TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Do Aluminio

Exames: Estudo Do Aluminio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2013  •  2.926 Palavras (12 Páginas)  •  696 Visualizações

Página 1 de 12

ANHANGUERA EDUCACIONAL - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS

TURMA: G

Docente: Fernanda

Discente: André da Silva Araújo; R.A: 52512962617.

Diego Marque Ferreira; R.A: 5221988893.

Pablo Soeiro Arouche; R.A: 5899077748.

Paulo Cesar Sirgueira Da Silva Junior; R.A: 5630107360.

Wilson Ferreira Alves Junior; RA: 5831170695.

QUIMICA: ESTUDO DO ALUMINIO

ANÁPOLIS

2012

ANHANGUERA EDUCACIONAL - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS

QUIMICA: ESTUDO DO ALUMINIO

Atividade pratica supervisionada apresentada como requisito parcial para a avaliação na disciplina Química, ministrada pela Prof.ª Fernanda.

ANÁPOLIS

2012

SUMÁRIO

Introdução 4

1. Panorama Geral A Indústria Brasileira Do Alumínio, Representando Sua Produção, Uso E Reciclagem. ...5

2. Reconhecendo A Importância Da Indústria Química Do Alumínio No Brasil 6

2.1 A Indústria Brasileira De Alumínio 7

2.2 Carga Tributária Na Cadeia Produtiva Do Alumínio No Brasil. 7

3. As Características Físico-Químicas Do Alumínio E Suas Propriedades 8

4. Como O Alumínio É Encontrado Na Natureza 9

5. Fluxo Da Produção De Alumínio 11

5.1 Consumo Mundial 11

5.2 Produtos Acabados A partir Do Alumínio. 11

Referencias Bibliográfica 13

INTRODUÇÃO

O alumínio é o terceiro elemento mais encontrado na crosta terrestre e o mais abundante entre os elementos metálicos. Suas propriedades, como leveza, alta condutividade elétrica, grande resistência à corrosão e baixo ponto de fusão, permitem que seja utilizado de forma extensiva para a produção de diversos itens, tais como ligas metálicas, laminados e extrudados.

Considerando a quantidade e o valor do metal empregado, o uso do Alumínio excede o de qualquer outro metal, exceto o do ferro. É um material importante em múltiplas atividades econômicas, como no tratamento de água e nas indústrias metalúrgica, aeronáutica, farmacêutica e alimentar. Sua obtenção na forma metálica segue um processo que se inicia, usualmente, na mineração da bauxita, seguida do seu beneficiamento. A bauxita é, geralmente, encontrada de forma abundante em locais de clima tropical a subtropical. Conforme já mencionado, do seu beneficiamento obtém-se a alumina (óxido de alumínio), que é a base para a produção do alumínio eletrolítico (alumínio primário).

Como regra geral, necessita-se de pouco mais de 5 kg de bauxita para produzir 1 kg de alumínio. Atualmente, as reservas mundiais de bauxita totalizam cerca de 27,1 bilhões de toneladas [USGS (2010)]. O Brasil conta com cerca de 7% desse total. Vale ressaltar que cerca de 95% de toda a bauxita lavrada no mundo é usada para a produção de alumina pelo processo Bayer, que é descrito no Anexo, juntamente com o detalhamento técnico dos processos de produção de alumínio primário e informações geológicas relevantes ao estudo.

1. PANORAMA GERAL A INDÚSTRIA BRASILEIRA DO ALUMÍNIO, REPRESENTANDO SUA PRODUÇÃO, USO E RECICLAGEM.

O alumínio é produzido comercialmente há cerca de 150 anos. O Brasil é o sexto maior produtor mundial de alumínio primário, precedido pela China, Rússia, Canadá, Estados Unidos e Austrália.

A demonstração da importância da indústria brasileira do alumínio no cenário mundial está na sua participação no mercado global. O Brasil, além da terceira maior jazida de bauxita do planeta, é o quarto maior produtor de alumina e ocupa a quinta colocação na exportação de alumínio primário/ligas. Os números mostram: "o Brasil tem vocação para produzir alumínio".

No mercado interno, a maior parte do alumínio e seus produtos são aplicados nos segmentos de embalagens e transportes. Na sequência, vem os segmentos de eletricidade, construção civil, bens de consumo, máquinas e equipamentos e outros. A produção de semimanufaturados de alumínio no Brasil está concentrada na região sudeste do Brasil. Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro abrigam empresas produtoras de chapas, folhas, extratados e cabos. A indústria também está presente nos estados do Pará, Maranhão, Ceará, Pernambuco, Bahia, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul que também possuem unidades de produção.

O grande aumento no consumo de alumínio é a prova do que este metal significa o quando este metal é valioso. É o mais importante dos metais não ferrosos e está entre os mais consumidos anualmente. A variedade de aplicações do alumínio está relacionada com suas características físico-químicas, com destaque para seu baixo peso específico, comparado com outros metais de grande consumo, resistência à corrosão e alta condutibilidade elétrica e térmica. Essas propriedades são as matérias-primas da indústria para diversificar seus produtos e criar soluções para outros mercados, como o setor automotivo e de construção civil, por exemplo.

Na busca de economia de energia, outro exemplo notável de sustentabilidade é a reciclagem do alumínio, que agrega, entre vários benefícios, o da economia de recursos naturais e de energia elétrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com