TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletricidade Atmosférica E Fenômenos Correlatos

Dissertações: Eletricidade Atmosférica E Fenômenos Correlatos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/8/2014  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 3

GEWANDSZNAJDER, Fernando. A Pesquisa Científica. In: ALVES-MAZZOTTI, Alda J.; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O Método nas Ciências Naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. Ed. São Paulo, Pioneira, 1999. Pg. 65 – 84.

CREDENCIAIS DO AUTOR

Fernando Gewandsznajder possui licenciatura em Biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado em Filosofia Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e doutor em Educação pela Faculdade de Educação da UFRJ. Autor de diversas obras, Fernando escreve sobre metodologia científica, além de produzir livros didáticos na área de Biologia para os ensinos fundamental e médio.

RESUMO DO CAPÍTULO TRÊS

A pesquisa científica é um instrumento pelo qual todo pesquisador se apoia para obter informações relevantes sobre um conjunto de dados do mundo real. No capítulo três, Gewandsznajder traz à tona conceitos de suma importância para a prática da pesquisa na área científica.

Incialmente, o capítulo faz uma abordagem sobre a natureza do problema na investigação científica e argumenta-se que é a partir de uma percepção do problema que o raciocínio e a pesquisa surgem. É aceitável que na ciência certos problemas possam aparecer e que isso é um resultado do conflito entre os dados e as observações.

Com o problema em mãos, a tarefa do pesquisador é tentar resolver ou entender os problemas através das explicações científicas. Para isso, o cientista deve ter em mãos as ferramentas da lógica de maneira que a sua generalização, leis e teorias científicas tenham coerência e expliquem de forma satisfatória as observações e experimentos.

O que fazer diante de fenômenos aparentemente aleatórios? Como entendê-los e explicá-los? Uma ferramenta imprescindível para esse tipo de situação é a estatística. A estatística nos fornece dados quantitativos sobre a evolução de um conjunto de eventos e com ela podemos ter uma noção de como o sistema esta mudando ao longo do tempo. A mecânica quântica é uma área que depende de dados estatísticos, pois uma série de fenômenos no mundo subatômico ocorre de maneira aleatória e imprevisível.

Dando continuidade ao estudo da pesquisa científica, Fernando faz uma análise do significado das leis e teorias. Segundo o autor “uma lei pode ser considerada como uma classe especial de hipóteses que tem a forma de enunciados gerais...” (pg. 70). As teorias são mais profundas e vão além do nível da observação. A razão pela qual há tantos conflitos nas teorias científicas se deve ao fato da complexidade do mundo real; o mesmo possui inúmeras propriedades e seria impossível analisa-los em todos os seus aspectos.

O teste das hipóteses desempenha um papel essencial na pesquisa científica. Os testes revelam se os candidatos a teorias ou as tentativas de explicar um fenômeno são coerentes e satisfazem os critérios estabelecidos cobrindo de maneira explanatória os fenômenos observados e extraídos do mundo real. Verifica-se também uma possível generalização de maneira que se possa estender a análise para uma concepção de mundo mais ampla que possa explicar coerentemente uma gama de eventos. Vale também destacar a importância dos testes estatísticos que nos oferecem uma aproximação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com