TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Edo Aplicação Da Engenharia Civil

Artigos Científicos: Edo Aplicação Da Engenharia Civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  253 Palavras (2 Páginas)  •  1.433 Visualizações

Página 1 de 2

EQUAÇÃO DIFERENCIAL APLICADA À ENGENHARIA CIVIL

As vigas são elementos estruturais essenciais para as edificações. São compostas de madeira, ferro ou concreto. São utilizadas também para transferir o peso das lajes e de paredes, portas às colunas. A engenharia civil se dedica ao estudo das tensões recebidas pela estrutura, e existem problemas que envolvem equações diferenciais. O exemplo abaixo mostra um problema que envolve a flexão nas vigas, sejam elas engastadas, como mostra a figura 1 ou bi-apoiadas, como mostra a figura

Em prédios, as vigas dos pavimentos não podem defletir excessivamente para evitar efeitos psicológicos indesejáveis sobre os ocupantes e para minimizar ou evitar situações de preocupação com os materiais frágeis de acabamento. Da mesma forma a informação sobre características de deformação de membros é essencial ao estudo de vibrações de maquinas, assim como em estruturas estacionárias e de avião.

Essas vigas, sob a ação de cargas aplicadas (inclusive seu próprio peso) e das reações dos apoios, sofrem uma deformação, flexionando-se. O eixo de simetria da viga é uma linha imaginária que passa pelos centros de gravidade das seções transversais da viga e que se curva quando a mesma é submetida a uma carga.

Admitiremos a viga como sendo formada por fibras longitudinais. Na flexão, as fibras da metade superior da viga da figura 3 são comprimidas e as da metade inferior são tracionadas, as duas partes sendo separadas por uma superfície neutra cujas fibras não sofrem tração nem compressão.

A fibra que inicialmente coincidia com o eixo da viga, encontra-se agora, na superfície neutra ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com