TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Enfermagem

Trabalho Escolar: Enfermagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 2

O Burnout é definido como a síndrome psicológica decorrente da forte tensão emocional crônica associada ao estresse ocupacional severo. É caracterizado por três diferentes componentes: exaustão emocional, despersonalização e ausência de realização pessoal. No desempenho do seu trabalho, esses profissionais enfrentam cotidianamente conflitos, sentimentos de ansiedade e impotência relacionados ao trabalho ou às relações interpessoais. Este estudo buscou analisar as causas que levam os profissionais de enfermagem em unidades hospitalares a desenvolver a Sindrome de Burnout, bem como compreender esta síndrome, por meio de uma revisão da literatura que configura-se como um estudo bibliográfico. Evidênciou-se neste estudo que a enfermagem é constantemente colocada em situações criticas, assim despertando o sentimento de angustia, desequilíbrio emocional que acabam afetando o seu desempenho profissional.

Introdução

Segundo Pafaro (2004) o estresse é definido como um desgaste do organismo que ocorre quando o indivíduo é forçado a enfrentar situações que o excitem, irritem, amedrontem ou até mesmo o façam imensamente feliz, causando assim alterações psicofisiológicas. As condições de trabalho como carga horária excessiva, falta de organização nos setores e falta de condições de trabalho atraem o trabalhador a uma situação de desgaste físico. (1)

Pessoas que trabalham em hospitais, principalmente em setores fechados e prontos socorros, são submetidos a grande carga de estresse e a muitas exigências. Estes profissionais devem ter tomadas de decisão rápida e ser responsáveis pela coordenação de toda equipe, os profissionais de enfermagem, neste sentido, são mais susceptíveis ao estresse do que o restante da equipe. (1)

O estressor é definido como uma situação ou experiência que gera sentimentos de tensão, ansiedade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com