TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos Disciplinares - Objetivos do Assistentes Sociais

Por:   •  14/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 2

TG – TRABALHO EM GRUPO

Aluno:

Greice Kelly Lessio    RA: 1603576

POLO

São Caetano do Sul

2016

UNIP – Universidade Paulista

Quais os objetivos do trabalho do Assistente Social.

Prof.: José Junior

Introdução

Em uma sociedade organizada, o assistente social de muita importância, pois colabora na promoção das mudanças sociais, através de ações realizadas, se empenhando na melhoria do bem estar do individuo e do mundo que os rodeiam.

Seu desempenho está ligado à necessidade da solução de problemas sociais.

“Desde seus primórdios até os dias atuais, a profissão tem se redefinindo, considerando sua inserção na realidade social do Brasil, entendendo que seu significado social se expressa pela demanda de atuar nas sequelas da questão social brasileira.” (CFESS – SE – Comissão de Orientação).

O assistente social realiza um trabalho socioeducativo, com qualificação para atuar nas mais diversas áreas ligadas à condução de políticas sociais tanto publicas quanto privadas, tais como planejamentos, organização, execução, avaliação, gestão, pesquisa e assessoria.

O profissional de Serviço Social tem como principal objetivo a mudança social, resolução de problemas, incentivando a capacidade das pessoas que possam promover o bem-estar do individuo e da comunidade. O assistente social utiliza teorias humanistas e de organização social, que visam respeitar as diferenças e potencialidades, sem discriminação de qualquer natureza.

Desta forma, o respeito pelos direitos humanos e de justiça social são fundamentais para o trabalho do assistente social. Seu desempenho encontra-se relacionado com as necessidades da resolução dos problemas sociais.

Tendo como objetivos do seu trabalho:

  • Facilitar a inclusão de grupos sociais excluídos, marginalizados, vulneráveis e/ou em risco.
  • Desencadear procedimentos de proteção do individuo, que por sua condição e/ou situação de risco, não são capaz de fazer por si só.
  • Desencadear dinâmicas que levem a participação da comunidade ou grupo , na defesa de melhores condições sociais.
  • Defender as mudanças sociais, que promovam mudanças estruturais relacionadas com a exclusão e marginalidade social.
  • Trabalhar com grupos na formulação, implementação e defesa de políticas sociais com os princípios éticos da profissão.
  • Atuar nas relações do sujeito social, entre eles, o Estado.

Em fim, compreendemos que a profissão tem sua intervenção direcionada, pelos parâmetros éticos, políticos e para a contribuição de uma sociedade que supere a questão social, conquistando uma sociedade igualitária.

Conclusão

O profissional de Serviço Social, dentro de uma postura ética, tem como objetivo diminuir as diferenças sociais, capacitando o individuo para uma vida em sociedade, potencializando as características e aspectos desse individuo. Defendendo, ampliando e garantindo o direito do individuo desamparado socialmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (103.3 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com