TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletroscópio

Pesquisas Acadêmicas: Eletroscópio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 3

1. Introdução

No nosso dia a dia é comum sofrermos dação da força eletrostática, porém, não nos damos conta disso. O que pode ser visto apenas como uma brincadeira de criança ao ver os pelos do braço serem atraídos pela tela de uma televisão antiga, pode ser explicado pela física. Este relatório descreve como isso acontece, de forma simples e dinâmica, a qual contribui positivamente para o conhecimento didático e profissional, podendo ser aplicado em ambiente escolar.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Experiências demonstram também que há dois tipos de carga elétrica, chamadas por Benjamin Franklin (1706-1790) de positiva e negativa. Com base nas experiências e conclusões de Franklin, cargas iguais se repelem e cargas diferentes se atraem.

Quando dois corpos inicialmente neutros são carregados ao se esfregar entre si, não é criada carga no processo. Os corpos tornam-se carregados porque elétrons são transferidos de um corpo para o outro. Um corpo ganha uma quantidade de carga negativa dos elétrons transferidos para ele enquanto o outro perde uma quantidade igual de carga negativa e, consequentemente, fica com uma carga positiva.

Condutores são materiais nos quais as cargas elétricas se deslocam de maneira relativamente livre e os isolantes são materiais nos quais as cargas elétricas não se deslocam livremente.

Processos de eletrização por atrito - Ocorre quando atritamos dois corpos de substâncias diferentes (ou não), inicialmente neutros, e haverá transferência de eletros de um corpo para o outro, de tal forma que um corpo fique eletrizado positivamente (cedeu elétrons), e outro corpo fique eletrizado negativamente (ganhou elétrons). A eletrização por atrito é mais forte atritamos um material com facilidade de receber elétrons com um que tenha facilidade de recebê-los.

Maior facilidade de obter carga positiva:

Pele humana seca

Couro

Pele de coelho

Vidro

Cabelo humano

Nylon

Chumbo

Pele de gato

Seda

Alumínio

Papel

Neutros:

Algodão

Aço

Maior facilidade de obter carga negativa

Madeira

Âmbar

Borracha Dura

Níquel e Cobre

Prata e Latão

Ouro e Platina

Poliéster

Isopor

Filme de PVC

Poliuretano

Polietileno

PVC

Teflon

Alguns materiais quando atritados aos pares (um contra o outro), geram mais cargas elétricas livres do que outros pares. Uma vez que a eletrização de um corpo nada mais é do que a quantidade de partículas carregadas em excesso na superfície do material desse corpo, oriundas do processo de atrito entende-se que existem certos materiais que tem maior tendência de fornecer elétrons (e assim tornarem-se positivamente eletrizados) ou de receber elétrons (e assim tornam-se negativamente eletrizados) do que outros. Essa tabela é denominada de série triboelétrica dos materiais.

3. Objetivo

Descrever o funcionamento do eletroscópio de folhas;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com