TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Supervisionado II

Monografias: Estagio Supervisionado II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/7/2013  •  2.024 Palavras (9 Páginas)  •  1.221 Visualizações

Página 1 de 9

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO

EMPRESA:Maria Estela Mesquita Machado AG DE INTEGRAÇÃO

ESTAGIÁRIO (A): Ivonete Machado Lima MATRÍCULA 2010101393

INSTITUIÇAO DE ENSINO: FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE FORTALEZA FAMETRO

CURSO: Ciências Contábeis TURNO: Noite

SETOR (ÁREA/ÓRGÃO): Setor Fiscal

SUPERVISOR: Francisco Jailson Lemos

INIÍCIO DO ESTAGIO: 28/01/2013 TÉRMINO DO ESTÁGIO: 17/06/2013

O presente Relatório tem como objetivo a avaliação Parcial de estágio II, tanto no que se refere ao desempenho do estagiário, quanto ao aprendizado proporcionado pelo Supervisor do Estágio e a Unidade Concedente.

1 INTRODUÇÃO

Este estágio será realizado na empresa Francisco Barros Machado Neto, durante todo o semestre de 2013.1.

A empresa Francisco Barros Machado Neto, sediada em Fortaleza, é uma empresa que atua com seu corpo de profissionais no ramo de comércio de tecidos e aviamentos (atacado e varejo).

JUSTIFICATIVA

Há uma aluna que trabalha nesta empresa, como colaboradora há vinte anos contribuindo para o desenvolvimento da empresa juntamente com a equipe. Minhas principais atividades são no setor fiscal: Apuração dos Impostos, emissão de guias para recolhimento de encargos, digitar as notas fiscais, arquivar documentos, digitar dados e informações e efetuar lançamentos contábeis. e atualmente está no 7º semestre de ciências contábeis pela Faculdade metropolitana da grande fortaleza – FAMETRO.

OBJETIVO DO ESTAGIO

O estagio supervisionado II complementa o processo do ensino aprendizagem, incentivando o desenvolver das condições para que o acadêmico apresente, de forma sintetizada, os conhecimentos contábeis adquiridos e vivenciados durante o curso, analisando as informações recebidas, direcionando as à reflexão critica em relação ao desenvolvimento das atividades propostas, proporciona também intercâmbio de informações e experiências concretas, favorecendo o exercício profissional, desenvolvendo competências e habilidades.

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA:

- Histórico:

A empresa atua no ramo de comércio de tecidos e aviamentos (varejo e atacado) e existe, aproximadamente, há vinte cinco anos, inicialmente, era apenas uma banca situada na Praça Waldemar Falcão, após certo tempo de progresso do negocio, foi comprada a permissão de um Box no Mercado Central de Fortaleza, posteriormente, expandiu uma filial para a Rua Castro e Silva, também no Centro. Alguns anos depois, inaugurou-se outra filial na Rua Barão do Rio Branco, onde se encontra a atual matriz, pois o Box do Mercado Central foi vendido por questões de espaço, pois a clientela cresceu e o mesmo não suportava mercadorias suficientes para atendê-los. E Por último, em abril de 2009, inaugurou-se mais uma loja na Avenida Imperador. No quadro de funcionários da empresa consta de quarenta e cinco funcionários ao todo, registrados com carteira assinada.

- Missão e visão:

A missão significa a razão de ser do próprio negócio, por que ele foi criado e por que ele existe já os valores são crenças e atitudes básicas que ajudam a definir o comportamento individual, os valores variam entre as pessoas e empresas. Enquanto a missão trata da filosofia básica da organização, a visão serve para vislumbrar o futuro que se deseja alcançar.

A primeira coisa que o administrador ou empreendedor precisa pensar quando pretende abrir um novo negócio – ou mesmo dar-lhe continuidade – é definir a razão da existência de sua empresa precisa existir. Convém colocar essas razões por escrito em um texto curto e simples que reflita suas ideias para todas as pessoas poderem conhecê-las. Em seus contatos e reuniões com os parceiros, o administrador deve sempre ter em mente a missão do negócio. Bater sempre nessa tecla: qual é a nossa missão. Por isso, o administrador deve trabalhar como um missionário, tendo sempre a missão do negócio em sua cabeça e em seu coração. E, se possível, com a missão do negócio na sua cabeça e no coração de seus parceiros. A missão é a bússola do negócio. (CHIAVENATO, 2007, p.51).

A empresa Francisco Barros Machado Neto tem como missão criar valor com tecidos e serviços de qualidades, contribuindo para o sucesso dos nossos clientes.

- Descrição da área de atuação da empresa:

A empresa Francisco Barros Machado Neto, CNPJ: 35.091.222/0001-41; Inscrição estadual: 06.862.777-7, localiza-se á Rua Barão do Rio Branco nº 561 – Centro – CEP: 60.025-060 – Fortaleza – CE, o número de funcionários atualmente são 45 (quarenta e cinco) funcionários ao todo, registrados com carteira assinada. Conforme mencionado anteriormente à empresa atua no ramo de comércio de tecidos e aviamentos (atacado e varejo).

Seus serviços são: Vender produtos (tecidos) no atacado e varejo diretamente ao consumidor.

Estrutura Organizacional é a representação gráfica ou escrita das áreas que compõem as unidades, distribuídas em níveis hierárquicos. A estrutura organizacional projeta e organiza os relacionamentos dos níveis hierárquicos e o fluxo das informações essenciais de uma organização.

O processo de organizar consiste em dividir tarefas entre blocos de trabalho chamados departamentos (uma designação genérica). A escolha das tarefas que serão atribuídas aos departamentos baseia-se nos critérios de departamentalização. Um critério de departamentalização é uma forma de atribuir tarefas e de especializar os blocos de trabalho da organização. (MAXIMIANO, 2008 p.195).

O organograma é um gráfico que representa a estrutura formal de uma organização. Acredita-se a criação dos primeiros organogramas ao norte-americano Daniel Mc Callum, administrador de ferrovias, no ano de 1856. Os organogramas mostram como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com