TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação E Saúde

Monografias: Educação E Saúde. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2014  •  1.184 Palavras (5 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 5

1a. Avaliação a Distância – 2014/2

Disciplina: Educação em Saúde

1ª. Questão

O trecho a seguir foi publicado no sítio http://www.portalresiduossolidos.com/reciclagem-de-pilhas-e-baterias/ no dia 09 de abril de 2014, utilizando como fonte os Cadernos de Educação Ambiental – Resíduos Sólidos – Governo do Estado de São Paulo:

Reciclagem de Pilhas e Baterias

De composição extremamente variada e largamente utilizadas no dia a dia, nas residências, comércios e indústrias, as pilhas e baterias se tornaram um resíduo abundante na sociedade atual. Uma pilha é um dispositivo que gera eletricidade a partir da transformação da energia química. Existem dois tipos básicos de pilhas: primárias (não recarregáveis) e secundárias (recarregáveis).

[...] O descarte das pilhas e baterias nos resíduos sólidos domiciliares vem sendo restringido em diversos países. No Brasil, este descarte é regulamentado pela Resolução CONAMA 401, de 2008, que estabelece os limites máximos de chumbo, cádmio e mercúrio para pilhas e baterias comercializadas no território nacional e os critérios e padrões para o seu gerenciamento ambientalmente adequado.

[...] Como alternativa ao descarte, há os processos de reciclagem dos metais e outros materiais presentes nas pilhas e baterias. As tecnologias para a reciclagem de pilhas e baterias começaram a ser pesquisadas e desenvolvidas na década de 80; atualmente, são três as tecnologias aplicadas na reciclagem de pilhas e baterias: 1) a mineralúrgica, baseada em operações de tratamento de minérios; 2) a hidrometalúrgica; e 3) a pirometalúrgica.

a) Faça uma pesquisa em sua localidade sobre a coleta seletiva de pilhas e baterias e responda os itens abaixo: (Valor: 3 pontos)

a.1) localidade em que foi feita a pesquisa: Em Angra dos Reis, mais especificamente no centro da cidade.

a.2) descreva como ocorre a coleta seletiva, se há participação do poder público ou se somente a iniciativa privada realiza esta coleta (mínimo de 5 e máximo de 10 linhas). (valor 2,0)

Podemos verificar em Angra dos Reis alguns significativos pontos de coleta seletiva, porém não há só a participação da iniciativa privada como também há, outros pontos de coleta que contam com o auxílio e empenho do poder público do município.

A coleta é feita por meio de Postos de Entrega Voluntária (PEV) e dos PEV’s itinerantes que funcionam nos bairros, recebendo recicláveis e resíduos poluentes, e são encaminhados para os pontos de recolhimento específico que a prefeitura disponibiliza. Já a empresa privada visitada (Loja da Vivo) conta com um posto voluntário dentro da própria loja, onde eles recolhem e encaminham de forma adequada para o Instituto Vivo.

a.3) local onde foi identificado um posto de coleta: Loja da Vivo (registre fotograficamente e envie em anexo, mostrando a presença do grupo no local de coleta). (valor 1,0)

b) Faça uma pesquisa sobre as consequências provocadas pela contaminação do ambiente com os componentes presentes nas pilhas e baterias. (Valor: 2 pontos)

(mínimo de 10 e máximo de 15 linhas).

Sabemos da necessidade que há no que se refere ao descarte correto dos materiais como pilhas e baterias, pois eles apresentam em sua composição metais considerados perigosos à saúde humana como também ao meio ambiente tais como: mercúrio, cádmio, manganês, chumbo, cobre, níquel, lítio e zinco. Dentre esses os metais que apresentam maior risco à saúde são: o chumbo, o mercúrio e o cádmio.

A contaminação do solo, córregos, riachos, águas, plantas, animais e lençóis freáticos são algumas consequências do descarte incorreto de pilhas e baterias usadas. Contudo essa contaminação chega à cadeia alimentar humana por meio da irrigação agrícola ou do consumo direto.

Os metais pesados possuem alto poder de disseminação e uma capacidade surpreendente de acumular-se no corpo humano e em todos os organismos vivos, que são incapazes de metabolizá-los ou eliminá-los. Por isso, são capazes de causar doenças renais, cânceres e problemas relacionados no sistema nervoso central.

2ª. Questão

O trecho a seguir foi publicado no sítio F5 News de Sergipe, no dia 04 de junho de 2014

Cooperativa de reciclagem inaugura nova sede em Socorro

Ação cumpre diretriz da Política Nacional de Resíduos Sólidos

Formada por ex-catadores do lixão da Palestina, a Cooperativa de Reciclagem ‘Reviravolta’ vai inaugurar à sua sede nesta quinta-feira (5), às 15 horas, no município de Nossa Senhora do Socorro. A instalação da sede da cooperativa, que tem associados que trabalham no programa de coleta seletiva da cidade, cumprirá uma das diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A união de esforços da Prefeitura, da Promotoria de Meio Ambiente e Urbanismo e da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com