TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Enfermagem

Pesquisas Acadêmicas: Enfermagem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2014  •  2.853 Palavras (12 Páginas)  •  1.947 Visualizações

Página 1 de 12

1.0 – Introdução

A mudança de decúbito está diretamente relacionada com a prevenção de úlcera por pressão, pois qualquer posição mantida por um paciente durante um longo período de tempo pode provocar lesão tecidual, principalmente em tecidos que sobrepõe uma proeminência óssea, devido a pouca presença de tecido subcutâneo nessas regiões. A compressão dessas áreas diminui o fluxo sanguíneo local, facilitando o surgimento de lesão por isquemia tecidual e necrose (IRION, 2005; SMELTZER; BARE, 2005).

Ao se realizar a mudança de decúbito, há uma redução da pressão local, pois o reposicionamento recupera as isquemias pela interrupção da pressão (GONÇALVES, 2002).

Habitualmente as úlceras por pressão resultam de cuidados domiciliares inadequados ou desenvolvem-se no próprio hospital, em pacientes acamados, causando grande problema na rotina das instituições e dos familiares, pois são lesões de difícil cicatrização, alto custo e dor, uma vez que a prevenção tem custo menor e o risco para o paciente é praticamente inexistente (BACKES, 1999; SOUZA, 2005).

O conhecimento e entendimento da definição, causas e fatores de risco por parte dos profissionais da saúde se faz necessário, a fim de implantar medidas de prevenção, orientação ao paciente e seus familiares, para obter os melhores resultados na assistência prestada.

1.1 – Importância

A mudança de decúbito é um cuidado de enfermagem de grande importância para o paciente, sua realização minimiza várias complicações.

“A prevenção de úlceras de decúbito é de total responsabilidade do enfermeiro, assim, logo no início do seu treinamento, muito antes de lhe se designado o cuidado de um paciente, ele deve aprender como cuidar do paciente para evitá-la”. (Harmer e Henderson, 1922 – apud COOPER, 1987).

Todo paciente que permanece acamado por um longo período, torna-se suscetível ao diagnóstico de úlceras de pressão, com isso, necessitando de assistência de enfermagem. Entre os vários cuidados existentes, o enfermeiro deve traçar condutas que objetivem livrá-los dos fatores que induzem à formação das úlceras.

A forma mais conhecida e eficaz de prevenção das úlceras de pressão é a Mudança de Decúbito. Para auxiliar a mudança de decúbito existem alguns dispositivos e atividades a serem realizadas como mudança de posição do paciente de duas em duas horas, colchão caixa de ovo, colchão de água, colchão de ar, limpeza do leito, higiene do paciente, luva com água, luva com ar, coxim, ácido graxo, óleo de girassol e hidratantes (COSTA FMF, COSTA SHP, 2007).

Existem programas educativos que são muito importantes para ajudar na previsão e prevenção das lesões, sendo que a instalação das UP (úlceras de pressão) são menores em pacientes mais informados. Devem-se organizar programas educativos para todos os níveis de profissionais da área da saúde, familiares e cuidadores com a finalidade de prever o aparecimento das feridas em pacientes acamados (VIVÓ GISBERT, 2000).

A Mudança de Decúbito é um cuidado da equipe de enfermagem de grande importância para o paciente. Para que seja eficiente recomenda-se a utilização de traçado móvel, que são lençóis que ajudam na movimentação do paciente evitando a fricção da pele no lençol e diminuição da força desprendida pelos que a realizam, deve ser indispensável e realizada a cada duas horas, reduzindo a força de cisalhamento e a pressão no local.

O reposicionamento evita as isquemias, que são deficiências de circulação em algumas partes do corpo causada pela pressão. Caso existam áreas hiperemiadas (avermelhadas) a mudança de decúbito deve ser realizada com mais frequência e a área deve ser mais protegida.

É importante citar que a UP causa muita dor, sofrimento e desconforto ao paciente e aos familiares requerendo gastos elevados de setor de saúde para o seu tratamento. Sua prevenção, apesar de abordar medidas simples, exige que os profissionais e cuidadores estejam atentos aos fatores de riscos que, em poucas horas, podem levar ao desenvolvimento dessas lesões. É, portanto, um problema que merece atenção especial dos profissionais e gestores de saúde.

1.2 – Principais locais afetados

As úlceras de pressão podem ocorrer em todas as posições que sejam mantidas prolongadamente um paciente. Essas áreas incluem as regiões sacrais, coccígenas, tuberosidades isquiáticas, trocânter maior, calcâneo, cotovelo, ombro, occipital, maléolo, joelho, hálux, processos acromiais (escapulas) e cristas ilíacas (DELISA; GANS, 2002; IRION, 2005; SMELTZER; BARE, 2005).

1.3 – Posições

Quando estamos com alguma doença ou mesmo com uma das pernas fraturadas, na maioria das vezes, permanecemos na cama por alguns dias, ficando em decúbito dorsal por um tempo. Ao sentir incomodo com essa posição, automaticamente, ficamos em decúbito lateral mudando espontaneamente a cada momento, podendo também ficar em decúbito ventral. Para ler, ver televisão ou comer sentamos apoiados com almofadas (posição de Fowler).

Quando o paciente esta debilitado, com sua mobilidade prejudicada, a equipe de enfermagem e os cuidadores desses pacientes devem realizar a mudança de decúbito utilizando essas posições com ajuda de travesseiros, lençóis, colchões (caixa de ovo, água e ar) e outros dispositivos.

As principais posições para realizar a mudança de decúbito são Decúbito Dorsal, Decúbito Lateral, Decúbito Ventral e Posição de Fowler.

Decúbito Dorsal

Nesta posição o peso do corpo esta tudo na parte posterior, cabeça, escapula, glúteos, região sacral, panturrilhas e calcâneos.

Para realizar essa posição é necessário:

• Deixar a cabeça ereta com a coluna vertebral , em ambas os sentidos anterior e posterior.

• Tronco ereto para minimizar para flexionar melhor o quadril.

• Dobrar os braços no cotovelo e repousar as mãos contra a parte lateral

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com