TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Energias

Seminário: Energias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  Seminário  •  1.727 Palavras (7 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 7

Tema único: Energias

• Eólica

• Hidroelétrica

• Hidromecânica

• Solar

• Química

• Nuclear

• Térmica/ Termoelétrica

Introdução

Ao longo dos anos, o homem aprendeu também a produzir luz, calor e movimento a partir de outros recursos naturais - as chamadas fontes de energia primária, como a água, o carvão, o gás e o petróleo. Esses recursos podem ser renováveis ou não renováveis.

Os renováveis, como o sol, os rios, os mares e os ventos, são oferecidos pela natureza de modo constante. Os não-renováveis, ao contrário, correm o risco de se esgotar, por serem utilizados em velocidade maior do que o tempo necessário para a sua formação. É o caso dos combustíveis fósseis, como o carvão mineral, o petróleo e o gás natural, e dos combustíveis radioativos, como o urânio, o tório e o plutônio, entre outros.

Depois da atuação do homem, as fontes primárias de energia são transformadas em calor, força ou movimento - aos quais chamamos de energia secundária. Ao chegar aos consumidores, na cidade ou no campo, a energia recebe a denominação de energia final. É o caso, por exemplo, da eletricidade e da gasolina.

Tudo isso é energia. Mas como definir algo tão amplo? Hoje, a ciência define energia como a capacidade de realizar um trabalho ou mudanças de estado. Para chegar a essa conclusão, o homem passou muitos anos usando, entendendo e reconhecendo a energia em seus diversos estágios, formas e fontes.

Neste trabalho iremos apresentar alguns desses vários tipos de energias existentes, dando-lhes seu conceito e qual sua utilidade no meio em que vivemos. A importância de cada uma. As energias aqui citadas serão: Eólica, Hidroelétrica, Hidromecânica, Solar, Química, Nuclear e Térmica /Termoelétrica.

Energia Eólica

É a energia que provém do vento. O termo eólico vem do latim aeolicus, que pertence a Éolo, o deus dos ventos na mitologia grega. A energia eólica é utilizada desde a antiguidade para mover os barcos impulsionados por velas ou para fazer funcionar a engrenagem de moinhos, ao mover as suas pás.

Nos moinhos de vento a energia eólica é transformada em energia mecânica, que é utilizada para moer grãos ou bombear água. Atualmente utiliza-se a energia eólica para mover aero geradores, que são turbinas colocadas em lugares de muito vento, para produzir energia. Essas turbinas têm geralmente a forma de um cata-vento ou moinho.

Existem os parques eólicos, que são concentrações de aero geradoras, utilizadas para produzir energia, geralmente para alimentar localidades remotas e distantes da rede de transmissão. É possível ainda a utilização de aero geradores de baixa tensão quando se trata de requisitos limitados de energia elétrica.

O Brasil tem um dos maiores potenciais eólicos do planeta e, existem muitos planos para exploração dessa fonte de energia. O que impede a instalação de mais centrais eólicas ainda é o preço, pois a energia gerada custa entre 60% e 70% a mais que a mesma quantidade gerada por uma usina hidrelétrica.

Energia Hidroelétrica

É a energia elétrica obtida através do aproveitamento da energia potencial gravitacional de água, contida em uma represa elevada. A potência gerada é proporcional à altura da queda de água e à vazão do líquido.

Obtenção: Durante o processo de obtenção, antes de se tornar energia elétrica, esta energia deve ser convertida em energia cinética. O momento desta transformação acontece na passagem da água numa máquina hidráulica, denominada turbina hidráulica.

A energia liberada pela passagem de certa quantidade de água move a turbina, que aciona um gerador elétrico. A queda d' água pode ser natural, como na Usina de Paulo Afonso, ou artificial, criada por uma barragem como na Usina Hidrelétrica de Tucuruí e na Usina Hidrelétrica de Itaipu. A queda também pode ser pequena, como no caso de uma usina maremotriz, que utiliza apenas o desnível das marés.

Energia Mecânica

A energia mecânica é a energia que pode ser transferia para outro corpo, através de um trabalho. Está caracterizado por ser o resultado da soma de duas energias: a cinética e a potencial. Isso, na prática, quer dizer que a energia mecânica é a energia resultante de qualquer objeto que tenha energia potencial (gravitacional, elástica ou elétrica) ou estiver em movimento, por adquirir energia cinética.

Um princípio importante para ser lembrando quando tratamos da energia mecânica é a teoria da conservação das massas, de Lavoisier, que diz que em nenhum sistema, físico ou químico é capaz de criar ou eliminar matéria. Em outras palavras, nada se perde, tudo se transforma. Essa foi fundamental para, em 1788, através de estudos de Joseph Lois Lagrange, se estabelecesse o principio da ideia de energia mecânica que temos hoje.

A importância dessa lei para a energia mecânica, e para todos as outros sistemas estudados, vem pelo fato de, em alguns casos, o objeto a ser analisado num problema a ser resolvido poder obter energia cinética e não ter energia potencial, ou vice e versa. Mas, na mesma situação, esse objeto ganha energia potencial e perde sua energia cinética, pela lei da conservação das massas esse sistema terá o mesmo valor da situação passada.

A energia mecânica é uma conquista física, pois possibilita a resolução de vários problemas matemáticos e físicos. Além de ser uma forma de obter vários dados importantes de um sistema, como velocidade, massa altura e outros, dependendo do que for calculado.

Energia Solar

Assim como a eólica e a do mar, a energia solar se caracteriza como inesgotável - e é considerada uma alternativa energética muito promissora para enfrentar os desafios da expansão da oferta de energia com menor impacto ambiental.

As aplicações práticas da energia solar podem ser divididas em dois grupos: energia solar fotovoltaica, processo de aproveitamento da energia solar para conversão direta em energia elétrica, utilizando os painéis fotovoltaicos e a energia térmica (coletores planos e concentradores) relacionada basicamente aos sistemas de aquecimento de água.

As vantagens da energia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com