TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTEQUIOMETRIA

Projeto de pesquisa: ESTEQUIOMETRIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

É de extrema importância ter conhecimento das relações quantitativas entre substâncias participantes de reações químicas, a estequiometria, para poder estudar sobre os compostos químicos em laboratório.

Será utilizado nesse experimento o cálculo para descobrir o rendimento percentual e o foco do experimento é a formação de alúmen a partir de alumínio e outras substâncias.

OBJETIVOS

Verificar as quantidades das substâncias participantes na reação e calcular os rendimentos real, teórico e percentual da reação.

EXPERIMENTO

1. Pesou-se aproximadamente 0,25 g de alumínio e na capela, em um béquer, adicionou-se 10,0 mL ao alumínio pesado e observou-se a liberação de hidrogênio na reação.

2. Colocou-se o béquer sobre uma chapa de aquecimento e aqueceu-se a solução para aumentar a velocidade da reação e em pouco menos de vinte minutos observou-se que não havia mais liberação de hidrogênio, retirando assim o béquer da chapa de aquecimento.

3. Filtrou-se a solução quente retendo todo resíduo escuro.

4. Adicionou-se 5,0 mL de ácido sulfúrico, H2SO4 6 mol/L a solução e aqueceu a solução com agitação constante para completar a reação e após cinco minutos filtrou-se a mistura como na etapa 3 mantendo a substância incolor.

5. Colocou-se o béquer com o filtrado no banho de gelo atritando o fundo do béquer com um bastão de vidro e formou-se assim, cristais de alúmen.

6. Pesou-se um papel de filtro e filtrou-se a vácuo os cristais de alúmen.

7. Após a filtragem, determinou-se a massa do papel mais os cristais de alúmen.

RESULTADOS

O passo 1 ocorreu como era esperado, ou seja, a reação liberou hidrogênio. A borbulha, a liberação de hidrogênio, vai aumentando conforme o tempo e o alumínio vão ficando com um tom cada vez mais ligado ao branco.

No passo 2 a solução foi posta na chapa aquecida às 16h14min e retirada às 16h32min e durante esse período a solução foi escurecendo até ficar com um tom cinza. Após retirar o béquer com a substância da chapa aquecida houve a filtragem onde todos os resíduos ficaram no filtro como era esperado no passo 3.

Nos passos 4 e 5 ocorreu o seguinte: Ao adicionar a quantia pedida de ácido sulfúrico, apareceu um precipitado que foi se dissolvendo cada vez que era colocado mais ácido sulfúrico. A solução foi aquecida durante alguns minutos e logo após, com o banho de gelo e o atrito com o bastão de vidro, apareceram cristais de alúmen no béquer.

Finalmente, nos passos 6 e 7 foi pesado primeiramente o papel de filtro a vácuo, que pesava 0,79 gramas. Após a filtragem a vácuo restaram somente os cristais de alúmen que junto com o papel pesava 4,89 gramas.

Cálculos para a obtenção dos rendimentos.

Obs.: Al: 26,98 g; K: 39,1 g; S: 32,06 g; O: 16 g; H: 1g.

Para se obter o rendimento teórico foi usada a regra de três a seguir:

Al

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com