TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DESAFIOS

Por:   •  1/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  9.878 Palavras (40 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 40

FACULDADE CIDADE VERDE

FCV

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

LUCIANE SOARES DE JESUS OLIVEIRA

A IMPORTÂNCIA DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E OS DESAFIOS DO PROFESSOR NO COTIDIANO

NEUROPSICOPEDAGOGIA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA

LUCIANESJ.PEDAGOGIA@GMAIL.COM

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

SÃO PAULO - SP

2019

TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO E APROVAÇÃO

Luciane Soares de Jesus Oliveira

A IMPORTÂNCIA DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E OS DESAFIOS DO PROFESSOR NO COTIDIANO

Autorizo que o presente artigo científico apresentado ao Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da FCV – Faculdade Cidade Verde, como requisito parcial para obtenção do certificado de Especialista em Neuropsicopedagogia Educação Especial Inclusiva, e aprovado pelos seguintes professores abaixo descritos, seja utilizado para pesquisas acadêmicas de outros participantes deste ou de outros cursos, afim de aprimorar o ambiente acadêmico e a discussão entorno das temáticas aqui propostas, no que assino abaixo:

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E OS DESAFIOS DO PROFESSOR NO COTIDIANO

AUTOR: Luciane Soares de Jesus Oliveira

ORIENTADOR: Prof. Especialista Adival José Reinert Junior

RESUMO

    O presente trabalho tem como objetivo discutir a importância da educação inclusiva de pessoas com necessidades educacionais especiais em rede regular de ensino. A educação Inclusiva tem assumido uma importante posição nos debates educacionais nacionais e internacionais, embora as experiências no Brasil sejam ainda isoladas e pouco difundidas. A falta de formação sobre as especificidades do processo de ensino e aprendizagem das pessoas com necessidades especiais por parte dos professores tem sido apontado, frequentemente, como um dos principais obstáculos para a efetivação da inclusão escolar. Partindo desse pressuposto, a modalidade de ensino parece representar uma proposta educativa viável para a inclusão de pessoas com necessidades especiais em rede regular de ensino. Este trabalho discute sobre o fato de alguns professores da rede regular de ensino ainda não receberam uma formação adequada para atuarem em escolas que têm alunos com necessidades educacionais especiais incluídos, os profissionais da educação devem buscar novos meios de aprendizagem para que assim a criança com necessidades não seja um obstáculo em sua profissão e sim desafio onde faça com que a criança com necessidade possa se sentir parte da sociedade e que suas diferenças não sejam obstáculos mais uma busca constante para assim mostrar seus valores dentro e fora da escola. 

PALAVRAS-CHAVE: educação inclusiva; formação de professores; desafio

ABSTRACT

This paper aims to discuss the importance of inclusive education for people with special educational needs in mainstream education. Inclusive education has assumed an important position in national and international educational debates, although the experiences in Brazil are still isolated and not very widespread. Lack of training on the specifics of the teaching and learning of people with special needs from teachers has been pointed out often, as a major obstacle for effective school inclusion. Based on this assumption, the mode of education seems to represent a viable educational proposal for the inclusion of people with special needs in mainstream education. This paper discusses the fact that some teachers in mainstream education has not received adequate training to work in schools that have students with special educational needs including, learning professionals must seek new ways of learning so that the child needs not be an obstacle in his profession, but where do challenge the child in need can feel part of society and that their differences are not obstacles more like a constant effort to show its values inside and outside of school. 

Key - words: inclusive education, teacher training challenge

SUMÁRIO




1 - INTRODUÇÃO.............................................................................................. 6  


2 - A IMPORTÂNCIA DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA................................ 9


3 - OS DESAFIOS DO PROFESSOR NO COTIDIANO................................... 21 


4  - CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................ 30


5 - REFERÊNCIAS .......................................................................................... 32

1 INTRODUÇÃO

Sabemos que ao longo do tempo, a educação no Brasil vem enfrentando grandes mudanças e desafios com a inclusão de crianças com Necessidades Educacionais Especiais na rede regular de ensino. Para atender essa demanda, esses alunos precisam estar totalmente inseridos no contexto escolar, para que assim possam se desenvolver positivamente tanto no ensino acadêmico, como no seu desenvolvimento físico, sensorial, cognitivo e emocional. Entretanto, sabemos que as escolas precisam estar capacitadas para receber esses alunos, e que os professores necessitam de uma qualificação adequada para atuar de maneira eficiente e segura na preparação e desenvolvimento dessas crianças. Os profissionais em educação devem apresentar capacidades e habilidades ao saber lidar com a situação prevista. É dever do educador, buscar qualificar-se de alguma forma para que o seu fazer pedagógico envolva também aqueles que buscam ser inseridos no ensino escolar regular por meio da inclusão social. Nesse contexto, é possível acreditar nos desafios enfrentados tanto pelos professores como pela comunidade escolar em trabalhar com a inclusão. Sabemos que não se pode apenas inserir as crianças com Necessidades Educacionais Especiais nas redes regulares de ensino, mas deve-se envolvê-las totalmente no contexto escolar de maneira que se tornem capazes de se desenvolver e posteriormente atuar de forma crítica e necessária no cotidiano social. O processo de inclusão é um caminho longo e complexo onde se necessita de atenção e determinação para que a verdadeira inclusão efetivamente aconteça, mesmo que de forma gradativa onde se respeite os limites dos alunos incluídos na sala de aula. Em vista disso, podemos considerar que as mudanças e o desenvolvimento de crianças com Necessidades Educacionais Especiais, não pode acontecer sem mudanças pontuais e adequadas nas organizações escolares. Assim, a escola tem que ser vista como um ambiente puramente educativo onde se ensina e se aprende, onde há uma troca de experiências. Entendemos, no entanto, que as mudanças e transformações devem passar pela formação de professores e atingir por completo, todo o sistema educacional. Assim, as competências apresentadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação básica são as seguintes:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (67.5 Kb)   pdf (427 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com