TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EVOLUÇÃO DE COMPUTADORES

Tese: EVOLUÇÃO DE COMPUTADORES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  Tese  •  3.028 Palavras (13 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 13

A EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES

O computador atual é fruto de uma evolução que levou décadas para chegar onde está – e ainda está muito longe de chegar ao seu final. Se pensarmos que cerca de dez anos atrás os processadores ainda nem conheciam os núcleos múltiplos, imaginar as máquinas que inauguraram a informática é uma tarefa ainda mais complicada.

No início da década de 1950 já existiam computadores, mas eles não se apareciam nem um pouco com o que temos hoje, mas já realizavam alguns cálculos complexos em pouquíssimo tempo. Nesses 60 anos, elementos desapareceram componentes foram criados. Abaixo conheceremos um pouco mais sobre essa magnífica história.

A EVOLUÇÃO DOS SISTEMAS OPERACIONAIS

Atualmente, os sistemas operacionais (SO) estão cada vez mais fáceis de usar, possuindo interfaces muito simples e bonitas. Contudo, todas estas funcionalidades não surgiram do nada, foram evoluindo com o tempo. Por exemplo, a bela interface gráfica do Windows Vista é resultado de mais de 20 anos de desenvolvimento, desde as primeiras versões deste SO.

SISTEMA OPERACIONAL NÃO É A MÁQUINA

Atualmente, ainda são comuns alguns equívocos em relação ao sistema operacional. Por exemplo, todos alguma vez já ouviram um diálogo como este:

- Que computador você irá comprar?

- Vou comprar o Windows.

O diálogo acima demonstra um erro muito comum no mundo da informática: pensar que o sistema operacional é a máquina em si. Basicamente, o computador é composto por duas grandes categorias: hardware e software. A primeira delas se refere à parte física da máquina, ou seja, o que pode ser tocado fisicamente. Já a segunda abrange a parte lógica responsável por realizar tarefas, utilizando-se do hardware para a realização de suas tarefas.

Por isso, sistemas operacionais como o Windows, Linux ou o MAC OS, são apenas softwares que gerenciam toda a atividade do hardware, mas não o computador em si. Consequentemente, em um PC que contenha um dos SOs citados acima, quase sempre é possível instalar outro.

A Evolução dos sistemas.

1984: System 1.

O System 1 tinha desktop, janelas, ícones, mouse, menus e barras de rolagem.

O despejo de "Trash" funcionou como uma rampa de lixo, tudo desaparece depois de reiniciar o computador, não era possível trabalhar em dois aplicativos ao mesmo tempo, porque não havia memória virtual.

No System 1 não era impossível criar uma pasta dentro de outra, na verdade, todos os arquivos eram armazenados no mesmo endereço em disco, você criava uma nota na tabela de arquivos de modo que cada arquivo era de sua respectiva pasta.

Em seguida, o sistema de 1,1 adicionou avisos, caixa de diálogo, o comando para limpar o seu Mac e algumas ferramentas para a velocidade.

1985: System 2.

O System 2 teve melhorias notáveis. Aumento de 20% da velocidade do Finder. Mais opções foram adicionadas como: novas pastas, desligamento, impressora de mesa e os itens foram listados na vertical com um pequeno ícone. Discos ou unidades podiam ser arrastados para a lixeira ou extraídos.

1986: System 3.

No System 3 o Finder foi melhorado e mais rápido, a ordem do HFS (Hierarchical File System) foi substituído pelo Macintosh novo sistema de MFS (Macintosh File System).

As pastas eram reais e era possível criar pastas dentro de pastas. Ícones de zoom foram adicionados na parte inferior direita da janela do painel de instrumentos, clicando nesses links, você poderia alterar o tamanho para caber o conteúdo da pasta, se possível.

• O System 3.2, 30 erros foram corrigidos, a calculadora foi atualizada para o teclado na tela parecer um teclado numérico.

• O System 3.3, foi adicionado por AppleShare, compartilhador de arquivos do velho Macintosh.

1987: System 4.

O System 4 foi apresentado como Macintosh SE e Macintosh II. Para este sistema foi adicionado múltiplo suporte ao munitor.

• O System 4.1, suportava discos de 32MB, foi implementado o Finder múltiplo, os usuários podiam alternar entre o Finder, que suportava só um programa e Finder múltiplo que suportava vários programas simultaneamente.

Agora o Finder mostrava o quanto de memória cada programa utilizava, também acrescentou um painel de controle configurável.

• O System 4.3 foi um sistema atualizado, ele corrigiu alguns bugs e drivers de impressora.

1988: System 6.

No System 6, cores foram adicionadas. Na opção de "Limpar Disco" foi adicionado um botão para cancelar esta ação, também foi adicionada a opção de

exibir o número da versão do arquivo.

Foi adicionada também uma notificação ao monitor permitindo os programas de notificar o usuário através da barra de menu, se necessário conectá-los.

1990: System 7.

O System 7 foi a grande mudança de software para da época, permitindo realizar várias tarefas simultaneamente. A memória também teve uma grande mudança para 32b, esta permitiu que os Macs usassem mais de 8 MB de memória RAM.

A rede Apple Talk e o compartilhamento de arquivos pela AppleShare foi adicionado ao sistema operacional, como uma opção adicional. O QuickTime software multimídia foi também trabalhado no sistema, mas o software estava disponível como um extra.O System 7 adicionou muitas características que iriam ser constituídas no novo Mac OS X.

O menu foi adicionado no canto inferior direito do painel, mostrando a lista dos programas que estavam sendo usados na época e permitiu aos usuários alternar entre elas. Após a aplicação foi adicionada o menu "Ajuda". A Lixeira foi alterada para uma pasta, permitindo que excluísse os arquivos selecionando a opção “limpar” lixeira.

Foi implementado a opção “arrastar”, para movimentar um texto de um programa para outro sem ter que copiar e colar. No System 7 finalmente o Finder recebeu cores, tornando os elementos da interface como se fossem em 3D.

• O System 7.0.1p, foi lançado junto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com