TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo Dirigido - Processos de Trabalho

Por:   •  29/11/2019  •  Resenha  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo Dirigido Gestão por processos Profa. Paola Cánepa[pic 1]

Aula 1 – Introdução à abordagem de introdução por processos

  1. Entender a Teoria geral de Sistemas, o que é um sistema, os sistemas de informação e como esses conceitos se relaciona com Gestão por processos.

Na teoria geral de sistemas a análise do pesquisador é para o todo, ou seja, para as relações entre as partes que interconectam e interagem orgânica e estaticamente. A teoria geral de sistemas é fundamentada em dois principais conceitos que é a interdependência das partes e o tratamento complexo da realidade complexa (técnicas especificas para lidar com esse tipo de pensamento). Já nas outras teorias não se considera o lado externo da organização, trabalham se especializando nos assuntos internos e simplificam as organizações.

Sistema é um conjunto de elementos interconectados cuja transformação em uma de suas partes influência em todas as demais. Os sistemas de informação são modelos, automatizados ou manual, de processos responsáveis por coletar e transmitir dados que sejam úteis ao desenvolvimento de produtos ou serviços das empresas, organizações e de demais projetos.

A relação entre estes conceitos é quando os sistemas de informação integram aos processos de negócio, produz o conhecimento através da obtenção de informações, para que as atitudes tomadas pelos responsáveis sejam realmente fundamentadas e baseadas em dados que estejam voltados ao crescimento organizacional, propiciando uma maior probabilidade de acerto.

  1. Quais são as características dos processos?

Um processo de negócioprocesso organizacional ou método de negócio é um conjunto de atividades ou tarefas estruturadas relacionadas que produzem um serviço ou produto específico (fornece uma meta particular) para seus clientes ou para um cliente particular. E as características são as enumeradas abaixo:

  • Extensos e complexos –fluxos de informação
  • Extremamente dinâmicos –requer de agilidade
  • Distribuídos e segmentados
  • Duradouros (tem ciclos e se repetem)
  • Automatizados
  • Dependentes de pessoas
  • Difícil compreensão

  1. O que é gestão por processos? Qual é a diferença entre gestão por processos e gestão de processos?

Gestão por processos é considerada uma metodologia para gerenciamento sistemático centrado no cliente, objetivando a medição e melhoria de todos os processos da organização por meio de times multifuncionais e com delegação de autonomia dos funcionários (empowerment).

Gestão de processo é operacional, por exemplo, profissionais da pesquisa operacional para estudo de operações fabris. E gestão por processos é a visão horizontal de negócios.

Aula 2 - Diferenças entre a Gestão Funcional e a Gestão por processos

1. Entender cada um dos elementos que apontam se uma organização está orientada a uma gestão funcional ou a gestão por processos

Aula 3 - Escritório de Processos

  1. Quais são os objetivos de um escritório de processos? Que serviços ele oferece? Entenda cada um dos serviços que o escritório oferece

Os objetivos do escritorio de processos são institucionalizar as iniciativas de gestão de processos dentro de uma organização e penerizar ao longo dos anos os beneficios gerados associados a geração de excelência operacional aumentando a visibilidade da decisão gerencial e fomentando a inovação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (69.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com