TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos Disciplinares III

Trabalho Universitário: Estudos Disciplinares III. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  679 Visualizações

Página 1 de 3

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO......................................................................................................... 3

APRESENTAÇÃO DO TRABALHO ....................................................................... 4

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................ 6

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo atender ao questionamento apresentado no texto referente ao Trabalho em Grupo – TG da disciplina Estudos Disciplinares III.

APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

O texto afirma que, após a Revolução Industrial, “o crescimento acelerado e desorganizado das empresas gerou uma gradativa complexidade em sua administração e exigiu uma abordagem científica e mais apurada que substituísse o empirismo e a improvisação até então dominantes”. Procure, se necessário, outras referências sobre como funcionavam as indústrias antes da Administração Científica e da Teoria Clássica para responder à seguinte pergunta:

Qual o sentido prático, no trecho destacado, de “empirismo e improvisação”?

Resposta

Para comentar a questão, faz-se necessário inicialmente entender o significado de empirismo e improvisação. Empirismo é uma das correntes da filosofia que tem sua base relacionada diretamente com as experiências humanas. Tem origem no século XV através do filósofo inglês John Locke, que defendia em sua introdução que apenas as experiências que tínhamos preenchiam nosso espírito com ideias e, em contrapartida, criticava o pensamento que afirma que as ideias são natas, afirmando que estas vêm de acordo com as experiências que acumulamos no decorrer de nossa trajetória. Para o empirismo o único conhecimento considerado válido é o conhecimento científico, pois este tem como ser provado e é o verdadeiro responsável pela formação de nossas ideias.

Já o termo improvisação pode ser entendido como tudo que uma pessoa faz de maneira espontânea para ajudar ou prejudicar alguém.

A sociedade anteriormente era bem diferente dos dias atuais. Antes o que existia era o método de tentativas e erros, já que tudo era feito de forma manual. Com o advento da Revolução Industrial surgiu a substituição do artesão e de sua oficina pelas fábricas, as cidades cresceram e os integrantes das áreas mais afastadas saíram do campo para a cidade buscando trabalho.

Porém, como este crescimento pós-revolução aconteceu de forma acelerada e desorganizada, a principal preocupação foi eliminar o desperdício e perdas sofridas pelas indústrias elevando assim os níveis de produtividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com