TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Energy-Water-Food Nexus

Artigos Científicos: Energy-Water-Food Nexus. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 3

Energy-Water-Food Nexus

Matriz energética brasileira

• Na matriz energética brasileira cerca de 41% da oferta de energia é oriunda de fontes renováveis e limpas (como a hidráulica, eólica, solar e os biocombustíveis), enquanto a média mundial é de cerca de 14%, segundo dados da Secretaria de Planejamento Energético do Ministério de Minas e Energia (MME).

Matriz elétrica:

• Na matriz elétrica, as vantagens do Brasil são ainda mais significativas, apresentando atualmente 78,4% de renováveis, contra a média mundial de 20%.

• A energia hidráulica é a mais importante na matriz brasileira, aferidos em 2013, 70,6% de participação.

• No mundo, a hidrelétrica representa, cerca de 16% de toda a eletricidade gerada no planeta.

Potencial Hidroelétrico Brasileiro:

• O potencial técnico de aproveitamento da energia hidráulica do Brasil está entre os cinco maiores do mundo; o País tem 12% da água doce superficial do planeta e condições adequadas para exploração.

• O potencial hidrelétrico é estimado em cerca de 260 GW, dos quais 40,5% estão localizados na Bacia Hidrográfica do Amazonas – para efeito de comparação, a Bacia do Paraná responde por 23%, a do Tocantins, por 10,6% e a do São Francisco, por 10%. Contudo, apenas 63% do potencial hídrico foram inventariados. A Região Norte, em especial, tem um grande potencial ainda por explorar.

Bioenergia em nexo com a produção de alimentos:

• Vamos precisar de mais energia e de mais alimentos. Em 2030 serão 8 bilhões de pessoas, mas precisaremos de mais 40% de energia, mais 50% de alimento e mais 40% mais água.

• Qual a solução inteligente? Devemos fazer mais com menos, “Save and grow”. Temos que inovar, fomentando novas tecnologias. Algas, culturas intercaladas, otimização do uso de biomassa, uso de terras degradadas, incorporação de novas fronteiras, biocombustíveis de 2ª. Geração são alternativas.

• Do total de 5,2 bilhões de hectares cultivados no mundo: 1,4 são cultivos anuais (soja, trigo, feijão, arroz), 0,14 cana e frutíferas, e o restante, pastagens. Soja: 45 milhões de hectares de soja e só um quinto vai para biocombustível donde 1,9% da área mundial

• Bioenergia no Brasil: Temos terra suficiente. Biocombustíveis ocupam hoje de 2 a 3% do total da área arável podendo subir para 5 a 7%, mas não necessariamente competindo com os alimentos.

Água, Energia e Alimento

• De 6 – 18% da demanda energética das cidades (percentual depende da disponibilidade do recurso, do consumo, da logística de distribuição, etc.) são devidos ao transporte e tratamento de água, ao mesmo tempo em que o processo de produção de energia desperdiça elevada quantidade de água (EPE).

• Os consumos energéticos dos sistemas de abastecimento de água são de tal forma significativos, que cerca de 80% dos custos totais estão relacionados com a energia.

• Tecnologias mais sofisticadas para tratamento de águas requerem consumos energéticos mais elevados.

• A produção alimentar requer alto consumo de água. Sistemas de irrigação para plantações requerem alto consumo de água e de energia, mas são uma alternativa para melhor aproveitamento do solo, principalmente em regiões áridas.

• Deve-se promover o uso mais inteligente de água e energia, desenvolvendo tecnologias de ponta e com baixo consumo de combustível para irrigar plantações e explorando métodos de produção agrícola eficientes para utilização de recursos naturais.

• Consumo de água na geração de energia primária (incluindo retirada e consumo para extração, processamento e transporte) (IEA):

 Gás convencional: até 1.600 litros por toe

 Carvão: até 8.000 litros por toe

 “Shale Gas”: até 14.000 litros por toe

 Óleo refinado (convencional): 24.000 litros por toe

 “Coal to liquid”: até 20.000 litros por toe

 Biodiesel de Palma: até 48.000 litros por toe

 Biodiesel de Canola: até 120.000 litros por toe

 Biodiesel de Soja: até 1.800.000 litros por toe

 Etanol de Milho: até 5.000.000 litros por toe

 Etanol de Cana-de-açúcar: até 13.000.000 litros por toe

Os volumes de água para a produção de biocombustíveis consideram culturas irrigadas, atendendo às diferentes necessidades de cada cultura, bem como a água consumida no processo de produção e transporte.

Referências Bibliográficas:

Water for Energy – Is energy becoming a thirstier resource? ( EIA)

Boletim Energético Nacional – 2014 ( MME / EPE)

World Energy Outlook (EIA)

Organização, descrição, análise e interpretação de dados sobre a agricultura irrigada no Brasil. (Ministério da Integração Nacional)

...

Baixar como  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »