TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Embriologia

Resenha: Embriologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  Resenha  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 2

Este processo depende basicamente do tipo de ovócito, ou seja, do tipo de ovo que cada grupo de animal possuí. Cada ovo é classificado de acordo com quantidade e distribuição de vitelo (material nutritivo), constituído principalmente por proteínas e lipídios

 Segmentação holoblástica ocorre em ovos oligolécitos que possuí pouco vitelo e que se distribui igualmente por toda a célula. Isso permite que as divisões celulares sejam rápidas.

O zigoto dá início a uma série de divisões sucessivas por mitose. São as clivagens, onde o volume do embrião se mantém. As células resultantes das primeiras divisões do zigoto são os blastômeros, cujo número aumenta em progressão geométrica até produzir uma esfera maciça de células, a mórula.

Depois as células se afastam do centro, onde se forma uma câmara cheia de líquido. Nesse estágio, o embrião é chamado blástula. Devido ao consumo de material nutritivo, o volume da blástula é menor que o do zigoto.

Gastrulação é a fase onde se iniciam as diferenças mais marcantes entre os vertebrados. Consiste no período em que a massa celular da blástula irá originar 3 camadas ou folhetos germinativos. Processo em que as células sofrem um rearranjo, originando uma nova estrutura, a gástrula , na qual o plano corporal do animal é definido. A migração de células para o interior do embrião faz com que a blastocele desapareça, surgindo uma nova cavidade, o arquêntero , onde ocorrerá o início da formação do tubo digestório. O arquêntero se comunica com o meio externo através de um abertura chamada blastóporo.

O plano de organização corporal ocorre na fase da gástrula. Nesta fase os blastômeros irão se diferenciar em três conjuntos de células, denominados ectoderma, mesoderma e endoderma. Esses conjuntos celulares são também chamados de folhetos germinativos e estes irão gerar todos os tecidos do corpos. Ectoderma: camada mais externa do embrião que origina a epiderme e estruturas associadas a ela. Além disso, origina também o sistema nervoso Endoderma: tecido mais interno que delimita a cavidade do arquêntero. Além de originar o revestimento do tubo digestório, forma também estruturas glandulares associadas à digestão . Origina também os sistemas respiratórios: brânquias e pulmões. Mesoderma: o tecido intermediário origina músculos, ossos, sistema cardiovascular e sistema urogenital.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com