TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO ARTIGO ‘‘FUNÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES – REALIDADE, DESAFIOS E OPORTUNIDADES DO USO DE ARQUITETURAS EMPRESARIAIS”.

Por:   •  6/5/2015  •  Resenha  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  610 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA DO ARTIGO ‘‘FUNÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES – REALIDADE, DESAFIOS E OPORTUNIDADES DO USO DE ARQUITETURAS EMPRESARIAIS”.

BAPTISTA, João Paulo - EGP-UPBS – University of Porto Business School, Portugal; VARAJÃO, João - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal, Centro ALGORITMI, Portugal; MOREIRA, Fernando - Universidade Portucalense, Portugal.

 Angela Elisa Zotti[1]

Para o sucesso e sobrevivência das organizações as tecnologias e os sistemas de informação são indispensáveis, pois exige-se a eficiência e eficácia nos processos. Porém é difícil adaptar-se as novas funcionalidades de mudança organizacional que representam elevados custos e requer tempo para testar essas novas alterações.

A integração de vários processos nas empresas pela tecnologia da informação, trazem benefícios como ambiente tecnológico, a redução de custos das operações, maior agilidade maiores vantagens competitivas. Possibilita a rápida mudança organizacional, transparência nas empresas, permitindo produzir as informações com mais facilidade.

A arquitetura empresarial potencializa o alinhamento entre negócio e sistema de informação, permite que todos os envolvidos vejam a interligação das partes da organização entre si. Quatro dimensões são identificadas para os vários níveis de decisão. Para desenvolver uma arquitetura empresarial a informação apresentada tem que ser correta. A organização deve definir a integração e uniformização eficiente dos processos, também um modelo orientador que estabelece ligações entre decisões de topo.  

As empresas tem que aprender como fazer dos sistemas de informação uma competência estratégica. Evoluir com os estágios de maturidade da arquitetura empresarial. Evolução acompanhada por um conjunto de prática de gestão que não existiam até então na empresa. A arquitetura empresarial vai contribui para mudar e melhorar o modelo operacional da organização. É necessário assegurar que benefício estratégicos serão gerados, para que possam contribuir para a sustentação e crescimento da iniciativa na empresa, sendo motivadores e perceptíveis por toda a empresa.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (87.5 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com