TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonomia

Tese: Ergonomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  Tese  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 2

• ETAPA 1

Passo 1

Leitura sobre a história da Ergonomia.

Passo 2

1 Quais os principais objetivos da Ergonomia?

Adequação do trabalho as capacidades naturais do homem, pela organização de métodos e construção de máquinas e equipamentos que se adéquam as características de cada pessoa; Aumentar a eficiência do trabalhador ao longo do tempo, pois trabalhador doente não gera lucro, e sim, prejuízo; Prevenção de acidentes e doenças profissionais, e sendo mais relacionadas a informática, doenças musculoesquelético; Redução da fadiga e desconforto físico e mental do trabalhador.

Todas estas, características, têm a função de proporcionar um aumento de produtividade, procurando não ultrapassar as capacidades do ser humano.

2 Que aspectos caracterizam os estudos precursores da Ergonomia até a II Guerra Mundial?

A Ergonomia surge após a II guerra mundial, visando as falhas ocorridas na interface entre o homem e a maquina. Nasceu com o objetivo pratico de segurança, satisfação e bem estar dos trabalhadores no seu relacionamento com sistemas produtivos. Vem evoluindo ao passar dos anos com novas regras e com muita tecnologia.

3 Como evoluiu o enfoque ergonômico até hoje, desde a sua origem?

A Ergonomia se dividiu em três especializações: Ergonomia Física relacionada anatomia humana. Ergonomia Cognitiva refere-se aos processos mentais tais com percepção, memória, raciocínio e resposta motora. Ergonomia Organizacional concerne à otimização dos sistemas sócio técnicos, incluindo suas estruturas organizacionais, políticas e de processo.

4 No que consiste a abordagem macroergonômica?

Adequação organizacional voltada à concepção e gerenciamento das novas tecnologias. Sua aplicação evidencia interações no contexto social e organizacional para a melhor adequação do sistema de trabalho e concepção de novos sistemas. Para o processo de transformação de materiais (setor industrial) ou processamento de informações (setor de serviços) sua aplicação é conduzida dos níveis mais abrangentes (macro), até níveis mais restritos e pontuais do problema (micro).

5 Apresente, pelo menos, três exemplos de possíveis aplicações da Ergonomia.

- Aproximar um instrumento de controle, elevar um plano de trabalho.

- Adquirir cadeiras ergonomicamente corretas.

- Remanejar os locais de armazenamento.

Passo 3

Conhecimentos sobre Ergonomia:

Oroaldo Prado, 60 anos, Gerente Financeiro:

Tais Ribeiro, 26 anos, Técnica Química: O técnico vai ver se esta tudo no lugar correto para não agredir o funcionário.

Regiane Lopes, 36 anos, Assistente de Logística: Serviço onde o responsável pela ergonomia e segurança do trabalho avalia se as máquinas e equipamentos estão devidamente organizados para não prejudicar a saúde do colaborador.

Meiri,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com