TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ELETRECIDADE

Trabalho Universitário: ELETRECIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTÃO 1

Um fenômeno muito comum que acontece durante o verão, diz respeito às descargas atmosféricas. Durante tempestades, raios e trovões acontecem em abundância. Sabemos que tais fenômenos envolvem descargas elétricas, desta forma é necessário que se faça a proteção das instalações, sejam elas residenciais, comerciais ou industriais.

Faça uma pesquisa e discorra sobre fenômeno que envolve o surgimento de raios em tempestades.

Para nos prevenirmos e evitarmos os efeitos desastrosos das descargas atmosféricas, utilizamos um aparato muito popular chamado de para-raios. Apresente o seu princípio de funcionamento.

R: O para-raios é constituído por hastes metálicas ligada a terra por um fio condutor de cobre. Em sua extremidade superior existe uma coroa de quatro pontas, coberta por platina para suportar o forte calor gerado pela descarga elétrica. A função básica de um para-raios é proporcionar um caminho seguro para a descarga elétrica. Quando o fio está ligado a terra, o para-raios faz com que a descarga seja conduzida até o solo. O para-raios foi uma invenção criada não para evitar os raios, pois esse é um fenômeno natural impossível de evitar, mas sim procurar um meio de desviá-los de qualquer possível alvo.

QUESTÃO 2

Em eletricidade, estudamos conceitos relacionados a tensão, corrente, resistência, potência e etc, conceitos estes, aplicados em nossas vidas no dia a dia e que permitem o funcionamento de computadores, motores, máquinas de lavar roupas, liquidificadores, aparelhos hospitalares, ilumina casas, vias públicas, etc.

De que forma você relacionaria estes conceitos aos circuitos elétricos e consequentemente ao funcionamento dos equipamentos?

R:Podemos relacionar os conceitos das grandezas que envolvem a eletricidade nos aparelhos elétricos através das relações do trabalho exercido pela corrente elétrica e pela resistência embutida nos materiais que passam a corrente elétrica. Os circuitos elétricos são como um manual onde você marca e delimita componentes, tensão,resistência e potência, através dele podemos saber estás informações e calcula-las.

...

Baixar como  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »