TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo? Definições e características

Tese: Empreendedorismo? Definições e características. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Tese  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 4

Empreendedorismo – Definições e Características

Carlos Batistini, 7 de junho de 2009

inCompartilhar

O empreendedorismo, apesar de ser um tema amplamente discutido atualmente, possui várias definições, seu conceito é muito subjetivo. Seu conteúdo varia muito de um lugar para o outro, de autor para autor. Todos parecem conhecer, mas não conseguem definir realmente o que seja e criam várias definições. As razões dessa subjetividade podem ser as diferentes concepções ainda não consolidadas sobre o assunto, ou por se tratar de uma novidade, principalmente no Brasil, onde o tema se popularizou na década de 90.

O empreendedorismo também recebeu fortes contribuições da psicologia e da sociologia, o que ajudou a provocar diferentes definições para o termo e, como conseqüência, variações em seu conteúdo.

Para Fernando Dolabela, é um neologismo derivado da livre tradução da palavra entrepreneurship e utilizado para designar os estudos relativos ao empreendedor, seu perfil, suas origens, seu sistema de atividades, seu universo de atuação.

Apesar de popularização através da importação do inglês, o empreendedorismo vem “entrepreneur”, palavra francesa que era usada no século XII que traz o significado de intermediário, originalmente relacionada como atravessador entre a fonte fornecedora e o mercado consumidor facilitando todo o processo de troca e assumindo riscos.

O Dicionário da Língua Portuguesa Aurélio (1999) o define como: que empreende; ativo, arrojado, cometedor. 2. Aquele que empreende. Já o Grande Dicionário Enciclopédico Larousse (1983) traz como: Chefe de uma empresa. Chefe de uma empresa especializada na construção, nos trabalhos públicos, nos trabalhos de habitação. Pessoa que, perante contrato de uma empresa, recebe remuneração para executar determinado trabalho ou aufere lucros de outra pessoa, chamada mestre-de-obras. E o Dicionário de Ciências Sociais (1964) define: “termo empreendedor denota a pessoa que exercita total ou parcialmente as funções de: iniciar, coordenar, controlar e instituir maiores mudanças no negócio da empresa; e/ou assumir os riscos nessa operação, que decorrem da natureza dinâmica da sociedade e do conhecimento imperfeito do futuro, e que não pode ser convertido em certos custos através de transferência, cálculo ou eliminação”. Segundo o relatório da Accenture (2001), empreendedorismo é a criação de valor por pessoas e organizações trabalhando juntas para implementar idéias por meio da aplicação da criatividade, capacidade de transformação e o desejo de tornar aquilo que comumente chamarias de risco.

Palavras chaves do empreendedorismo:

• Atividade geradora de valor;

• Reconhecer novas oportunidades;

• Satisfaz necessidades;

• Cria valor para a sociedade;

• Aquele que destrói (destruição criativa – Schumpeter);

• É o impulso fundamental que mantém o mercado em funcionamento.

O termo empreendedorismo tem muitas origens, que são propostas por pesquisadores de diferentes campos, que utilizarão os princípios de suas próprias áreas de interesse para constituir o conceito.

Duas principais correntes contêm elementos comuns à maioria delas: a dos economistas que dedicaram seus estudos ao gerenciamento dos negócios na empresas e que definiram como pessoas que corriam riscos, investiam seu capital próprio e negócios, e a dos comportamentalistas que enfatizam os aspectos atitudinais como a criatividade e a intuição. Foi o economista austríaco J. A. Schumpeter (1934), que deu projeção ao tema associando definitivamente o empreendedor ao conceito de inovação e associando ao desenvolvimento e ao aproveitamento de oportunidades em negócios.

Principal Objetivo do Empreendedorismo

O empreendedor deve conduzir ao desenvolvimento econômico gerando e distribuindo riquezas e benefícios para a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com