TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Equilíbrio Químico

Casos: Equilíbrio Químico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2014  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  3.092 Visualizações

Página 1 de 2

o adicionar HCl ao sistema K2CrO4/BaCl2 observou-se que a solução tornou-se laranja com precipitado. Isso ocorreu porque ao adicionar HCl, está se adicionando íons Cl- à reação BaCrO4(s) + 2KCl(aq) , ou seja, o equilíbrio está sendo deslocado para o sentido inverso da reação de cromato de potássio e cloreto de bário. Então como o equilíbrio está sendo deslocado no sentido inverso, o precipitado some e tem-se uma nova solução de K2CrO4/BaCl2 . Porém, está se adicionando também íons H+ que, segundo o equilíbrio:

2CrO42-(aq) + 2H+(aq) Cr2O72-(aq) + H2O(l)

reage com os íons de cromato produzindo íons dicromato. O dicromato por sua vez reage com o cloreto de bário produzindo cromato de bário de acordo com a reação:

K2Cr2O7(aq) + 2BaCl2(aq) + H2O(l) → 2BaCrO4(s) + 2HCl(aq) + 2KCl(aq)

Assim tem-se a solução laranja (por causa de dicromato de potássio) com o precipitado amarelo (BaCrO4).

O próximo passo do experimento foi adicionar dicromato de potássio a uma solução de cloreto de bário. Observou-se a formação de um precipitado. Tal precipitado é o cromato de bário obtido através da reação:

K2Cr2O7(aq) + 2BaCl2(aq) + H2O(l) → 2BaCrO4(s) + 2HCl(aq) + 2KCl(aq)

Ao adicionar NaOH ao sistema K2Cr2O7/BaCl2 observou-se apenas a mudança de cor da solução de laranja para amarela, com a presença do precipitado. Com a adição de hidróxido de sódio os íons H+ foram consumidos. Isso faz com que o equilíbrio:

2CrO42-(aq) + 2H+(aq) Cr2O72-(aq) + H2O(l)

seja deslocado no sentido do CrO42- dando assim a cor amarela à solução. Como o precipitado (cromato de bário) não reage com nenhum dos componentes da solução, ele continua como precipitado na solução.

Um equilíbrio com o íon cobre

Ao se adicionar HCl a uma solução de sulfato de cobre, notou-se que a solução mudou da cor azul para a verde. Posteriormente foi adicionada água e a solução tornou a ficar azul. Passadas essas etapas, a solução foi aquecida em um banho maria. Quando aquecida, foi notado que a solução mudou para a cor verde. Depois ela foi colocada em um recipiente com água e gelo para que fosse resfriada, e foi observado que ela voltou a ficar azul. Essas mudanças de cores podem ser explicadas através do equilíbrio:

Cu(H2O)42+(aq) + 4Cl-(aq) CuCl42-(aq) + 4H2O(l)

Ao se adicionar HCl, íons Cl- são adicionados à reação. Isso provoca um deslocamento do equilíbrio para o sentido de formação do CuCl42- que apresenta cor verde. Ao se adicionar água, o equilíbrio é deslocado para o sentido de formação de Cu(H2O)2+ que é azul. As etapas de aquecimento e resfriamento é para saber que ao se aquecer o equilíbrio é deslocado no sentido da reação endotérmica, que nesse caso é a formação de CuCl42- (verde). Ao se resfriar a solução o equilíbrio é deslocado no sentido da reação exotérmica, que nesse caso é a formação de Cu(H2O)2+ (azul).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com