TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE UM TRABALHO ESCRITO

Projeto de pesquisa: ORGANIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE UM TRABALHO ESCRITO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2013  •  Projeto de pesquisa  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 3

4

INTRODUÇÃO

Este documento é elaborado com a finalidade de servir de referência aos estudantes na organização e realização de trabalhos escritos em diferentes momentos do processo ensino- aprendizagem.

Esta versão segue os critérios normativos, utilizando a Norma Portuguesa 405.

O principal objectivo deste guia é descrever de forma clara os componentes de um trabalho

escrito curricular, critérios de organização e disposição textual.

Este guia está estruturado em três secções primárias, a primeira referente à organização e apresentação de um trabalho escrito, a segunda sobre outros componentes funcionais e a terceira relacionada com o método de organização de um artigo científico. Esta última secção não se enquadra no objectivo específico da realização dos trabalhos monográficos, visa oferecer contributos complementares e específicos, particularmente para os estudantes e professores que desejem propor artigos para revistas científicas.

5

1 - ORGANIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE UM TRABALHO ESCRITO

Por uma questão de harmonização de procedimentos, para facilitar o posterior arquivo e, sobretudo, para permitir maior equidade na avaliação dos documentos apresentados pelos estudantes, os trabalhos escritos devem ser elaborados de acordo com determinadas regras formais. Neste contexto, trata-se de trabalhos escritos enquanto documentos monográficos:

DOCUMENTO - É a base de conhecimentos fixada materialmente susceptível de ser utilizada

para consulta, investigação, estudo ou prova.

MONOGRAFIA - Também denominada de memória científica, é utilizada em trabalhos científicos escritos resultantes da pesquisa científica e com o intuito de apresentar uma contribuição relevante, original e pessoal à ciência. As monografias ou memórias científicas apresentam-se sempre numa forma completa, variando apenas ao nível da pesquisa.

No âmbito de uma politica ecológica e aproveitando melhor os recursos naturais, aconselha-se

que a mancha gráfica seja impressa na frente e verso da folha.

1.1 - CAPA

É a parte externa do trabalho, usada como componente formal e deve caracterizar-se pela sobriedade. Os elementos fundamentais são a Instituição, o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), título, local e data (Ver exemplo em Apêndice I).

1.2 - ELEMENTOS PRÉVIOS DO TEXTO

São considerados elementos prévios do texto a página/folha de rosto, errata, pensamento,

dedicatória, agradecimentos, lista de abreviaturas, siglas e sumário/índice.

1.2.1 - Página de rosto

Página de rosto, é onde se apresenta a informação mais completa do trabalho e que contém, habitualmente, o maior número de dados, devendo conter: toda a informação expressa na capa e um conjunto de informação complementar, sobre o nome do curso, o contexto em que se realiza o trabalho, bem como orientador(es) e sua titulação (Ver exemplo em Apêndice II).

6

1.2.2 - Errata

A errata deve ser apresentada, quando se justifique, imediatamente a seguir à folha de rosto. No entanto, por vezes, só são identificados erros após a entrega do(s) trabalho(s),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com