidades de pessoas portadoras de deficiências, condutas típicas ou de altas habilidades, e que envolve os diferentes níveis e graus do sistema educacional. Baseia-se em referências teóricas e práticas coexistentes com as necessidades especificas de sua clientela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.4 Kb)   pdf (239 Kb)   docx (46.5 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com