TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTEQUIOMETRIA

Artigos Científicos: ESTEQUIOMETRIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  1.196 Palavras (5 Páginas)  •  797 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

A química é a parte da ciência física, a qual significa que ela usa procedimentos quantitativos além dos qualitativos. Um dos procedimentos quantitativos fundamentais em química é a predição das massas de substancias e volumes de soluções envolvidas nas reações químicas. Algumas vezes precisamos saber a quantidade de produto esperar em uma reação ou quanto reagente precisamos para fabricar a quantidade desejada de produto. Para realizar esse tipo de calculo, precisamos analisar o lado quantitativo das reações químicas, o que chamamos de estequiometria das reações. A chave da estequiometria das reações é a equação química balanceada. O coeficiente estequiométrico de uma reação química informa a quantidade relativa (numero de mols) de uma substância que reage ou é produzida. Assim os coeficientes estequiométricos de: N2(g) + 3H(g) 2NH3(G), nós dizemos que quando 01 Mol de N2 reage, 03 Mols de H2 são consumidos e produzem 02 Mols de NH3. De acordo com publicações cientificas a estequiometria é imprescindível, principalmente na indústria, para o cálculo do rendimento dos processos industriais e da quantidade de reagentes necessária para atingir as expectativas de produção.

2 OBJETIVOS DA AULA PRÁTICA

Aplicar o cálculo estequiométrico nas reações envolvidas, verificar as substâncias em excesso, reagentes limitantes e o rendimento da reação.

3 SOLUÇÃO E MATERIAIS UTILIZADOS

-Béquer: usado para aquecimento de líquidos, reações de precipitação;

-Proveta: usado para medidas aproximadas de volume de líquidos;

-Tubo de ensaio: usado em reações químicas, principalmente testes de reações;

-Bastão de vidro: usado para agitar soluções, transporte de líquidos na filtração e outros fins;

-Pinça de madeira: usado para segurar tubos de ensaio durante aquecimento direto no bico de Bunsen;

-Bico de Bunsen: usado em aquecimento de laboratório;

-Papel alumínio;

-Estufa: usado para secagem de materiais (até 200º C);

-Cromato de potássio (K2CrO4);

-Cloreto de Bário (BaCl2);

-Funil: usado em transferência de líquidos em filtragem de laboratório;

-Suporte universal: usado para filtração, para sustentação de peças, tais como condensador, funil de decantação e outros fins;

-Papel de filtro;

-Balança de precisão: é um instrumento que mede a massa de um corpo, a unidade usual para massa é o kg. Portanto, o correto é dizer que as balanças medem as massas dos corpos e objetos, não o peso deles ;

- Vidro de relógio: usado para cobrir Becker em evaporações, pesagem e fins diversos;

-Água destilada.

4 PROCEDIMENTOS

Pesamos 0,8 g de cromato de Potássio, para isso utilizamos um pedaço de papel alumínio onde depositamos o material, – (K2CrO4) – essa pesagem foi realizada em uma balança de precisão, realizamos a tara do papel de alumínio, e em seguida transferimos para um béquer de 250 ml, solubilizando em 100 ml de água destilada, agitamos com o bastão de vidro até formar uma solução, depois levamos o béquer ao bico de bunsen onde a solução teve um aquecimento até chegar próximo do ponto de ebulição. Também pesamos 0,6 g de Cloreto de Bário (BaCl2) na balança de precisão junto com papel alumínio na mesma forma de utilização citada acima e transferimos também para um béquer de 250 ml solubilizando com 100 ml de água destilada. Após esses preparo houve mistura no béquer das duas soluções citadas acima gerando um volume em torno de 200 ml da mistura. A mistura preparada foi filtrada em um papel de filtro que teve a massa pesada (1,29g), para efeito de subtração na pesagem final do produto. Para a filtração, o papel foi pregueado e colocado no funil, preso ao anel de ferro no suporte universal. O conteúdo (precipitado) retirado juntamente com o papel de filtro foi colocado no vidro de relógio e levado para secar na estufa, a uma temperatura de 200º Cº, após a secagem pesou-se o produto junto com papel que rendeu 1,89 g de massa total, o valor da massa do produto foi calculada subtraindo a massa do papel de filtro anteriormente pesada, com a massa do papel de filtro com o precipitado seco, que deu seguinte resultado: 1,89g – 1,29g (massa do papel de filtro), obtendo 0,6 g de Cromato de Bário – (BaCrO4).

5 EQUAÇÕES QUÍMICAS BALANCEADAS E SUBSTÂNCIAS ENVOLVIDAS

K2CrO4 (aq) + BaCl2 (aq)2 KCI (aq)+ BaCrO4(aq)

K2CrO4  Cromato de potássio

BaCl2  Cloreto de Bário

2KCl  Cloreto de potássio (Solúvel)

BaCrO4  Cromato de Bário ( Precipitado)

Calculo estequiométrico  Especificar sobre rendimento

6- CALCULO ESTEQUIOMÉTRICO TEÓRICO DO PROCEDIMENTO

Massa molecular (K2CrO4)

K2 = 39 x 2 = 78

Cr = 52

O = 16 x 4 = 64

TOTAL 194g/ml

Massa molecular (BaCl2)

Ba = 137

Cl = 35,5 x 2 = 71

TOTAL 208g/ml

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com