TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação inclusiva no Brasil

Pesquisas Acadêmicas: Educação inclusiva no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.253 Palavras (6 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 5

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 7

4 REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

O tema referente à atuação pedagógica inclusiva do professor na educação básica vem ocupando grande espaço nos estudos de pesquisadores e profissionais da educação. Há consenso em se enfatizar deficiências de formação docente e, como consequência, muitas dificuldades em suas atuações profissionais. Há algumas décadas, acreditava-se que depois de concluída a formação inicial, o profissional da educação estaria preparado para atuar pelo resto de sua vida. Hoje a visão é outra. O mercado de trabalho exige pessoas cada vez mais capacitadas, preparadas e atualizadas para o exercício de suas profissões. Especialmente no âmbito da educação, isso não poderia ser diferente.

A experiência da professora Cristiane Soares Carneiro Mendes, Fortaleza-CE do Atendimento Educacional Especializado. Iniciou um projeto na escola baseado no Curso Portas Abertas para a Inclusão, junto com a coordenadora pedagógica Heloíza Moreira e o professor de Educação Física Paulo Carneiro.

Uma das atividades foi idealizada pelo professor de Educação Física e foi desenvolvida numa turma de 5º ano com uma aluna com diagnóstico de sequela neurológica por Paralisia Cerebral. A referida aluna nunca havia participado das atividades de Educação Física e motivados pelo curso, investimos para que fosse possível a sua participação numa aula onde os alunos praticariam vôlei sentado.

A turma do 5º ano ficou bastante empolgada e o fato de ser uma atividade em que eles ficariam sentados, facilitaria a participação da aluna, visto que ela não anda e não seria adequado jogar com os colegas, sentada na cadeira de rodas. Os alunos iniciaram a atividade orientada pelo professor de educação Física, com a colaboração da professora da Sala de AEE. Foi escolhido o espaço da quadra poliesportiva, para ser realizada a atividade, os alunos seguraram a fita que serviu como rede e todos participaram de alguma forma.

A direção da escola colaborou com o apoio logístico, tirando as fotos entre outras providências. Foi uma atividade riquíssima e todos os alunos participaram ativamente no jogo, inclusive ajudando a aluna com deficiência física a passar a bola quando ela apresentou alguma dificuldade.

Criar uma sala de aula inclusiva é um desafio. Os professores devem criar ambientes de aprendizagem que valorizem a criatividade, o potencial individual, as interações sociais, o trabalho cooperativo, a experimentação e a inovação. Além do mais, é essencial o suporte que os professores podem receber, a vários níveis, dentro e fora da escola.

Para o professor, certamente isso é um grande desafio, pois requer toda uma revisão na sua prática pedagógica, visando atender à diversidade dos alunos.

2 DESENVOLVIMENTO

A educação inclusiva surgiu a partir de 1994, com a Declaração de Salamanca, é uma ação educacional humanística, democrática, amorosa, mas não piedosa, que percebe o sujeito em sua singularidade e que tem como objetivos o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos.

Portanto a Educação Inclusiva atenta à diversidade inerente à espécie humana, busca perceber e atender as necessidades educativas especiais de todos os sujeitos-alunos, em salas de aulas comuns, em um sistema regular de ensino, de forma a promover a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal de todos. Prática pedagógica coletiva, multifacetada, dinâmica e flexível requer mudanças significativas na estrutura e no funcionamento das escolas, na formação humana dos professores e nas relações família-escola.

O objetivo da inclusão demonstra uma evolução da cultura ocidental, defendendo que nenhuma criança deve ser separada das outras por apresentar alguma espécie de deficiência.

.

2.1 INCLUSÃO NO BRASIL E EDUCAÇÃO ESPECIAL NA ESCOLA REGULAR

Segundo Daniela Alonso (2012), o esforço pela inclusão social e escolar de pessoas com necessidades especiais no Brasil é a resposta para uma situação que perpetuava a segregação dessas pessoas e cerceava o seu pleno desenvolvimento. Até o início do século xxi, o sistema educacional brasileiro abrigava dois tipos de serviços: a escola regular e a escola especial- ou o aluno frequentava uma, ou a outra. Na última década, nosso sistema escolar modificou-se com a proposta inclusiva e um único tipo de escola foi adotado: a regular, que acolhe todos os alunos, apresenta meios e recursos adequados e oferece apoio àqueles que encontram barreiras para a aprendizagem.

A educação inclusiva no Brasil ainda está em seu estado embrionário, e sabemos que o apoio e o investimento dos governos são necessários. Todavia, esperamos que o contínuo aprimoramento de projetos nesse sentido, tanto na formação, como na formação continuada de professores, com o tempo sane ou pelo menos minimize os pontos decadentes do atendimento aos portadores de necessidades especiais.

O que se pode dizer que a Educação inclusiva compreende a Educação especial dentro da escola regular como exemplo da proposta realizada pela professora Cristiane, assim ela transforma a escola em um espaço para todos. Ela favorece a diversidade na medida em que considera que todos os alunos podem ter necessidades especiais em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com