TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletricidade E Eletrica

Monografias: Eletricidade E Eletrica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 2

Esta atividade é importante para que você aprenda a simular circuitos elétricos usando ferramenta computacional e possa usar esta habilidade no desenvolvimento do desafio. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe) 1. Supor que em um sistema computacional é necessária uma tensão de referência de 7,5V para uma aplicação de interface. Considerando o circuito divisor de tensão a seguir, calcular a relação entre R1 e R2 capaz de gerar a tensão necessária. Anotar os resultados obtidos.

Obs.: Para efeitos de projeto, considerar que a corrente no ramo da tensão de referência (REF) é desprezível.

Figura 2 – Divisor de tensão. (Fonte: elaborada pelo autor)

2. Encontrar e anotar o valor da corrente no ramo central (resistor de 4 ohms) do circuito a seguir.

Figura 3 – Circuito com duas fontes de tensão. (Fonte: elaborada pelo autor)

Ciência da Computação - 1ª Série - Eletricidade e Eletrônica

Eberval Oliveira Castro

Pág. 6 de 9

Passo 2 (Equipe) Realizar a simulação dos circuitos das Figuras 2 e 3 usando um software disponível no laboratório da sua faculdade e anotar os resultados. Em caso de dúvidas, pedir orientação ao seu professor.

Sugestão A referência abaixo contém um tutorial para o software de simulação Circuit Maker, versão para estudantes, que pode ser adquirido gratuitamente por meio da Internet:

 CASTRO, E.O. Introdução ao uso do simulador de circuitos CircuitMaker Student 6.2c para o apoio no ensino-aprendizado de Eletricidade e Eletrônica. Disponível em: <http://tyni.cc/artigo-circuit-maker>. Disponível também em: <https://docs.google.com/a/anhanguera.com/file/d/0B6lEwJAJrF67N2NmNTZkM zUtNWQxYS00YjMyLWEyYjUtZmM1ZWE4NmU0YjRk/edit?authkey=CJTclaIM>. Acessos em: 25 abr. 2013.

Passo 3 (Equipe) Responder às questões abaixo: 1. Explicar a Primeira Lei de Ohm. 2. Explicar a Segunda Lei de Ohm. 3. Explicar a técnica de análise de circuitos por divisor de tensão. 4. Explicar a técnica de análise de circuito por superposição. 5. Como se dá a transformação de fontes nos circuitos usando os teoremas de Thèvenin e de Norton? Exemplificar. 6. Qual técnica seria usada pela sua equipe na análise do circuito da figura 3? Explicar.

Passo 4 (Equipe) Escrever um relatório denominado Relatório Parcial 2 – Análise e Simulação de Circuitos Elétricos. O documento deve conter os cálculos realizados na análise do circuito da Figura 2, os resultados da simulação e as respostas às questões anteriores. Formatar o relatório segundo as normas do item “Padronização” e entregar ao professor da disciplina conforme planejamento realizado por ele.

ETAPA 3 (tempo para realização: 5 horas)

 Aula-tema: Carga e Descarga de um Capacitor - Circuito RC. Circuito RC. Circuito RC. Esta atividade é importante para que você projete e um circuito de Reset RC para um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com