TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ERVAS MEDICINAIS

Trabalho Universitário: ERVAS MEDICINAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 3

ERVAS MEDICINAIS

CAPIM-SANTO e ALECRIM

1. O QUE É O CAPIM-SANTO

É uma planta herbácea da família das gramíneas, nativa de regiões tropicais. Considerada como uma planta medicinal, apresenta propriedades anti febris, sudoríficas, analgésicas, calmantes, antidepressivas, diuréticas e expectorantes, além de ser bactericida, hepatoprotetora, antiespasmódica, estimulante da circulação periférica e estimulante estomacal e lácteo.

Nome científico: Cymbopogon citratus

Nomes alternativos: Capim-santo, capim-limão, capim-cidra, capim-cheiroso, cidreira.

Parte utilizada: Folha.

Uso medicinal: Indicada para cólicas intestinais e uterinas e como um calmante suave nos casos de ansiedade ou insônia.

Modos de uso: Chá de infusão das folhas.

Cuidados e contraindicações: Pode aumentar o efeito de medicamentos sedativos ou calmantes e ser abortivo em doses concentradas.

Efeitos colaterais: Desconhecidos.

1.2 CUIDADOS

Apesar das ervas serem de uso medicinal, utilizadas na área da fitoterapia, alguns cuidados precisam ser tomados. É preciso consultar um médico sempre antes de optar por utiliza-las em qualquer tipo de tratamento.

1.3 RECEITA DO CHÁ DE CAPIM-SANTO

Ferver um litro de água. Assim que começar a borbulhar, colocar sachês do capim santo dentro da chaleira. Depois, é só deixar tampado por 10 minutos e estará pronto para ser tomado.

Jamais congele o chá, pois assim a erva perde suas propriedades, e consuma o chá em até 24 horas, podendo o mesmo ser preparado todos os dias da mesma maneira.

1.4 BENEFÍCIOS DO CAPIM-SANTO

Essa erva é utilizada como chá medicinal, mas também em cosméticos e na culinária. Ela é útil no trato dos seguintes problemas:

 Diarreias; Cólicas; Artrite; Dores de cabeça, nas costas, e de estômago; Febres; Gases intestinais; Parasitas; Reumatismo; Tendinites; Oleosidade na pele; Calmante, Problemas de pele; Trata a insônia; Baixa a pressão arterial.

1.5 CAPIM SANTO: ALIADO DO EMAGRECIMENTO

Há muitas matérias em revistas relacionadas aos benefícios do capim santo quando se trata de perder peso. Algumas dessas matérias até garantem que essa erva ajuda uma pessoa a perder 12 kg por mês.

2.ALEGRIM

O alecrim possui propriedades digestiva e anti-infamatória e pode ser usado como remédio caseiro para tratamento de má digestão e reumatismo. Com o alecrim pode-se preparar um ótimo suco de ervas para cólicas menstruais.

Seu nome cientifico: é Rosmarinus officinalis L

2.1 PARA QUE SERVE O ALECRIM

O alecrim serve para o tratamento de depressão leve, fadiga, dor de cabeça, enxaqueca, má digestão, gases, tosse, sinusite, bronquite, problemas de concentração, fortalece a memória, gastrite e úlcera estomacal, artrite, artrose, reumatismo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com