TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Erosão

Seminário: Erosão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2014  •  Seminário  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 2

Venho através desta, encaminhar algumas ideias a respeito da prevenção do solo contra possíveis erosões neste local. Devido a várias denúncias sobre a retirada extrema de areias do solo, alguns moradores vieram me procurar e pediram-me para entrar em contato com vossa empresa para debatermos e tentarmos entrar num consenso sobre esse fator.

Erosão é a remoção do solo causada pelos efeitos do vento e da água. A melhor maneira de proteger o solo é limitar sua exposição à esses fatores ou fornecer amortecedores entre eles e o solo. A erosão do solo remove um valioso solo superior da propriedade, diminuindo a fertilidade do mesmo e dessa forma, reduzindo a produtividade de uma fazenda ou jardim e fazendo com que seja mais difícil manter um gramado. Existem diversas medidas que os donos de propriedades podem tomar para reduzir os efeitos da erosão do solo.

Algumas dicas para evitarmos possíveis erosões:

1-Plante árvores

As árvores servem para alguns propósitos na conservação do solo e prevenção da erosão. As raízes das árvores estabilizam o solo naquela área. As árvores, especialmente se muitas delas estão plantadas em fileiras, servem como barreira contra o vento. Isso reduz a velocidade do vento do lado protegido contra o mesmo pela fileira de árvores, reduzindo o seu efeito na erosão. Plante árvores enfileiradas nos cantos do terreno, jardim ou quintal onde os ventos predominantes se originam.

2-Cobertura vegetal do solo

A grama é uma das coberturas usadas com mais frequência para evitar a erosão. As raízes da grama mantém o solo estável. Suportes saudáveis de grama são especialmente importantes em áreas onde existem fluxo de água proveniente das chuvas ou do derretimento da neve. Isso inclui áreas próximas de sistemas de calha ou ao longo da beirada da casa onde a água da chuva escoa. O atrito das gotas de chuva com o solo desprotegido pode fazer com que as partículas se desalojem por vários metros.

3-Limite de encostas e colinas

A água que escoa de colinas causa mais erosão do que a água empoçada em uma superfície lisa. Se possível, mantenha a cobertura vegetal em toda a colina. Se a colina precisa ser arada ou lavrada, trabalhe cruzando a inclinação, para que as cristas criadas sirvam para diminuir a velocidade da água ao invés de criar caminhos de baixa resistência em direção a base da colina. Terraços ou paredes de retenção também reduzem encostas e provém superfícies relativamente lisas para jardins ou campos.

4-Mantenha os resíduos do solo

Materiais vegetais no solo reduzem a erosão causada pelo vento e pela água. Esse processo é útil para limitar ou prevenir a erosão no outono, após a colheita. Deixe talos ou outros componentes vegetais não colhidos no campo ou jardim durante o outono e o inverno, e misture-os para dentro do solo na próxima primavera após o fim da ameaça de erosão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com