TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXTRAÇÃO SIMPLES Solvente/Solvente - Extração De Iodo De Fase Aquosa

Pesquisas Acadêmicas: EXTRAÇÃO SIMPLES Solvente/Solvente - Extração De Iodo De Fase Aquosa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  1.365 Palavras (6 Páginas)  •  4.648 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

O encontro de substancias puras na natureza é raro, comumente, encontram-se substâncias impuras, as quais são as misturas de uma substância principal com outras, que constituem a sua impureza. Por isso, na química, a separação de misturas é imprescindível, uma vez que é utilizada para obtenção de resultados mais precisos e exatos em pesquisas e experimentos (USBERCO; LEMBO; CARVALHO, 1990-1991).

Consequentemente, foram criados métodos especiais que separam as impurezas encontradas nas substâncias, purificando-as. Esses processos de separação de componentes da mistura, também são conhecidos como Análise Imediata, a qual é classificada em dois grupos: Separação de misturas homogêneas e Separação de misturas heterogêneas, que vão desde métodos mais simples até os mais complexos (USBERCO; LEMBO; CARVALHO, 1990-1991).

No primeiro grupo, estão as utilizadas em soluções de líquido e sólido tais como Destilação Simples (obtém-se líquido puro) e Evaporação do solvente (obtém-se sólidos); a Destilação Fracionada, a qual é utilizada em soluções líquido-líquido e por fim, as utilizadas em soluções com dois gases como Liquefação Fracionada e Liquefação total da mistura e posterior destilação fracionada (USBERCO; LEMBO; CARVALHO, 1990-1991).

No segundo grupo, encontra-se Filtração, utilizada em separação de sólido/líquido e sólido/gás; o Funil de decantação para separação de líquido/líquido; e para separação de dois sólidos pode-se fazer o uso de Dissolução Fracionada, Separação Magnética, Catação, Ventilação, Levigação, Flotação, Cristalização Fracionada e Peneiração (USBERCO; LEMBO; CARVALHO, 1990-1991).

Um exemplo que pode ser citado na extração com solvente, na separação de dois líquidos heterogêneos, é a extração do Iodo a partir do clorofórmio. Nela, utiliza-se um dos métodos da extração simples, a Extração líquido/líquido ou Partição, que consiste em colocar em contato um solvente orgânico imiscível juntamente com um solvente aquoso, no intuito de transferir um ou mais solutos para o solvente imiscível, separando assim a fase inferior (mais densa) da superior (menos densa) (USBERCO; LEMBO; CARVALHO, 1990-1991).

O Iodo é um sólido com volatilidade muito alta em temperatura ambiente, baixa solubilidade em água, mas quando em contato com compostos como o dissulfeto de

Relatório de aula prática de ZAB0166 – Química Orgânica

2

carbono, tetracloreto de carbono e clorofórmio, ocorre o contrário. A perda de Iodo por volatilização é evitada pela adição de um grande excesso de íons iodeto, os quais reagem com o Iodo para a formação de íons triiodeto, segundo a equação, além disso, quando em solução aquosa de iodeto apresenta uma cor amarelo castanha intensa (BACCAN et al., 2001).

I-(aq)+ I2(aq) I-3(aq)

Para a melhor elaboração dessa técnica, faz-se o uso do Funil de Decantação, Funil de Bromo ou Funil de separação, este é um balão com uma torneira na parte inferior, como mostrado na Figura 1, que permite o escoamento do líquido que constitui a fase mais densa. Essa extração líquido/líquido é descontinua, uma vez que, existe uma grande diferença de solubilidade do soluto nos dois solventes (UFSC, 2013).

Figura 1. Extração líquido/líquido muito utilizado em extrações descontínuas.

Outra extração que pode ser feita entre dois líquidos é a Extração Líquido/líquido Contínua, onde o solvente passa continuamente sobre a solução que contém o soluto para o balão de aquecimento, e a partir da destilação do solvente, o soluto vai concentrando-se nesse balão. Essa extração é tida quando a solubilidade do soluto é pequena ou quando se deseja maximizar a extração do soluto. Nesse

Relatório de aula prática de ZAB0166 – Química Orgânica

3

procedimento, o aparelho a ser utilizado é o Extrator de Soxhlet, conforme a Figura 2. (UFSC, 2013)

Figura 2. Extrator de Soxhlet muito utilizado na Extração Contínua.

2. OBJETIVO O objetivo desse experimento foi estudar de modo mais aprofundado os princípios básicos da teoria extração com solvente e aprender, na prática, uma das diversas técnicas de separação, a extração líquido/líquido, ou Partição, promovendo assim, a separação do Iodo presente na mistura. Além disso, visou-se aprimorar os conhecimentos nos aparelhos e vidrarias a serem utilizadas.

3. METODOLOGIA Primeiramente, foi colocado 100 mL de uma solução de Iodo (I2), o qual foi preparada previamente pelos técnicos, em um béquer, sendo esse procedimento feito na capela. Então, essa solução foi transferida do béquer para o funil de separação adequado (200 ou 500 mL). Com o auxílio de uma proveta, foi adicionado 40 mL de clorofórmio, o qual se encontrava na capela, na solução de Iodo que

Relatório de aula prática de ZAB0166 – Química Orgânica

4

estava no funil de separação. Aguardou-se a separação das fases e agitou-se vigorosamente. Em seguida, a fase orgânica que se encontrava na parte inferior do Funil de Separação foi escoada para um Erlenmeyer. Ao escoar o líquido inferior, retirou-se, necessariamente a tampa do funil, uma vez que a pressão interna existente poderia causar dificuldade no escoamento. Repetiu-se o procedimento de adição de clorofórmio mais duas vezes na mesma solução de Iodo. Reuniu-se o extrato orgânico no mesmo Erlenmeyer. Descartaram-se as fases orgânicas e aquosas em seus respectivos descartes, e lavaram-se de modo eficaz as vidrarias que foram utilizadas no experimento.

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO No processo de separação por extração, ao misturar a solução aquosa de I2 e o clorofórmio, notou-se que antes da agitação do sistema, apresentava duas fases distintas, o primeiro com coloração castanha clara e o segundo passou de transparente para um tom rosado claro, como observado na Figura 3.

Figura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com