TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCASSEZ DE ÁGUA EM ALGUNS ESTADOS BRASILEIROS

Monografias: ESCASSEZ DE ÁGUA EM ALGUNS ESTADOS BRASILEIROS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 3

1ª) PESQUISAR OS MOTIVOS DA ESCASSEZ DE ÁGUA EM ALGUMAS CIDADES DO BRASIL ATUALMENTE.

Crise de água

Auditoria do TCU (TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO) constata que 19 regiões metropolitanas podem entrar em colapso e que a economia brasileira já está sendo afetada

A abundância de recursos hídricos existentes no país

contribuiu para o desenvolvimento de uma cultura generalizada do desperdício

Apesar do Brasil possuir 8% de toda a água doce existente no planeta, a crise de abastecimento de água já é uma realidade brasileira e os seus efeitos já podem ser observados em diversas localidades. Estas são algumas das conclusões da auditoria operacional realizada pelo Tribunal de Contas da União (TUC), com o objetivo de analisar a questão.

O estudo foi feito junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Agência Nacional de Águas e Ministério do Meio Ambiente para avaliar a atuação do Governo Federal na gestão dos recursos hídricos, as perspectivas para o futuro próximo e as medidas preventivas que estejam sendo adotadas para evitar a escassez.

________________________________________

A crise não é conseqüência

apenas dos fatores climáticos

________________________________________

Em virtude da complexidade do assunto, a auditoria foi dividida em duas fases. A primeira realizou-se no período de outubro a dezembro de 2001. Foram feitas incursões em algumas cidades para diagnosticar as causas e as conseqüências da crise de abastecimento. Na segunda fase, realizada no primeiro semestre deste ano, foi investigada a integração entre política nacional de recursos hídricos e outras políticas públicas.

Dentre as informações apuradas, os técnicos do TCU observaram que a crise de água não é conseqüência apenas de fatores climáticos e geográficos, mas principalmente do uso irracional dos recursos hídricos. No relatório desta auditoria, o TCU aponta que entre as causas deste problema estão: o fato de que a água não é tratada como um bem estratégico no país, a falta de integração entre a política nacional de recursos hídricos e as demais políticas públicas, os graves problemas na área de saneamento básico e a forma como a água doce é compreendida, visto que muitos a julgam como um recurso infinito.

Segundo o TCU este quadro se repete em diversas regiões brasileiras. Hoje, pelo menos 19 regiões metropolitanas - onde está um terço da população - correm risco de colapso. O tribunal informa que a crise no abastecimento de água já é uma realidade, principalmente em regiões metropolitanas como as de São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Fortaleza, Belém, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, Natal, Vitória, entorno de Brasília, entre outros.

________________________________________

O setor elétrico teve custos adicionais

devido a problemas nos mananciais

________________________________________

Seis dos estados brasileiros já se encontram em situação de estresse hídrico periódico e regular. Este conceito baseia-se nas necessidades mínimas de consumo per capita para manter a qualidade de vida adequada em regiões moderadamente desenvolvidas. Quatro estados apresentam tendências a enfrentar ocasionalmente falta d’água. Considerando a disponibilidade hídrica desses 10 estados e somente a perspectiva de aumento populacional apresentada pelo IBGE/2000 (desconsiderando demais fatores, como a degradação ambiental, que ocasiona redução da quantidade hídrica), conclui-se que a situação tende a piorar consideravelmente no médio prazo.

2ª) O QUE MORADORES DESSAS CIDADES TEM FEITO PARA CONVIVER COM O RACIONAMENTO DE ÁGUA.

A busca por água não é exclusiva dos sertanejos nem dos que rezam pelo início das chuvas

Crianças, adultos e idosos conhecem bem o que significa buscar em outros lugares a água que não chega às torneiras de casa. Alguns enfrentam longas filas com seus baldes e garrafas, sob sol quente ou chuva, para garantir o armazenamento do necessário para viver com o mínimo de higiene e conforto em poços e bicas com acesso liberado para consumo. Mesmo com a água barrenta, eles preparam seus alimentos, lavam pratos e roupas e tomam banho, ao menos.

3ª) ILUSTRAR COM 5 FIGURAS. CADA FIGURA DEVE TER UMA LEGENDA EXPLICATIVA.

"Estamos a mercê da boa vontade dos outros, já que somos reféns de um sistema de abastecimento que favorece uma minoria", lamenta a aposentada

No Ibura, Ruanderson, de oito anos, faz questão de ajudar o pai a levar água para a família

Bica que fica às margens da BR-101 ajuda a aliviar as dificuldades

Na padaria, mudanças na rotina e na jornada de trabalho, por falta de água

Garrafas pet são as escudeiras da família de Marina Simões para garantir a água da casa, que não tem caixa de água

...

Baixar como  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »