TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo

Pesquisas Acadêmicas: Empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  3.063 Palavras (13 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 13

A distribuição física das mercadorias é um problema distinto da criação de demanda, com grandes falhas das operações de distribuição devido à falta de coordenação, entre a criação da demanda e o fornecimento físico, sendo pois uma questão que deve ser enfrentada e respondida antes de começar o trabalho de distribuição.

Entretanto, a logística não se refere apenas à distribuição física e sim, a gestão de estoques, armazenagem, distribuição, gestão de compras e transporte, além das atividades de apoio. Ao longo do tempo, a logística vem evoluindo, passando de ações isoladas para ações sinérgicas, ou seja, à logística integrada e, atualmente, supply chain management (gerenciamento da cadeia de suprimentos), aspectos estes que serão aqui abordados.

efinições e Conceitos de Supply Chain Management (definição e conceito de Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos)

Do conceito de logística à logística empresarial

_________________________________________________________________________________

A logística e a estratégia competitiva, estão não somente presente no nosso dia a dia como fazem parte da nossa história, um exemplo disto foi a preparação para a guerra do golfo, o EUA e seus aliados tiveram que deslocar grande quantidade de materiais por longas distancias e em pouco tempo. Quase Um milhão de pessoas e de materiais (suprimentos) tiveram que ser transportados pelo ar por aproximadamente 12.000 Km e mais de Dois Milhões de toneladas pelo Mar em meses, usando somente recursos da logística e estratégia.

Ao longo da nossa historia além das guerras a maior parte dos ganhos e perdas do Mercado tem sido grande parte é da capacidade e do poder da logística, mais de algum jeito as organizações demoraram para reconhecer o impacto vital que o gerenciamento logístico tem na obtenção da vantagem competitiva. Mais grande parte, deve-se a falta de planejamento e ao baixo nível de compreensão dos benefícios da integração entre a logística e o planejamento.

No âmbito Empresarial

Gestão da Cadeia de Suprimentos – conceitos, tendências e ideias para melhoria

Logística Empresarial: Transportes, Administração de Materiais

Curso de Logística Total

2. DESENVOLVIMENTO DO conceito DE LOGÍSTICA

Para a plena compreensão da logística é necessário não apenas o domínio dos conceitos e práticas, mas também um amplo entendimento de sua evolução histórica e sua correlação com a evolução de todo o gerenciamento industrial. A visão evolução histórica embasa uma visão crítica da situação atual, assim como das tendências logísticas.

Cinco etapas principais na evolução logística são apontadas em estudos recentes por Fleury et al (2000), sendo a primeira chamada “do campo ao mercado”, situada no início do século XX, teve como foco o problema de escoamento da produção agrícola. O marco inicial desta etapa é a publicação por John F. Crowell, em 1901, de um tratado sobre os custos e fatores que afetam a distribuição dos produtos agrícolas. Este foi o primeiro texto a abordar tais assuntos.

A segunda etapa, “funções segmentadas”, ocorreu entre os anos 1940 e 1960 e caracterizava-se pela especialização e ênfase nos desempenhos funcionais. Nesses anos o enfoque logístico era departamental, e os esforços eram todos para melhorar a eficiência dos elos, sem preocupação a integração da cadeia.

A partir de 1960 inicia a terceira etapa, chamada “funções integradas”. O enfoque então era na integração da logística interna, com ênfase no conceito de custo total e no tratamento sistêmico. Nesta época surge a primeira grande associação de profissionais e acadêmicos de logística, o National Council of Physical Distribution Management – NCPDM. O conselho define logística com sendo:

“Logística consiste das atividades associadas à movimentação eficiente de produtos acabados, desde o final da linha de produção até o consumidor, e, em alguns casos, inclui a movimentação de matéria-prima da fonte de suprimentos até o início da linha de produção. Estas atividades incluem o transporte, a armazenagem, o manuseio dos materiais, o empacotamento, o controle de estoques, a escolha da localização de plantas e armazéns, o processamento de ordens, as previsões de ordens e os serviços aos clientes.” (1962).

A quarta etapa, “foco no cliente”, tem inicio a partir de 1980 e enfoca o estudo da produtividade e do custo dos estoques. É desta época a mudança do NCPDM para CLM – Council of Logistical Management. A definição de logística então passou a ser:

“Logística é o processo de planejamento, implementação e controle da eficiência, do custo efetivo do fluxo e estocagem dos materiais, do inventário de materiais em processo de fabricação, das mercadorias acabadas e correspondentes informações, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com a finalidade de ajustar às necessidades do cliente.“ (1986).

Por fim, a última etapa é a “logística como elemento diferenciador”, que corresponde a atualidade. Agora a logística é vista como meio de obter vantagem competitiva. Também se destaca o surgimento do conceito de gerenciamento da cadeia de suprimentos (supply chain management). Na década de 2000 o CLM muda seu nome para Council of Supply Chain Management Professionals – CSCMP e a definição de logística do novo conselho passa a ser:

Gerenciamento Logístico é a parte da gestão da cadeia de suprimentos que planeja, implementa e controla de maneira eficiente e efetiva os fluxos diretos e reversos, a armazenagem de bens, os serviços e informações relacionadas entre o ponto de origem e o ponto de consumo a fim de encontrar os requerimentos dos clientes.

Por fim, a Figura 1 apresenta um resumo esquemático da definição de logística.

Figura 1 – Definição esquemática de logística.

A tabela 1 de Møller & Johansen (1992) apresenta a evolução logística sob outra perspectiva, relacionando o ambiente empresarial, o foco da indústria e o foco logístico.

Tabela 1 – Evolução do foco da logística

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com