TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTA ESCRITO

Seminário: ESTA ESCRITO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  Seminário  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 3

Está escrito na Palavra de Deus pelo profeta Isaias assim: "Vinde ó casa de Jacó, vinde achegai-vos, caminhemos sob a luz do nosso Deus" (Is 2,5). Quando lemos essa palavra e entendemos que Jacó somos nós - o povo de Deus hoje - e que essa palavra é na verdade um convite pessoal, que é para mim, como o recebo? Se chego a entender que é a mim que o Senhor chama para achegar-me a Ele e caminhar sob a Lua luz, o que se passa em meu coração? E ao mesmo tempo, se é um convite de Deus, como não aceitá-lo? Mas o que significa caminhar sob a luz do nosso Deus?

Se essas indagações palpitam em nosso coração é sinal de que já conseguimos parar, silenciar, dar um tempo à nossa alma de escutar a Deus. Em dois momentos solenes o Pai Eterno aponta para Jesus dizendo ser o Seu Filho Amado e que devemos escutá-Lo. O primeiro momento aconteceu quando Jesus entrou no rio Jordão e colocou-se humildemente diante de João Batista pedindo para ser batizado (dando-nos o exemplo do que precisamos fazer para receber a graça da filiação divina; quando o Pai nos torna Seus filhos e filhas - irmãos do Filho Amado). O outro momento, quando Jesus convidou três dos Seus discípulos para subirem um alto monte e lá, diante deles, tornou-se fulgurante de Luz enquanto a voz do Pai ressoava e continua ressoando sobre o mundo: "Este é o Meu filho Amado: ouvi-O".

Tomando essas palavras do Pai como uma sinalização na estrada da nossa vida, ouvir Jesus é o primeiro passo a ser dado sob a luz de Deus. Mas como ouvir Jesus se Ele não está mais no meio de nós com um corpo humano, se não podemos vê-Lo com os "olhos da carne"? E logo lembramos a maravilhosa promessa de Jesus escrita no evangelho de São Marcos: "Estarei convosco até o fim dos tempos". Sim, Ele está no meio de nós como prometeu. Está conosco na Pessoa do Espírito Santo que Ele deixou conosco como está escrito em João 14,26: "O Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito".

Jesus está no meio de nós e nos fala: na Palavra que está escrita como luz para os nossos passos, na Palavra da Igreja que confirma o que está escrito e nos acontecimentos que nos fazem refletir sobre a direção a tomar. E aqui nos deparamos com um grande perigo e ao mesmo tempo uma grave responsabilidade: se não ouvirmos Jesus não vamos poder caminhar sob a luz de Deus. Terrível é esse caminhar, pois sem a Luz do Mundo - que é Jesus - só nos resta "ir tateando" sob as luzes falsas daquele que é o "pai da mentira" e o "príncipe das trevas".

Esses dois nomes foram dados por Jesus a Satanás. Ouvindo Jesus, vamos conhecer bem o inimigo mortal. Vamos saber quem quer nos arrastar à tentação e destruir, como tentou fazer com Ele no deserto. Jesus que sabia quem era aquele tentador; conhecia bem sua malícia e a enfrentou proclamando sobre cada uma das tentação essa expressão de eterna vitória: está escrito. "Para trás, Satanás (Ele disse,), pois está escrito... (Jo 14,16). Proclamando "está escrito" Jesus derrotou o mortal inimigo e assim também nós. Quando proclamamos o que "está escrito", empunhamos o escudo da fé e vamos caminhamos sob a luz de Deus onde a treva não pode chegar.

Entre o caminho da luz e o caminho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com